SOPA DE LETRINHAS

Sopa de Letrinhas: O Duelo – Churchill x Hitler

15.01.2013

0
0
0
0
0
0

Finalizei há alguns dias o livro “O Duelo – Churchill x Hitler – 80 Dias Cruciais para a Segunda Guerra Mundial”. Basicamente o livro retrata um período específico da Segunda Guerra, quando a Almanha já tinha dominado a Europa quase inteira, e faltava praticamente apenas a Inglaterra para ser conquista. Enquanto outros países e até mesmo muitos ingleses torciam para que a Inglaterra aceitasse um acordo para não ser invadida, Churchill tomou outro rumo: resolveu enfrentar Hitler. Um Duelo quase sem armas … baseado mais em expectativas, ameaças, planejamento de ataque e defesa. Vale muito a pena a leitura !!!

Eu sou fascinada por histórias de guerras (o que já devem ter notado no último “Sopa de Letrinhas” quando comentei sobre minhas comprinhas de sebo) … mas meu fascínio é em especial sobre as Mundiais, acima de tudo sobre a segunda …  Talvez porisso tenha me jogado naqueles assuntos no sebo, estava tão encantada com minha leitura de “O Duelo”. 

Incrível que até então eu ainda não havia quase lido livros específicos sobre elas. Meu interesse sobre as grandes guerras era saciado através da internet, de livros colegiais e também assitindo dúzias de filmes sobre o assunto. Mas agora, finalizado O Duelo, vejo que ainda tenho muito pra ler.

Isso porque através de O Duelo Churchill x Hitler, pude ver que eu tinha uma imagem muito distorcida e superficial de Churchill. Eu nunca havia pensado muito sobre o desempenho dele na segunda guerra mesmo. Agora pensando em Churchill me pego imaginando ele como uma figura pública um tanto deplorável. Um bêbado ? Um cabeça-dura ? Um coitado perdido no meio do governo ? Ele parece ter sofrido muito “bullying” dos seus colegas políticos. Tenho agora certa urgência em ler outros pontos de vista sobre quem ele foi, já que deixo minha consciência em alerta em relação a quanto a opinião pessoal do autor pode ter influenciado em excesso para uma visão de um primeiro-ministro patetão.

E sobre Hitler, o livro me atiçou a curiosidade, porque me deixou realmente na dúvida se as impressões que tive dele realmente correspondem à realidade: estaria Hitler simplesmente apavorado com a Inglaterra ? O que sentia ele realmente em relação aos ingleses seria admiração ou na verdade teria ele um sentimento imenso de inferioridade ? Embora o livro bata na tecla de que era pura admiração e carisma pelos ingleses, de forma que não queria invadir a Inglaterra … tive dúvidas. Ele estava com a faca e o queijo na mão, e por conta de sua exitação e suposta admiração pelos ingleses, ele simplesmente perdeu a guerra (ainda bem !) mas é difícil de entender o que afinal passava na cabeça dele em relação à invasão que ele não fez, o que acabou culminando com o seu fim.

Minha conclusão com o livro é que não foi Churchill quem ganhou o duelo e sim Hitler que o perdeu. Assim como não foi os Eua que salvaram a Europa e sim Hitler e sua reviravolta contra a Rússia que salvaram, indiretamente, a Europa e a guerra. Claro que a participação americana foi fundamental mas o fato é que se Hitler não tivesse decidido atacar os comunas ele não teria dado brecha para que toda uma resposta ocorresse. Talvez eu esteja falando muita bobagem baseada em apenas um livro que li, já que minha visão era bastante limitada. Digo porque sendo uma pessoa que só conhecia as coisas do colégio, de reportagens e filmes, vejo que há muitas histórias paralelas que também merecem ser conhecidas; aprendi várias coisas novas sobre esse período da guerra e me atiçou muito a vontade de ler mais sobre as estratégias e detalhes dos desdobramentos dela.Que bom que já estou preparada pra isso: vários livros sobre já comprados, uhu !

Estou considerando ler este mais pra frente: Churchill – A História Ilustrada (Brenda Ralph Lewis), da Editora Europa.
Sinopse da Saraiva: “Todos sabem do papel imprescindível de Churchill como grande líder do exército Aliado contra a ameaça da Alemanha nazista comandada por Adolf Hitler. Naturalmente, em Churchill, A História Ilustrada todos os seis anos de Segunda Guerra Mundial estão ricamente descritos e ilustrados com fotos da época. Mas, por meio dessa detalhada biografia, o leitor saberá também que Churchill já era um político proeminente bem antes disso: na Primeira Guerra Mundial, ele foi o chefe da poderosa Marinha Inglesa, por exemplo. O livro escrito por Brenda Ralph Lewis relata também muito da vida pessoal do político, com histórias de seus tempos de escola, quando chegou a ser considerado um garoto problema por seus professores, ou de sua juventude, quando serviu o exército e ficou famoso por escapar da prisão durante um conflito na África do Sul. Churchill, A História Ilustrada mostra, por meio de texto e de muitas imagens, como um estadista exemplar tem de ser, acima de tudo, corajoso e visionário.”
Que tal pra explorar uma outra visão sobre ele ?

Que livro ? O Duelo – Churchill x Hitler – 80 dias cruciais para a Segunda Guerra Mundial
Quem escreveu ? John Lukacs
E sobre o que é ? “Um relato fiel dos 80 dias do duelo travado em 1940 entre Adolf Hitler, na iminência de uma vitória absoluta, e Winston Churchill, ameaçado de ver a Inglaterra invadida e a guerra perdida.” (Trecho retirado do site da Saraiva) 
Enfadonho ? Que nada ! Cursa de maneira fluida, tem uma linguagem bem bacana, não traz descrições excessivamente detalhistas, é objetivo nas informações. Outra coisa bacana é que o livro não pressupõe que seus leitores sejam entendidos no assunto, não pincela sobre assuntos que acha que já deveríamos saber. Explana aspectos paralelos, ainda que superficialmente, mas de forma a conseguirmos acompanhar a evolução daqueles dias crucias. Nada de enxurrada de nomes, que dali a pouco já não sabemos mais quem é quem.

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...