cotidiano

O que aprendi 13 anos depois da formatura ?

13.09.2016

0
0
0
0
0
0
Hoje é meu aniversário de formatura: fazem exatos 13 anos que saí da faculdade…. inacreditável como o tempo passa como um breve respiro, quando você se dá conta, ele se foi … anos bons e bens vividos …. mas onde eles foram parar ? Eu nem sei bem. O tempo simplesmente passou … e passará pra você também, acredite ! 
E muita coisa a gente aprende com o tempo … a vida inteira é um eterno aprendizado. O tempo cura males e feridas, sofrimento, mágoas, desilusão, desesperança … e ele cria muitos outros problemas também. O tempo é tão impalpável como todos os sentimentos que inundam seu coração.  É muito fácil falar só das coisas boas … poderia ter uma lista imensa pra contar aqui sobre isso. Mas vou além: se atenta nas dicas e presta bastante atenção nos percalços. Pois eles fazem parte da vida mas pouca gente fala sobre isso.
Então senta e anota as lições que tomei com esses 13 anos de formatura:
  • A vida profissional está anos-luz de distância da realidade da vida acadêmica. Isso inclui sua visão idealizada quando ainda é um acadêmico apaixonado. A profissão é exatamente como um relacionamento, aquele namoro eufórico e aventureiro que vira depois um longo casamento que periga cair na rotina … toda aquela euforia da paixão um dia dará lugar a um dia-a-dia cheio de atribulações, responsabilidades, problemas a enfrentar, desafios e obstáculos pertinentes ao próprio nicho profissional. Ok, o amor estará lá … mas ele é o que te sustentará ainda nessa relação. O dia-a-dia será uma luta, uma construção permanente, pra que você drible todas as adversidades da profissão.  Quer estar preparado pra isso ? Esqueça a opinião dos acadêmicos do final do curso, das palestras nas Feiras de Profissões, dos guias de estudante e principalmente dos seus professores. Ouça quem está na estrada ! Ouça os profissionais que atuam efetivamente na profissão, no mercado de trabalho extra-muros da faculdade. Eles te darão um bom panorama sobre o que esperar. 

  • Não coloque sua vida acadêmica-profissional num pedestal. Quando você entra na faculdade, seu curso é sua vida, e você vive dele, pra ele, por ele. Alguns anos mais tarde você vai descobrir que isso é só 1/3 do seu dia. Mais da metade do seu dia será em outro contexto. Seja feliz nele também !

  •  Mas lembre-se que as melhores oportunidades de experimentação da sua vida podem surgir na época da faculdade. Extrapole ! Ouse ! Faça mais ! Explore outras vivências. 

  •  Cultive uma boa relação com seus professores. Muitos anos depois eles ainda estarão lá e será muito bom que eles lembrem de você. E você vai descobrir que excelente rede de contatos eles podem ser.

  • Se dedique desde o início. Os melhores profissionais que eu conheço são os que tem os melhores conhecimentos sobre as bases acadêmicas da nossa área. 

  • Dê utilidade ao seu aprendizado. Em pouco tempo você vai esquecer quase tudo que aprendeu. Esquecer mesmo ! Quando precisar relembrar, será fácil para todas as coisas para as quais você realmente se dedicou. Mas na resposta reflexa estará presente apenas aquilo que você usar no seu cotidiano. Se não for dar uso pra esse conhecimento, sua única chance de mantê-lo vivo é seguir estudando. Estude e Aplique. Estude e Aplique. Estude e Aplique. Dia após dia.

  • Esqueça as estrelinhas do tempo de colégio e as boas notas da faculdade. Você vai descobrir que o reconhecimento profissional após a faculdade é muito mais difícil de ser conquistado e aparecerá sutilmente na sua vida de tempos em tempos. A vida profissional não é uma sala de troféus ou um boletim azulado. A vida profissional exige muito mais do que um intensivão de estudos na pré prova pra você se dar bem. 

  • Pare de choramingar de saudades da época do colégio quando estiver na faculdade e achar tudo muito difícil. Acredite: o tempo de faculdade ainda é um mar de rosas e ainda é uma extensão do nosso playground dos tempos de infância. Quando tiver um canudo na mão, aí sim vai descobrir o peso das responsabilidades e compromissos. 

  • A faculdade não é precisamente a melhor época da sua vida. Nem precisa ser. A melhor época da sua vida é aquela que você escolher que seja ou que a vida escolher pra você. Tudo que esperavam que eu vivesse de maravilhoso na faculdade, eu vivi depois dela, na residência. Vida Louca ! Sim, é possível em qualquer tempo … basta você encontrar as pessoas certas, no tempo certo, no lugar certo. E esse endereço pode estar em vários lugares. E em várias épocas diferentes da sua vida. 

  • Todos os seus dramas da época serão insignificantes 10 anos depois. Talvez até mesmo muito antes que isso. Então menos drama ! 

  • Não faça tanta pompa nem se agarre tanto ao fato da sua excelente faculdade. Ok, você pode seguir sentindo orgulho dela até o fim da vida, porque é natural que desenvolva um apego e um sentimento de segunda casa. Mas um dia você vai descobrir que estudar naquela universidade bam-bam-bam só tem importância mesmo enquanto você está na faculdade. São bem poucos os cursos que dão valor pra faculdade de origem na hora da contratação. Na vida profissional, não importa se você veio de uma faculdade mequetrefe ou da melhor do país … o que vai fazer a diferença é única e exclusivamente o seu desempenho profissional. É o aqui e agora ! 

  • Como eu disse antes, sua profissão vai ocupar cerca de 1/3 do seu dia. Talvez mais, talvez menos. Seja como for, sua vida não será só isso. No entanto, ela vai ocupar o seu tempo de ouro, o “corpo do seu dia”, pode definir seu humor do dia ou mesmo mudá-lo totalmente. Vai te dar colegas de trabalho que, ao contrário dos tempos de faculdade onde você escolhia seus amigos, serão definidos pela empresa contratante e não por você.  Então … tenha seus hobbies, viva outras coisas, saiba que a vida não é só a profissão como eu disse antes … mas saiba que pra levar de boa essas 6, 8, 10 horas de trabalho de boa .. .dia após dia … você precisa realmente amar seu trabalho. Esqueça a paixonite adolescente de início de curso. Estou falando do amor maduro, aquele que vem acompanhado de tempo ruim, de adversidades, de problemas a serem resolvidos, de desgaste físico e emocional, de clientes reclamando, de cobranças de chefias … e mesmo assim, é o que motiva, é o que faz você realmente sentir que está no lugar certo, fazendo o que tem que ser feito, fazendo diferença na vida das pessoas, dando vida aos projetos, dando seu toque na empresa. Se aquele amor não estiver lá no fundinho, ainda que latente .. se não houver um bom tom na identificação profissional … se não houver verdadeiro entrosamento … não tem meios de você suportar uma vida inteira disso. Então meu caro, lembre-se do meu principal conselho: esqueça os outros. Quem estará lá vivendo o dia-a-dia neste trabalho é VOCÊ ! Então tome a melhor decisão que você julgar pra sua vida. Insista e persista, lembre-se que realmente a vida adulta é muito mais difícil mesmo. Então seja realista, que a vida não é cor-de-rosa. Mas .. se você realmente se der conta que foi uma furada,tenha a certeza: Sempre é tempo de mudar. Tem inúmeras histórias assim. A maior balela que inventaram foi que você tem que definir seu futuro aos 20 anos de idade. Isso é mentira. A maioria das pessoas acredita nisso porque ninguém te conta que é possível pular fora a qualquer momento. Só que isso é pra poucos. É pra quem tem coragem. E essa decisão, ninguém pode fazer por você. 
E essa é um pouco da verdade nua e crua. Nada de nuvens e ursinhos carinhosos … o post foi também pra falar da vida dura pós faculdade, do lado obscuro, daquele que ninguém fala. Mas todo mundo passa por isso, acredita: descobre que nada mais será como antes. Então, aproveite enquanto pode !!!
Finalizo com essa imagem que acho encantadora. Um brinde com essas maravilhosas amigas. E o nosso Adeus.
Espero que tenham curtido o post de hoje. Beijocas e até a próxima.

Comentários


Lívia Santana

setembro 18th, 2016 as 21:59 (#)

Nossa, que lindo!! Eu andava tão desanimada com a faculdade, tão sem perspectivas para o que seria depois dela, daqui a 5 anos, e seu texto me deu um gás aqui!! Espero me realizar profissionalmente também!
Ah, e parabéns pelos 13 anos de formada!! Você fez faculdade de que?
Beijos!
http://virtualcheckin.blogspot.com


Paty Pimentinha

setembro 20th, 2016 as 00:08 (#)

Oi Lívia ! Que alegria ler tuas palavras, fico mto contente pq o objetivo maior é este .. tocar as pessoas. Qnto ao meu curso, eu sou fisioterapeuta. Obrigada pela sua visita ! Mto legal ter vc por aqui ! Bjs

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...