DICAS DO PARAGUAI

Como chegar ao Shopping Paris e China de carro ?

17.12.2018

1
0
0
0
0
0

Como chegar ao Shopping Paris e Shopping China de carro ? (atravessando a Ponte da Amizade)

 

Uma das coisas mais questionadas em relação a ida para o Paraguai fazer compras se refere a qual seria o melhor método de realizar a travessia. Existem muitas formas de atravessar a ponte para o Paraguai ou o retorno: de carro próprio, de táxi, de moto-táxi, de ônibus coletivo, de van, a pé … e você pode combinar de diferentes formas essa ida e volta. Eu costumo muitas vezes ir de uma maneira e voltar de outra. Mas hoje falaremos especificamente sobre a ida até o Shopping Paris de carro. E por que vamos falar do Shopping Paris ? Por ser um shopping referência, um ótimo ponto de partida e de chegada, tem um amplo estacionamento e você pode não precisar pagar pra deixar o carro lá dependendo das compras que por ventura faça pelo Shopping Paris.

O Shopping Paris tem estacionamento próprio com vários andares. O andar usualmente mais disputado é o terceiro andar pois é o que dá de frente para a entrada do Shopping China (sim, há um Shopping dentro do Shopping rsrsrs). Na verdade o China não é um shopping, é uma loja multidepartamentos mas é tão grande que lhe é merecido o nome de Shopping. Mas se você não conseguir estacionar no terceiro andar, não há problemas pois tem outros andares disponíveis. Nunca aconteceu de eu não conseguir vaga no estacionamento mas acredito ser algo bem viável de acontecer visto que há dias que o Paraguai fica tão cheio que acho pouco provável que as vagas não esgotem. Os dias de movimento mais intenso em Ciudad del Este acontecem principalmente nos feriadões, em época de férias escolares, no início de dezembro e em especial nas quartas feiras e sábados. Mas nada se compara ao movimento dos feriadões … essas são com certeza as datas onde o Paraguai estará mais apinhado de gente. Claro que o câmbio do dólar também vai influenciar. Ultimamente não temos tido um câmbio muito atrativo de forma que o movimento do Paraguai de forma geral caiu em relação a épocas anteriores. Embora o movimento de turistas aumente, Ciudad del Este é um forte atrativo para compristas que visitam a cidade exclusivamente para levar mercadoria para revenda. E nesse ponto realmente o movimento caiu bastante.

 

Mas e como é a passagem de carro para o Paraguai ? Ao contrário da Argentina, que tem uma fiscalização um pouco mais apurada em relação ao controle de entrada e saída na fronteira … no Paraguai esse controle migratório é bem mais precário. Não existe parada obrigatória no ingresso ao país (não é a toa que já figuramso em novelas onde as pessoas fogem do país via fronteira com Foz do Iguaçu – isso não é uma lenda !). Portanto no Paraguai você entra e sai para Ciudad del Este sem precisar se apresentar as autoridades, apresentar documentos e dificilmente será parado. Mas então não tem fiscalização ? Claro que sim ! Mas ela é por amostragem.

Na ida para o Paraguai você vai passar primeiramente pela Aduana Brasileira, onde o controle está mais centrado em abordar atitudes suspeitas, atenção a possíveis carros roubados e coisas do tipo. Carros de passeio não são parados usualmente ali na ida. Atravessando a ponte você passará pela aduana paraguai, que também fará controle regulatório em especial ao observar carros,vans, taxis e outros veículos que possam estar adentrando no país com artigos ilegais, mercadorias brasileiras, etc. Portanto você turistão que está passando de boa com seu carro de passeio, dificilmente será abordado.

Logo que você passa pela fronteira, você deve procurar a primeira entrada em frente ao Shopping King Fong (onde fica a SAX) para entrar e rumar para o Shopping Paris. Mas Paty, o Shopping Paris não fica do lado esquerdo do Paraguai ? Fica sim .. mas atenção: o acesso é feito pelo lado direito. Eu vou mostrar num vídeo logo abaixo como vocês fazem essa passagem direitinho e como observar as placas. Vou mostrar a entrada, a ida até o Shopping Paris, um pouco da saída para atravessar novamente a ponte para retornar ao Brasil e como a partir dali acessar a avenida JK para rumarem para seus respectivos hotéis.

O custo para deixar o seu carro no estacionamento do Shopping Paris é de 1 dólar por hora. Pensando em dólares, até que é um valor baixo, especialmente se você fosse ficar pouco tempo estacionado. Mas pensando que você vai passar seu dia em compras, o valor pesa um pouco mais. Mas calma, o estacionamento pode sair de graça: gastando um total de $ 30 (dólares) em lojas do Shopping Paris (você pode juntar as notas para dar o valor) você fica isento de pagar o estacionamento. E vamos combinar que gastar 30 doletas é a coisa mais fácil do mundo, né não ? Ainda mais se você estiver acompanhado de mais pessoas.

E qual seria uma sugestão legal de como realizar meu trajeto de compras ? Acho que cada pessoa deve vir ao Paraguai já com uma idéia das coisas que pretende comprar e com uma prévia de lojas que mais gostaria de visitar. Assim, para uma melhor organização, é fundamental que você já esboce mentalmente o trajeto que pretende fazer. Eu conto no vídeo que meu trajeto favorito é começar as minhas compras pelo lado direito do Paraguai e que por isso eu optaria por deixar o carro no Shopping Americana. Mas pensei melhor … e acho que falei uma grande bobagem embasada no fato de que já muito tempo não vou ao Paraguai para fazer meu tradicional “trajeto completo” (que é fazer um U invertido, iniciando pelo Shopping King Fong, subindo até a altura da Casa China e Monalisa e depois descendo e finalizando as compras no Shopping Del este). Além de ter que estar bem organizada em tempo, é preciso muitos dólares para eu fazer esse trajeto completo ahahha.. .acho que por isso nunca mais fiz. Mas ainda acho a melhor opção PRA MIM ! Claro que cada pessoa terá suas preferências.

Mas numa resumida boa, se eu quisesse fazer um intensivão de  compras que é o que turista comprista vem fazer … eu deixaria sim meu carro no Shopping Paris. Mas logo sairia dali, atravessaria a avenida principal (Av. San Blás) e faria meu U invertido numa boa. No final, pararia no Shopping Paris, descarregaria as sacolas no carro e partiria para finalizar o dia de compras no Shopping China, no Shopping Paris e claro, aproveitaria pra comer algo ali pelo Paris mesmo. Assim sairia prontinha das compras para retornar para Foz do Iguaçu. Acho que é uma ótima opção pra quem pretende visitar muitas lojas.

Claro que é bom frisar que vocêm tem outras opções de estacionamento além deste que cito nesta postagem. Existem vários estacionamentos tanto no Brasil próximos da Ponte da Amizade bem como no próprio Paraguai. Eu particularmente não deixaria meu carro em estacionamentos desconhecidos ali no Paraguai pois já li relatos de péssimas experiencias relacionadas a extorsão para fazer a retirada do carro (tipo a pessoa cobra de 20,00 a 30,00 reais pra deixar o carro e na saída é outro funcionário que está lá e ele te obriga a pagar novamente). Minha experiência além do Shopping Paris é estacionar no estacionamento do Shopping Americana (é um prédio velho, alto, que fica logo atrás do Shopping Americana), mas ele não é barato e não tem a opção de isenção com compras no shopping.

Mas agora chega de “blablabla” e vamos também assistir ao vídeo onde vocês poderão ter acesso a outras informações sobre essa travessia e outras dicas ? Sim, tem várias outras dicas por lá ! Visitem o link pois poderão ver com seus olhinhos o trajeto direitinho como funciona e ainda tem mais dicas sobre valores de estacionamento, cuidados com a propina no Paraguai e outras diquinhas. Espero vocês por lá !

 

Beijos e até a próxima !

 

 

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...