Black Friday

Minhas impressões sobre a Black Friday deste ano

27.11.2017

0
0
0
0
0
0
Neste ano não consegui ir futricar as liquidações de Black Friday, o que foi um tanto frustrante pra mim pois eu estava aguardando ansiosa pela oportunidade pra poder não apenas encontrar boas pechinchas como planejava já antecipar compras de Natal.
Mas devido ao ritmo intenso de trabalho e distribuição do meu horário nas escalas de fim de semana, acabei perdendo a oportunidade. O único dia que teria disponível era sábado … que tudo bem, pois era sábado de Black Friday (ou Black Saturday) já que muitas lojas prolongaram o evento pra todo fim de semana. Minha ideia era ir no Paraguai, mas foi um chuvaredo imenso por aqui e não quis me jogar lá no fusuê de Ciudad del Este no meio do aguaceiro.
Não sei o quanto realmente perdi visto que existe aquela velha fama de que Black Friday não existe de verdade, como a gente realmente esperaria pelo menos. Por um lado eu acho até bom … pois se não temos tão grandes promoções e já vemos filas e aquele movimento insuportável nos shoppings e lojas … imagina se as promoções fossem realmente como nos Estados Unidos ?  Eu não gostaria de ver reproduzido aqui aquelas cenas lamentáveis que vemos na televisão com as pessoas se atropelando, pisando umas nas outras, se socando … e o pior, “roubando” os produtos umas das outras dentro das lojas. É uma cena animalesca … nos tira da posição de humanos, organizados socialmente.
© REUTERS/Paulo Whitaker
Não que essas cenas não aconteçam no Brasil. Elas até acontecem. Mas pelo que vejo na televisão, ocorrem em muito menos proporção que lá fora. Enfim …. eu sou muito consumista sim, mas o consumismo doentio que nos desqualifica como seres pensantes, sociáveis, educados … não é algo que me motiva. 

Então ainda acho que uma das melhores coisas é aproveitar a Black Friday via internet. Ano passado encontrei um notebook maravilhoso na Submarino na Black Friday. Esse ano acabei fazendo comprinhas na Camiseteria e na Saraiva. Só minha tristeza maior foi que perdi o prazo pra comprar meu planner Colibri (do My Planner) por um preço bacanérrimo neste fim de semana. Achei que o preço ia durar até domingo, mas terminou no sábado a meia noite ! Que tristeza … entrei a 1 da manhã de domingo e já era …. agora estou tentando reunir coragem pra ver se compro com preço mais inflacionado. Ano passado eu havia feito a mesma coisa …. ou melhor, ano passado fiz direito: comprei meu planner deste ano na Black Friday. Parece bobagem essa espera pela Black pra comprar uma agenda ? Não exatamente quando ela custa mais de 200 reais, não é mesmo. 

No Paraguai eu sei que algumas lojas tiveram descontos muito bons. Acompanhei de perto os instagrams de lojas como a Elegancia Company, a SAX, a Monalisa, Miss Rôse, Shopping China e o insta do Shopping Paris. Muitas ofertas boas ! E o legal é que não aconteceram apenas na sexta, boa parte dessas lojas já vinha oferecendo há alguns dias itens especiais com preços mais especiais ainda. Na Elegancia estava uma maravilha pra economizar. Diz que na S.A. Shop também teve promoção das boas. Eu acabei aproveitando apenas os super descontos da Miss Rôse, que estava com ótimos preços desde a semana anterior. Me joguei comprando muitas maquiagens (mostrei em vídeo no youtube minhas compras na Miss Rôse).
Abaixo vocês podem conferir um pouco do encarte do Shopping China:

Uma pena eu não ter mais encartes pra compartilhar. Mas como eu disse, nos instagrams que acompanhei tinha muitos produtos bons com desconto. Victorias Secret, perfumes, produtos desejo para cabelo, corpo, óculos, muitas coisas. Eu só não acompanhei os valores de eletrônicos.

Dizem que nos Shoppings de Foz houveram boas promoções na sexta-feira mesmo, a real Black Friday, mas os instagram noticiavam que os descontos se prolongariam por todo o fim de semana. No sábado estive no JL Cataratas e não encontrei uma única promoção atraente ou compensadora. Fiquei decepcionada … e olha que futriquei bastante, entrei em várias lojas. Acabei comprando blusinhas na Renner e na Havan, naquelas seções que naturalmente já encontramos sempre algumas peças com preços mais amenos.
Então no resumo da ópera .. foi decepcionante.  Uma porque não pude ir conferir os descontos reais que já rolavam há dias no Paraguai. Outra porque no fim de semana (sábado pós Black) não encontrei nada de interessante ou que realmente valesse a compra por impulso ou antecipada pro Natal. A decepção maior fica por conta das lojas que deixam de vender ou ganhar clientes. 
No sábado em especial eu acabei visitando lojas em Foz que eu raramente visito, ou mesmo nunca frequento. Poderiam ter usado da oportunidade pra ganhar um cliente, cativar, envolver com a marca. Será que essas lojas só fizeram Black Friday na sexta mesmo ? Já me decepciona o fato de não pensarem que nem todo mundo pode tirar a sexta-feira de folga pra ir atrás das promoções. Seria tão desastroso assim prolongar ofertas pro fim de semana ? Se fosse no modelo americano, acredito que sim. Mas aqui ?!  … bom, talvez eu é que não seja a cliente especial destas lojas e estou aqui desabafando a toa. Talvez simplesmente não tenha cacife para comprar nelas. Mas fiquei frustrada. E olha que saí com os bolsos cheios de grana pra gastar (pensei em dólar, pois levei o dinheiro que ia gastar no Paraguai .. como choveu, fui pro Shopping aqui) …e voltei com grana praticamente TODA. Sem brincadeira. 
 E tudo porque não apenas não vi promoções, mas vi muita coisa que não me convencia. Aquela velha história …
Cuidado com as ofertas
Até encontrei algumas placas com promoção onde os produtos eram meia dúzia de refugos. Encontrei muitas promoções de 10 % .. 20 % … Não é por essa mixaria que a gente se descabela !!! Mas o mais usual, eram aquelas promoções que você pensa: “Mas isso é promo mesmo ?”. “Ou é armadilha ?”.
Aliás, tenho uma ótima dica pra você não cair em armadilhas nesta data: existe um site chamado Black Fraude, onde você pode consultar qual é o preço de determinado produto que você quer comprar. E aí o site não indica meramente o preço que está custando no momento, já que todas as lojas podem querer subir o produto pra fingir desconto na Black … o site indica o preço máximo, mínimo e médio do produto nas últimas 2 semanas. É uma dica maravilhosa pra não cair na cilada das lojas que usam do método “Tudo pela metade do dobro”. Não deixem de acessar o site para evitar armadilhas da Black Friday

Bom, mas meu balanço da Black Friday deste ano rendeu algumas compras bem legais. Fiz boas compras na Miss Rôse. E curti um pouco da Black na internet. Estou agora esperando compras da Dafiti, Camiseteria e Saraiva. 

E vocês ? Satisfeitos com a Black Friday, decepcionados ou nem aí ? Sei que uma galera nem se atreve a ir atrás do fusuê que ficam as lojas nesses dias. Vocês fazem parte de que time ?
Beijinhos !


Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...