literatura

Sopa de Letrinhas: O Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares

26.10.2016

0
0
0
0
0
0
Conheci este livro na livraria, por conta dessa capa maravilhosa que é impossível não chamar a atenção. Se a capa já era intrigante, quando li a contra-capa, decidi imediatamente que levaria o livro: “Mesmo sem as fotos, esta seria uma história emocionante, mas as imagens dão um irresistível toque de mistério” .. “Um romance tenso, comovente e maravilhosamente estranho. As fotos e o texto funcionam brilhantemente juntos para criar uma história inesquecível”. Vai dizer que você já não ficou louco de vontade de saber mais ?
E achei intrigante folhear o livro e observar que ele era recheado de fotografias bem estranhas. E como dizia na contra-capa, realmente essas fotografias fazem parte da história … elas compõe o livro não como complemento apenas, mas como parte importante integrante da construção literária e de como o autor espera atingir o público através das fotos também. 
O livro conta a história de Jacob, que cresce ouvindo as histórias do avô, Portman, que relata ter tido uma vida de aventuras. Entre elas está o fato de ter vivido numa orfanato quando muito jovem, sendo este habitado por crianças bastante peculiares. Ele mostrava fotografias dessas crianças e ficava claro que elas eram dotadas de poderes ou características sobrenaturais. Isso fascinava o pequeno Jacob; no entanto a medida que o menino crescia e entendia que aquelas histórias eram fantasiosas demais para serem verdade, ele passou a ter raiva do avô por considerar que ele mentia para ele sobre todas aquelas histórias. 
No entanto mudanças drásticas acontecem após uma tragédia na família, o que força Jacob a ir em busca da verdade. E é quando ele descobre onde fica o Orfanato da Srta Peregrine e viaja até lá com seu pai para passar algumas semanas. O pai, achando que o filho estava louco, o acompanha na esperança que o filho melhore. E assim começa realmente a aventura do livro, e você finalmente mergulha em toda a fantasia criada pelo autor.
No livro você não só descobre que o Orfanato existiu, como suas ruínas ainda preservam muitas histórias assustadoras. E de repente as crianças que apareciam nas fotografias já não parecem mais estar tão no passado … quando se dá conta, o jovem Jacob está vivendo intensas aventuras junto das crianças peculiares e da Srta Peregrine. Mas nem tudo é alegria … entre as aventuras, muitos perigos também irão surgir … e Jacob precisa entender melhor seu papel dentro de toda essa história para conseguir ajudar todas aquelas crianças e quem sabe mesmo até toda a humanidade. 
História louca né ? Mas eu amei ! E já estou ansiosa pra ler o livro 2. Ahhh e ainda quero ver o filme que já está no cinema. Quem já foi ver ? Vi o trailer e fiquei fascinada, pois remete muitíssimo aos personagens do filme e achei tão linda as imagens …. li o livro extasiada e em nenhum momento minha mente viajou tanto, jamais imaginei os cenários e personagens tão incríveis como aparecem no trailer. Doida para ir no cinema assistir !
Espero que tenham curtido a dica de hoje ! 
VAMOS PRO RESUMÃO ?
Que livro ? O Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares
 
Quem escreveu ? Ramsom Riggs
 
De que ano é? 2011

E a editora ? Leya
  
Qual o assunto do livro ? .  O livro é uma narrativa de um jovem que passa por várias aventuras numa época distante. Jacob sempre fora muito ligado ao seu avô Portman e era fascinado por suas histórias envolvendo sua vida cercada de viagens e muita ação. Dentre os relatos do avô Portman, era uma constante as histórias sobre crianças cheias de poderes especiais que viveram com ele num Orfanato. Mas Jacob cresce e percebe que essas histórias eram pura fantasia e que o avô o fizera de bobo esse tempo todo fazendo-o acreditar naqueles relatos. No entanto, diante da morte do avô, Jacob se vê confrontado com fatos inexplicáveis que o fazem ir em busca do antigo Orfanato para entender as circunstâncias estranhas que envolvem a misteriosa morte de Portman.
E que tal a linguagem e a leitura  ? De fácil leitura, o livro é bastante dinâmico. Começa com uma história inicialmente meramente intrigante para passar mais pra frente para um ritmo mais cheio de aventuras e com um tom já bem mais fantasioso. O tom de fantasia cresce cada vez mais a medida que o livro evolui.
 
Por que este livro é tão especial? Uma característica super especial que há neste livro é que aparecem nele personagens bastante pitorescos, cheios de características estranhas ou poderes sobrenaturais. E isso vem retratado ao longo do livro através de fotografias antigas muito interessantes. Achei fascinante esta nova maneira de escrever, unindo a fotografia pra compor a história.
Recomenda ?  Sem dúvidas. Não é a toa que virou um fenômeno mundial. O livro é incrível. Obviamente você tem que ter a cabeça aberta pra histórias cheias de fantasia. 

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...