Larousse

Sopa de Letrinhas: Heróis, Vilões e Trapaceiros

20.07.2016

0
0
0
0
0
0

 
Demorou !! Mas terminei ! Mais uma leitura finalizada com sucesso e muito gosto … sim, demorei pelo excesso de afazeres mesmo, pois esse livro me chamou muito a atenção já desde a primeira vista que pus os olhos nele: ele se chama Heróis, Vilões e Trapaceiros, escrito por Rupert Matthews e John Birdsall.

Mas afinal, do que se trata esse livro ? Como diz o título, bem disso ,… é como aquelas enciclopédias, mas só de pessoas que fizeram história. Seja por terem sido famosos no esporte, na jogatina, na matança, em batalhas, nas águas, no canto ou cinema, enfim … .de alguma forma eles se destacaram, para o bem ou para o mal. Achei o livro maravilhoso pois não é nem sucinto demais nas histórias mas também não entrava em detalhes excessivos. Ou seja, um livro gostoso de ler, com uma leitura bem dinâmica.
O livro é dividido nas seguintes seções: 
  • Crimes
  • Empreendedores
  • Militares
  • Políticos
  • Lendários
  • Cientistas
  • Artistas
(Importante: abaixo parece que estou mostrando um monte, mas há muito mais personalidades em cada seção do livro – e as fotos do composè não necessariamente são todas relacionadas a seção mencionada logo antes)

Na área de CRIMES, temos histórias de grandes falsários, piratas, gângsteres, criminosos e fugitivos famosos, ladrões, entre outros.

Dentre os EMPREENDEDORES, temos importantes exploradores e desbravadores dos mares, do espaço, das montanhas, lendas esportistas entre outros.

A seção dos MILITARES é uma das que eu mais gosto, e esse guia traz desde imperadores grandiosos como líderes militares desastrados, rainhas assassinas, os maiores pilotos de guerra, grandes guerreiros, resistentes que fizeram história, heróis de guerra ou mesmo militares usurpadores. E muito mais.

Dentro os destaques em POLÍTICOS, há desde grandes reformadores políticos atuais ou antigos, espiões famosos, ativistas feministas, políticos desonrados e várias outras personalidades na área.

Já no capítulo LENDÁRIOS o livro traz desde grandes nomes dos esportes, bandidos e pistoleiros que fizeram história, líderes indígenas, ilusionistas famosos, charlatões religiosos, mulherengos famosos, heróis dos mais variados tipos, enfim … tem muito mais … essa seção é bem diversificada e também é bem bacana.

Na parte dos CIENTISTAS temos grandes nomes registrados no livro, desde gênios importantes, pioneiros da ciência, grandes nomes da medicina, matemáticos de destaque, geneticistas importantes, entre outros.

Já na área dos ARTISTAS o livro lembrou das grandes vozes das óperas, gigantes do cinema antigo, os maiores malandros de Hollywood, também cita grandes astros que morreram cedo, lembra de alguns dos maiores dramaturgos, escritores, atores teatrais, arquitetos … enfim, diversas áreas das artes são lembradas.

Uma coisa que amei é que o livro é super ilustrado. Super mesmo ! E o melhor, poucas ilustrações e muitas fotos. Mais realístico ainda: Amo !! Claro que não tem fotografia de tudo afinal … quem tem uma foto do Robin Hood ?? hahaah … difícil né … ou então de alguém que viveu lá em 1500 ? Também não dá. Mas eu adoro o fato do livro ser recheado de fotos das pessoas sobre as quais está falando.

 

Sempre que o livro traz um novo tema, ele traz um nome principal e nas laterais geralmente vem algumas informações com nomes extras relacionados aquele tema. E assim é durante o livro praticamente todo. Como abaixo, onde ao falar do Mohamad Ali como uma lenda do boxe, traz no quadro lateral outros grandes nomes no esporte:

E uma das coisas mais bacanérrimas do livro é que sim, ele fala de nomes super famosos, mas também fala de pessoas sobre as quais eu nunca ouvi falar. Ou sobre pessoas que eu já ouvi falar vagamente mas através do livro eu pude conhecer um pouco mais da história. Ou sobre pessoas que eu até já ouvi falar muito sobre seu lado profissional de destaque mas no livro aprendemos um pouco mais sobre sua história de vida e trajetória também. Mas tudo sem aprofundar demais, é apenas 1 ou 1,5 páginas dedicadas a cada personalidade no máximo. E assim a leitura fica bem dinâmica, é um livro daqueles curingas pra carregar na bolsa (ok, debaixo do braço que ele não é muito pequeno – mas é levinho apesar de ser de capa dura) e você pode sacar pra ler mais um capítulo a qualquer momento do dia.

Eu adorei o livro e só demorei mesmo pra ler porque estava muito atarefada e fazendo outras leituras e estudando paralelamente também. Mas super recomendo. Ahh esqueci de mencionar que esse livro foi lançado pela Larousse (eu bem falei que era tipo uma “enciclopédia”), e não é muito antigo não, é de 2010. E acreditem, não é NADA maçante. É muito bom mesmo. Claro, pra quem gosta desse tipo de leitura histórica.
Esse livro foi um super achado de Sebo. Eu comprei no Sebo Só Ler de Balneário Camboriú (sempre que viajo pra lá dou uma passadinha no sebo e nunca deixei de encontrar preciosidades por lá). Paguei na época 25,00 reais, super digno ! Pois está em excelente estado de conservação (exceto por uma dedicatória na contra-capa mas nada que tire o brilho do livro). 
Super amei e recomendo. E vocês, curtiram ? E tem muito mais no próximo Sopa ! Bjkinhas de Pimenta.

  RESUMÃO
 
Que livro ? Heróis, Vilões e Trapaceiros 
 
Quem escreveu ? Rupert Matthews e John Birdsall

E a editora ? É uma publicação da Larousse

E sobre o que é ? Trata-se de uma coletânea reunindo grandes personalidades históricas dos mais diversos campos e que se destacaram de alguma forma: seja na guerra, nos esportes, na política, na vida aventureira, na ciência, na bandidagem, enfim … são várias seções.
E a linguagem ? Fácil e acessível, com capítulos curtos. A cada 2 páginas uma nova personalidade e assunto é tratado. Sem grande aprofundamento teórico sobre a história de vida da pessoa – com informações suficientes pra informar de forma gostosa sem ser enfadonho. Ou seja, não é uma fonte de pesquisa. É apenas uma leitura agradável pra divertir. 

Recomenda ? Super ! Amei o livro mas é claro que somente recomendo pra pessoas que curtam ler sobre fatos históricos. 

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...