brinquedos

Pulseiras de Elástico : vale a pena incentivar o uso delas ?

28.01.2015

4
0
0
0
0
0
Já faz um bom tempinho que as pulseirinhas de elástico viraram febre entre as meninas do país e mundo afora. São pulseiras super coloridas que podem ser vistas adornando os pulsos da garotada e que elas mesmas confeccionam, usam e abusam, trocam e até vendem.

Tudo começou com pulseirinhas sendo confeccionadas de forma simples formando uma linda tirinha colorida no pulso. A coisa foi evoluindo, as pulseiras engrossando, mais cores sendo mescladas, elas foram tomando outras formas, incorporando acessórios decorativos e agora a criatividade dita o limite. Podem ser necessárias até mesmo centenas de elásticos pra fazer uma pulseira mais elaborada.  

Se você tem dúvidas se vale a pena ou não incentivar o uso das pulseirinhas de elástico, vou deixar aqui algumas dicas sobre porque vale a pena:
  • Incentivam a criatividade
  • Estimulam as habilidades manuais
  • Aprimoram o senso estético
  • Exercitam a paciência
  • Melhoram a auto-estima
  • Estreitam as relações entre irmãs ou mesmo filha e pais quando há ajuda mútua na confecção
  • Desenvolvem a noção da relação entre dedicação-trabalho-resultado
Ou seja, não são meros enfeites. Tanto para as crianças como para as adolescentes a confecção das pulseiras traz vários benefícios no campo cognitivo, comportamental, emocional e até mesmo no desenvolvimento motor. 
Diversos kits, além dos elásticos, também vem acompanhados de uma base de tear e agulha, permitindo trabalhos mais elaborados. Fechos também podem acompanhar alguns kits além de pingentes pra enfeitar os acessórios.

E pra quem acha que é muito complicado fazer as pulseiras, no youtube é possível encontrar uma incontável quantidade de vídeos demonstrativos ensinando passo-a-passo como fazer os mais diversos modelos de pulseiras.  Esses vídeos ensinam a fazer a mão livre, usando o tear, usando garfos ou canetas como base, etc. Essa meninada foi desenvolvendo formas alternativas pra conseguir fazer as pulseirinhas mais descoladas.

Embora algumas marcas brasileiras disponham de kits, a venda maciça é feita em simples saquinhos que geralmente são vendidos com 100 elásticos. Também há uma grande variedade de kits importados.

No Paraguai é possível encontrar as pulseiras em diversos lugares, inclusive nos mercadões. Uma loja que sei que vendem vários kits prontos, além de saquinhos individuais com 100 elásticos é na loja Toronto, no Shopping Americana. Aliás, eu comprei alguns saquinhos lá pra Nathy. Contei sobre isso pra vocês nesse POST (acessem que tem fotos das pulseirinhas que comprei com preços e também preços dos kits com tear por lá na época).

Outro lugar que vi as pulseirinhas no fim do ano foi no auto-service Super K. Tinha pacotinhos individuais e também várias opções de kits. Essas fotos abaixo são todas de lá:

Mas e quanto aos comentários de que as pulseiras podem conter materiais tóxicos e causar câncer ? Bom, em primeiro lugar, não são os elásticos das pulseiras e sim os charms, que são os pingentes pra pendurar nas pulseirinhas (como estes abaixo). Portanto o melhor é comprar os penduricalhos de marcas confiáveis. 
Os charms provenientes da china é que supostamente tem altos níveis de material tóxico embora até o momento o que se tem conhecimento é que eles podem ser prejudiciais se entrarem em contato com a boca (e como várias pessoas tem esse hábito de mordiscar objetos, é bom ter cuidado) e não pelo contato com a pele. Mas enfim, é um risco apenas em relação aos pingentes e não aos elásticos. Portanto nada de pânico !
Aliás, você sabia que até mesmo vários famosos já aderiram a essas pulseiras ? Pois é, David Beckham, Miley Cyrus e até mesmo a família real britânica já foi vista por aí desfilando as tais pulseirinhas. Confesso que quando vi fotos do Príncipe William com as pulseiras, cheguei a achar que era montagem, até saber que a febre das pulseirinhas havia realmente tomado conta da família real. 
Bom, eu também já aderi. Olha que graça essa peça que a Nathy, filha da minha prima, me presenteou recentemente: uma linda capinha de celular feita sob medida pro modelinho do meu telefone. Adorei !
Estranharam uma case de elásticos ? É como eu disse: a criatividade é o limite. Já faz um tempo que os elásticos extrapolaram os limites dos pulsos. Viraram cases para celular, enfeites de cabelo, roupas e sapatinhos pra bonecas, sandálias e até mesmo roupas !
Legal né ?
Portanto, minha dica é: incentive ! Além de serem alegres, as peças resgatam na garotada o contato com o mundo físico e da brincadeira centrada na construção criativa e longe de telas de computador ou televisão. As peças são divertidas e como eu já disse anteriormente trazem vários benefícios no desenvolvimento da garotada.
Fica a dica, Bjkinhas de Pimenta !

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...