decoração

Decorando com imãs de geladeira

11.10.2013

0
0
0
0
0
1
Já fazem muitos anos que nossa geladeira e freezer são recheados de imãs de geladeira. Quando minha mãe começou essa decoração, praticamente ninguém usava por mais do que meia dúzia de imãs na geladeira. Então cada visita em casa era um “arregalar de olhos” tamanho o susto diante de tantos imãs. Embora já menos frequente, ainda acontece de vez em quando. 
E decorar com tantos imãs não é apenas inusitado. É divertido e torna a cozinha mais descontraída. Foi-se o tempo que você só encontrava imãs de legumes e frutas. Hoje é possível encontrar uma variedade imensa de imãs e você pode montar as mais diversas temáticas ou simplesmente misturá-los sem seguir nenhum padrão. 
Dêem uma espiada na nossa geladeira e freezer:

Pra fazer uma composição bem bacana de imãs, o segredo está na seleção de um punhado de imãs bem bonitos e bem acabados, além de vistosos e diferentes.

Achou exagerado ? Pois acreditem, já tivemos bem mais imãs nessa geladeira. Mas é claro que com tantos imãs, acidentes acontecem e muitos já se quebraram nesse período.

Esse post será comprido, mas quero mostrar pra vocês alguns dos meus imãs favoritos.

Um toque especial é dado com os imãs de viagens. Essas galinhas lindas, bem brilhantes e bem acabadas são de Porto de Galinhas:

Já esses foram trazidos de Buenos Aires. Sou apaixonada pelo redondo do Caminito. Ele ilustra tão bem aquela esquina linda. Na lateral vocês podem ver caixinhas de fósforo com o fundo imantado e alusivos à cidade. Já os imãs retrôs da Coca-cola foram comprados na Feira de San Telmo.

Outro dos meus preferidos é esse “chinelo abridor de garrafas” com a ponte Hercílio Luz de Florianópolis. O mais bacana é o relevo ! Reparem só:

Outra duplinha que acho muito linda, de santos, trazidos de uma viagem da mãe a João Pessoa:

Essas são as mais novas aquisições: imãs ilustrando áreas turísticas de Portugal.

 Pra quem não sabe, eu tenho uma coleção de palhaços (um dia mostro pra vocês), então não poderia deixar de me encantar pelos imãs de palhaços. Esses são especiais pelo acabamento:

Outros que adoro são esses imãs gigantes de ursos. Não é difícil encontrar imãs de ursos, mas esses são fofos e super bem acabados:

E olha que graça o imã com o urso da coca-cola. Perfeitinho ! Também adoro aquele graúdo de anjo.

E falando em imãs diferentes, olhem esses: o da esquerda, essa máscara veneziana linda. Na direita, pra não dizer que não temos imãs de “comidinhas”. Uma réplica perfeita de um sukiyaki e o outro um combo japonês super gracioso. Mais uma vez, o imã se destaca pelo excelente acabamento e cores e brilhos intensos.

Embora alguns sejam totalmente avulsos, vários deles são agrupados por temática. Esses são graciosos e geralmente encontrados na praia: os marinheiros ! E olha que graça o farol.

Outro grupinho lindo e super bem acabado: das aves. Uma borboleta acompanha elas no grupo.

Reparem bem na perfeição das peças:

Um grupo que acho lindo, são esses imãs de formas de bichinhos variados. Como vários dos que temos, são em madeira e a pintura deles é feita com tinta em relevo em formatos de bolinhas. Olha que lindos:

Esses são meus imãs preferidos da geladeira. Agora vamos ao freezer, que é todo composto de imãs com animais aquáticos. Quando começamos a rechear a geladeira de imãs, quase simultâneo foi começar o freezer com peixinhos. Tudo começou com 7 imãs de Bali, de peixes trabalhados em madeira, super coloridos, bem pintados e com excelente acabamento. Esses dois peixes da direita fazem parte desse grupinho de 7 que iniciaram a coleção dos mares. Foram comprados na loja anexa ao Hotel Villa do Mar. Esses 7 peixinhos ficaram muito tempo sozinhos no freezer, recebendo muito lentamente novos companheiros. Anos mais tarde, foi cada vez mais fácil achar imãs de peixes com belos acabamentos que estivessem a altura pra acompanhar eles. O peixe do lado esquerdo é um deles.

O legal desses imãs é que são resistentes aos “acidentes de geladeira”. Ou seja, como muitos são de madeira, não quebram.

E além dos peixes super coloridos, sempre ficamos de olho nos outros animais que povoam as águas e também naqueles bem diferentes:

São os “monstrinhos do mar” que embelezam em muita a coleção de imãs aquáticos. Dão um toque super especial. Mas encontrar outros animais aquáticos já não é tão fácil. Essa foquinha abaixo é de uma perfeição incrível. Tem até as rugas da pele em relevo. Os olhos são muito perfeitinhos. Uma graça também o leão marinho e seu filhote.

Adoro também esse peixe acima a direita, que é em madeira bem rústica.  Bem diferente.

Tudo é uma questão de “pescaria”: pescar nas lojas os imãs mais lindos, coloridos e bem acabados:

E é isso pessoal. A imaginação manda. E a paciência também. Afinal, garimpar imãs tão lindos não é uma tarefa fácil. Embora hoje com a internet seja possível encontrar algumas preciosidades. Mas nós particularmente compramos os nossos quase todos em viagens. Aos pouquinhos é possível ir moldando os mais diversos temas. Use e abuse da criatividade e faça da sua geladeira uma peça de decoração incrível !

Bjs de Pimenta.

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...