Viagens

Minhas compras na Colômbia (Cartagena e Bogotá)

16.10.2018

0
0
1
0
0
0

Uma das melhores coisas de viajar é poder aproveitar a oportunidade também para fazer compras incríveis. Alguns destinos nos propiciam compras com ótimos preços. Outras nos permitem comprar artesanato local, souveniers, artigos da cultura local e muitas compras que vamos pra sempre associar com essa viagem inesquecível. As compras que fiz na Colômbia pra mim estiveram muito ligadas a cultura e hábitos locais. Tem muitas coisas lindas pra se comprar na Colômbia, tanto em Cartagena como em Bogotá.

Só não aproveitei mais porque eu definitivamente não aprendo ! Toda viagem que faço tem aquele drama posterior com a mala porque falta espaço pras comprinhas. Eu tenho que me conscientizar de vez que pra mim as compras realmente fazem parte da vivência da viagem e eu certamente vou ter meu coração partido por não poder trazer tudo que gostaria.

Nesta viagem para Colômbia o sofrimento foi maior pelo fato de saber que estava deixando pra trás a possibilidade de fazer compras de itens que eu não encontraria facilmente em outros lugares. Ou nem facilmente … só encontraria ali.

Acabei comprando mais souveniers mesmo e algumas comidinhas locais pra presentear. Em Cartagena em especial eu amei as lojas de artesanato. São lindas, tem muitos itens maravilhosos com abundância de cores. Mas é preciso pesquisar, pois em geral as lojas próximas da Muralha são totalmente voltadas ao turista e portanto tem preços bem salgados. A quantidade de artesanatos lindos de grande volume é tão vasta e tão encantadora, que eu consideraria levar uma mala extra só pra trazer “regalos” (presentes).

 

As intensas cores da Colômbia

 

Uma loja inteirinha só com produtos marinhos

 

VALE A PENA FAZER COMPRAS NA COLÔMBIA ?

 

Peguei uma época de câmbio desfavorável, o que encareceu um pouco as compras. Mas tem muitas coisas que são interessantes de serem compradas lá. A maioria por serem artigos específicos da Colômbia mas não necessariamente pelos preços. Achei que em Bogotá é mais fácil encontrar bons preços pois é maior a quantidade de feiras populares. Em Cartagena é muito mais intensa a exploração do turismo e os preços podem saltar demasiadamente.

Lembre-se sempre que na Colômbia negociar preços é LEI. Dificilmente os preços são definitivos (exceto em locais como mercados, restaurantes, é claro). Quando se trata de lidar com turista eles estão já de antemão preparados pra negociar e sempre jogam o preço inicial lá em cima. Portanto apenas assentir e pagar o primeiro valor lançado é uma grande tolice ! Seja esperto e negocie muito … insista … fique em dúvida que vai levar , pois os preços podem ser bem inflacionados.

 

Compras na Colômbia: o que não deixar de comprar ?

 

É claro que tudo depende do seu bolso e do seu gosto particular, mas vou enumerar alguns dos itens que você terá oportunidade de comprar e são super cobiçados pelos turistas:

  • Artesanato local – colorido e divertido
  • Wayuu – a bolsa típica colombiana, com seu tramado lindo e colorido
  • Ruanas (são como o nosso tradicional “pala”, tem desde bem coloridos até composições mais neutras em degradê super elegantes)
  • Café Juan Valdez (tem muitas opções de cafés, mas essa é a marca mais famosa de todas e tem muitas lojas do Valdez pela Colômbia, inclusive no aerporto para aquele viajante desavisado que deixou pra comprar de última hora)
  • Doces em Bogotá (tem várias lojas de doces na região histórica de Bogotá: La Candelaria)
  • Chapéu Panamá (uma boa oportunidade para comprar chapéus originais panamá)
  • Comidas típicas de lá (trouxe alguns molhos para salada, salgadinhos tipo chips com sabores bem típicos, etc).

Na Colômbia são vendidos vários produtos a base de coca, como chás de saquinho, chocolates, molhos, doces em geral e até mesmo a folha de coca pura para fazer chá em infusão. Mas muito cuidado: o ingresso no Brasil com folha de coca ou com produtos a base de coca é proibido.  Burlar a lei pode custar caro. Embora existam relatos de pessoas que meramente perderam a mercadoria, você pode enfrentar problemas com a polícia federal e responder judicialmente pelo ingresso no país com substâncias ilícias. E vale lembrar que alegar desconhecimento da lei não é o suficiente pra te fazer se livrar de punição. Uma breve busca no google e vocês vão se deparar com muitos casos de pessoas que apresentaram problemas judiciais por conta de um saquinho de folha de coca pra fazer chá.

 

O comércio é agitado na região próxima da Muralha

 

Em Cartagena eu vi mais as lojas próximas da Muralha e a venda de ambulante, não transitei em outras regiões pra saber sobre o que tinha em outros locais. Em Bogotá foquei na feirinha próxima da praça Bolívar e na La Candelaria que também tem bastante comércio; mas a cidade é gigante, tem muitos lugares pra compra. Só lamentei ter feito o passeio do Cerro Monteserrate e ter ficado tão lerda com o ar rarefeito lá em cima que não fui conhecer a igreja de perto e não vi que atrás dela tem uma enorme feira de artesanatos.

 

Ambulantes próximo da Praça do Relógio

 

Uma coisa que me arrependi muito por não ter levado uma mala extra foi ao me deparar com algo bem inesperado em Cartagena: os livreiros no Parque Centenário. Este parque fica logo a frente do Muelle Los Pegasos  (impossível não reconhecer o Porto pois junto dele ficam lindos e imponentes pegasos: cavalos) e ali tem uma grande quantidade de livreiros, vendendo uma grande sorte de livros dos mais variados assuntos. Obviamente são praticamente todos em espanhol mas ainda assim os temas muito me interessaram. Me chamou a atenção em especial os livros contando sobre a história pré-colombiana, os livros sobre contextualização política e econômica da Colômbia frente ao narcotráfico e obviamente aqueles livrões lindos e super coloridos recheados de fotos para deixar na mesa de centro: tem das mais variadas temáticas envolvendo a Colômbia.

 

Parque Centenário

 

Passear pelo Parque Centenário também é uma boa pedida. Fique atento as enormes iguanas que habitam o local.

 

Livreiros em Cartagena

 

 

Em Bogotá me interessei principalmente pelos “palas” e foi uma dor não poder trazer ao menos um deles. Eles são vendidos abundantemente nas feirinhas de artesanato em Bogotá. Mas não podia me dar ao luxo pois minha mala estava estourando já na ida, e só consegui trazer minhas comprinhas sem problemas de excesso de bagagem pois um dos meus amigos tinha 5 kg extras sobrando na mala dele.

 

La Candelaria

 

Arte de rua na Candelaria

 

 

Fiz um vídeo contando sobre as minhas compras. São poucas e singelinhas mas deu pra trazer uns souveniers. E que eu aprenda a lição ! Viajar sem mala pras compras não dá ! Mas é bom sempre se programar pra isso, pois pagar kg excedentes é muito caro … o ideal é comprar a remessa da mala extra com antecedência visto que os descontos são maiores. No meu caso eu estava fazendo vários trechos: de Foz para Campinas, dias depois fui de ônibus até São Paulo e depois ainda tive os vôos Guarulhos-Foz e o vôo interno Cartagena-Colômbia. O vôo internacional mesmo eu nem contabilizo pois pra ele eu já teria direito a 2 malas, mas por conta dos vôos internos acabei não levando 2. Afinal seriam 3 remessas de mala extra. Tem que estar bem empenhado nas compras pra valer a pena também, pois pra terem uma ideia a remessa via Latam em vôo doméstico custa 100,00 reais antecipadamente (por trecho). Eu gostaria de ter levado uma mala dentro da outra na ida pelo menos, assim teria pagado apenas um envio extra na volta de São Paulo pra Foz do Iguaçu.

Mas vamos conferir o vídeo ?

 

 

 

Até a próxima !

 

 

 

 

 

Comentários


Natália

dezembro 30th, 2018 as 15:00 (#)

Quando eu viajo saio comprando um monte de coisa e depois esqueço que tenho que guardar na mesma mala que eu levei. Aí dá o maior trabalhão para fechar a mala, só Jesus na causa rs.

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...