dieta

A furada da Dieta Dukan – Por que não funcionou pra mim ?

11.07.2016

0
0
0
0
0
0
Você está vivendo esse momento de luta contra a balança e está se aventurando pelas dietas mais mirabolantes ? Pois eu também estou … só não estou mais fazendo dietas mirabolantes – agora estou super bem assessorada com uma nutricionista.
Mas antes disso, fiz umas tentativas frustradas de tentar perder peso por conta …. e aí, sem nem saber direito do que se tratava, li por cima sobre a dieta Dukan e resolvi fazer. Já ouviu falar ? A dieta Dukan é uma dieta de base proteica, onde você retira TODO o carboidrato da sua vida, tira o doce também é claro, enfim … você tem que passar o dia comendo proteína.
E o que exatamente compõe uma dieta proteica ? Basicamente, carne, carne, carne. Iogurte, leite, presunto, ovos, queijos, embutidos, salame, até mesmo bacon ! Sim, bacon ! Embora ele recomende sim o uso ponderado da gordura também, claro. Mas basicamente muita gente faz a dieta ingerindo toda e qualquer quantidade de todo e qualquer tipo de proteína. O fato da quantidade ser liberada, é o maior atrativo para as pessoas … sim, você pode se enfiar num rodízio de churrasco todo dia. 
Olha aqui um dia comum de compras da minha época de Dukan:
Ok, Dukan recomenda que você também faça atividades físicas mas ele menciona apenas superficialmente esse assunto. O foco está mesmo na ingestão massiva de proteínas. Bom … a dieta não se resume a isso pois ela é dividida em fases e haverá épocas em que serão liberados outros produtos. Mas não vou entrar no mérito
E aí eu me joguei na livraria, comprei aqueles 2 livros sobre a dieta que postei ali em cima e comecei a fazer na louca … me entupi de proteínas por algumas semanas e logo comecei a sentir uma perda de peso. Só que tive que interromper por conta de uma viagem e lá eu não conseguia controlar minha alimentação pois eu estava muito na função do hotel e do congresso para o qual viajei … não tive como me entupir de proteína. Assim abandonei a dieta por 5 dias e quando voltei pra casa, imediatamente retomei .. e qual não foi minha surpresa quando meu corpo reagiu ?
Mas como assim Paty ? Enfim, acho que meu corpo percebeu que eu ia voltar aquela rotina da bomba de proteínas e em 2 ou 3 dias de recomeçou comecei a sentir muitas náuseas. Os dias passaram e as náuseas só aumentaram. Interrompi a dieta e dei um tempinho, pra tentar reequilibrar meu corpo. Mais uma vez retomei a dieta e imediatamente reiniciaram as náuseas. 
Obviamente que aquilo não estava sendo saudável pro meu corpo e ele estava me dando um alerta. Dietas excessivamente proteicas podem até ser perigosas pois o metabolismo hepático e renal pode aumentar demasiadamente pra dar conta de decompor tanta proteína. Talvez isso explique tanta náusea. Isso sem falar nos outros efeitos colaterais. Você sabia que muitas sociedades médicas e de nutrição contra-indicam a dieta ? Pois é !
Então, se você quer iniciar a dieta Dukan, quer dicas sobre a Dukan, minha dica é: parte pra outra coisa. Você pode querer dizer: “- Ahhh mas pra muita gente dá certo Paty !” … Sim, eu concordo …. sei que pra muitos funcionam, mas a que custo ? Uma coisa é certa: excessos nunca são bom. A gente sabe disso. Nada em excesso é bom. Até o amor pode ser patológico quando transborda demais. Então use sua energia e foco pra concentrar em alguma dieta mais equilibrada e saudável. Pode ter certeza que mesmo que você decida apenas tentar por conta fazer um controle alimentar baseado na famosa pirâmide tão conhecida da nutrição, você terá resultados mais promissores do que fazendo dietas malucas.
E se possível, procure ajuda especializada. Foi a melhor decisão da minha vida. Contei em um vídeo no youtube (clique aqui para assistir) o quanto eu relutei pra procurar uma nutricionista e o quanto isso tem transformado minha vida desde que tomei essa decisão. Entre a magreza e a saúde, faça a melhor escolha: a do meio – emagrecer saudavelmente. 
Fica a dica. Bjkinhas de Pimenta

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...