Viagens

Onde se hospedar em Cartagena ? Dicas sobre meu hotel e o Getsemani

22.10.2018

0
0
0
0
0
0

Quando resolvemos fazer uma viagem duas são as principais preocupações imediatas pra resolver: compra das passagens e a reserva do hotel. E se decidir pelas passagens é muito mais fácil, decidir onde se hospedar no seu destino pode ser bem mais complicado. Hoje conto pra vocês uma dica ótima sobre onde se hospedar em Cartagena. Conseguimos um hotel aconchegante, limpo e muito barato e ficamos hospedados num dos bairros mais charmosos de Cartagena.

Obviamente serei tendenciosa nesta postagem … foi minha primeira experiência na Colômbia neste setembro e portanto sei falar do bairro que fiquei e posso contar pra vocês do meu hotel. Mas minhas experiências foram tão boas nesta estadia que não posso deixar de fazer essa postagem já sugestionando vocês a ficarem pelas “minhas bandas” por lá.

Nós ficamos hospedados num pequeno e charmoso hotel no bairro Getsemani, o bairro mais boêmio de Cartagena. O Getsemani é tido como a principal escolha dos mochileiros e tem muitos hostels pela região, mas conta também com hotéis.  O motivo do especial interesse dos mochileiros é não apenas pelas estadias mais baratas, mas também porque  o bairro oferece um visual cativante, cheio de cores e vida, uma boa infra-estrutura de serviços, uma grande quantidade de bares com preços de baratos a moderados e fácil locomoção para vários pontos da cidade. Nossa estadia foi muito boa na região.

O mais engraçado é que antes de ir pra lá eu acompanhei 2 grupos no facebook destinados a dar dicas para viajantes brasileiros que estão rumando pra Cartagena e lembro de ler muitos comentários pejorativos falando do Getsemani. Muitas pessoas diziam: 1 dia no getsemani é suficiente. Pois dos dias que passamos em Cartagena, andando por aquelas ruas todos os dias, não senti que consegui ver todas as ruas que merecem ser vistas. É um show de cores passear pelo bairro e apreciar os lindos grafites.

Mas por que as pessoas falam de uma maneira receosa sobre o bairro ? Talvez seja pela questão histórica … antigamente o Getsemani era um bairro tido como perigoso e era recheado de traficantes e pontos de prostituição. Mas muita coisa mudou na última década e a tendência é que mude ainda mais. Repaginado, hoje o bairro é já bem acolhedor, com seus comércios charmosos e pequenos, suas ruas de lajotas que combinam com a calmaria dos dias e contrastam com o fervilhar da noite.

 

Hotel escolhido em Cartagena

 

Nosso hotel escolhido foi o Hotel Casa Baluarte, localizado a poucas quadras do Porto dos Pegasus. Bastam 3 quadras pra chegar no Parque Centenário, um bonito cenário pra um passeio entre as iguanas e para apreciar os exemplares vendidos pelos diversos livreiros que ali ganham sua vida.

 

Cavalos “pegasus” com sua imponente presença em frente ao Porto

 

Do Porto “Muelle de Los Pegasos” se dá a partida de vários barcos rumo as maravilhosas ilhas caribenhas de Cartagena

 

Parque Centenário

 

Livreiros tomam conta das beiradas do Parque Centenário

 

 

O hotel era simples mas muito limpo, com serviços completos, fomos muito bem atendidos durante nossa estadia. Uma possível preocupação pode ser o barulho mas o hotel é bem silencioso. Não ouvíamos nenhum barulho vindo das ruas (nosso quarto ficava nos fundos do corredor térreo), nem mesmo as incansáveis buzinadas que os colombianos costumam disparar no trânsito o tempo todo. Também não havia bagunça ou barulho interno … só notávamos outros hóspedes pois nossa janela do quarto dava para um corredor e dali podíamos os ouvir passando ou conversando. Mas nem acordei durante a noite nem tive dificuldades para dormir por conta dessa eventual passagem – só notava a passagem deles eventual ao longo do dia quando acordada. Ou seja, no quesito silêncio, foi ótimo.

O atendimento da recepção é caloroso sem ser invasivo. E falando em calor … diante do calor infernal de Cartagena, um hotel com um bom ar condicionado é de um valor imensurável. Aliás … não se fie com a média de temperatura apresentada nos aplicativos .. eles acertam na mosca a temperatura (3 1 a 33graus celsius todos os dias nos aguardavam) no entanto a sensação térmica é imensamente maior. Enfim, linha do Equador, baby !

Não ficávamos muito tempo no hotel então para nós a estrutura era mais do que suficiente para nossas necessidades. E o bom é que era fácil voltar de um passeio de ilha, tomar aquele banho restaurador, dar uma esticada curtindo o ar-condicionado e em seguida já sair pra curtir a noite do Getsemani ou da região da Muralha. Andar a pé naquela região a noite é super tranquilo e tem bastante movimento nas ruas até tarde. Mas nos fins de semana o fervo certamente é maior.

 

 

Nosso hotel fornecia café da manhã mas não é como no Brasil onde você se serve a vontade. Algumas opções são ofertadas e você é servido por eles após escolher seus quitutes. Mas o que posso dizer é que é um café bem servido … você fica bem alimentado pra partir pros passeios. Mas não rola de tomar aquele cafezão completo e bem abusado pra tentar pular o almoço. Dica: experimentem os sucos de frutas locais .. amei o corozo e o lulo. Deliciosos e muito refrescantes. Já o famoso café colombiano pode ter sua excelência na safra de grãos, mas para mim era intomável pois o faziam muito aguado.

Eu fiz mais vídeos do hotel e praticamente não tirei fotos, então vou compartilhar algumas fotos que podem ser encontradas no próprio site do hotel aqui. Mas ao final da postagem deixarei o vídeo sobre nossa estadia e lá mostro tudinho pra vocês … os detalhes do quarto, o café da manhã e algumas das vantagens de ficar nesta região do Getsemani.

 

 

 

 

 

 

Vantagens de se hospedar no bairro Getsemani

 

Não tivemos dificuldades pra encontrar lugares pra almoçar, jantar ou mesmo comer lanches rápidos bem perto do hotel. Inclusive na própria quadra do hotel e entorno haviam muitas opções. Também tínhamos a 1 quadra do hotel um mini-mercado que tinha toda uma variedade de mercadorias. Como em Cartagena é permitido beber nas ruas (ao contrário de muitos outros países e locais), costumávamos comprar cervejas pelos mercadinhos próximos e consumíamos a qualquer momento do dia sem problemas. Também usamos esse mini-mercado para nos abastecer de frutas, bebidas e snacks antes de partir para as ilhas e praias, o que garantia já alguma economia ao visitar as praias. Esse mercadinho ficava em uma daquelas famosas ruas de bandeirinhas – aliás, tinha muito comércio nessa rua. De restaurantes a lojinhas, de vendedores de frutas e arepas a outros lanches rápidos disponíveis. As lojas de artesanato são especialmente maravilhosas, mas confesso que achei os preços bem salgados. O melhor é procurar comprar artesanato dos ambulantes (eu comprei a maior parte dos souveniers em Bogotá – nas feiras de artesanato).

 

Outro ponto interessante de acesso a partir do nosso hotel era a Praça Trindade, onde fica a Igreja da Santíssima Trindade. Não pense que estou recomendando um tour religioso nesta área – vocês não imaginam o fervo que é nesta praça a noite.  Acredito que o ponto mais agitados da noite do Getsemani com certeza, com muitos ambulantes com comida de rua na praça, barzinhos nas ruas no entorno da praça, música, apresentações, alegria. Nós fomos alguns dias comer lanches rápidos nesta praça (como cachorro quente , ou melhor: Hot dog … se você fala, incrivelmente eles não entendem, mesmo com a imensidão de turistas brasileiros que visitam Cartagena) e em um dia ficamos no Café da Trindade curtindo o agito da praça e uma cerveja Aguila bem gelada.

 

Dia de curtir a Praça La Trindade

 

Pertinho do hotel também fica o Café Havana, uma tradicional casa de salsa para curtir a noite de Cartagena. O local é bem antigo e era frequentado por Gabriel Garcia Marquez na sua vida boêmia. Aliás, o Getsemani era muito visitado pelo escritor. No Café Havana você pode aproveitar um pouco da música ao vivo com ritmos caribenhos enquanto se delicia com os drinks. A decoração interna é muito bonita e a fachada externa merece uma  bela foto ainda que você não volte lá para “bailar”. Lembrando que o Café Havana cobra ingressos e o fervo maior acontece nas sextas e fins de semana.

 

Para curtir salsa e ritmos caribenhos

E próximo do Getsemani fica todo o fervo turístico no entorno da Muralha. Tem muita coisa pra fazer pela região. Os bares são maravilhosos, a arquitetura lindíssima, o show de cores é surreal. E tem cada lugar charmoso pra sentar e tomar uma ceva ! Aliás …. Sugiro que você assistam ao vídeo ao final pra saber um pouco mais sobre uma forma de todo dia ganhar uma Heineken free pra curtir um badalado rooftoop de Cartagena.

 

 

 

 

 

O bar KGB é um show de decoração

 

Com temática voltada ao comunismo, URSS e espionagem.

 

 

 

 

Esteja preparado para um show de cores e bela arquitetura em Cartagena. Boa parte desse maravilhoso cenário está no Getsemani ou bem próximo dele. As ruas são espetaculares e enquanto muitas pessoas dedicam apenas 1 dia de passeios pela região, estar hospedado no bairro nos garante uma fascinante experiência de poder a cada dia descobrir novos grafites, novas portas maravilhosas (as portas são uma arte e tanto !), construções encantadoras. O bairro é rico em história e fomos muito bem acolhidos pelos comércios locais. Dou dicas de alguns lugares onde comemos no vídeo onde conto mais da experiêcia do nosso hotel.

Ah e falando em valores, o hotel foi muito barato. Pagamos apenas o equivalente a 180,00 reais pelas 4 noites por pessoa. Ou seja, um total de R$ 720,00 por um quarto para 4 pessoas (veio com uma cama de casal e 2 camas de solteiro) – Genteeem, por todas as noites ! Achei muito em conta. E realmente fiquei muito satisfeita com o hotel, esperava que seria excessivamente simples e quando é muito em conta sempre me preocupa a questão de limpeza, cheiros e coisas do tipo … mas era maravilhoso ! Não tive problemas.

Ficou curioso pra saber mais ?

Assistam ao vídeo:

 

 

Beijos !

 

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...