DICAS DA ARGENTINA

Tem filas para atravessar a Ponte da Amizade ?

30.12.2018

1
0
0
0
0
0

Como saber se tem filas para atravessar a Ponte da Amizade ?

 

Uma das grandes preocupações de quem está indo para o Paraguai fazer compras é decidir como realizar a travessia da Ponte da Amizade, tanto na ida como na volta.

Na volta todos querem saber sobre as chances de ser parados e problemas que podem ter na fiscalização da Receita Federal. Já em relação a ida a maior dúvida é quanto tempo demora para atravessar a Ponte da Amizade de carro ou de ônibus e se optar por essas formas de ida seria algo conveniente ou não.

Embora a maior parte dos turistas talvez rume para o Paraguai já sabendo exatamente como fará sua ida, pois teve que definir isso antes da ida ou assim que chegou na cidade, é interessante saber que para nós que moramos aqui na fronteira existe uma maneira de ajudar a decidir na hora sobre como vamos realizar a travessia.

A região da fronteira tem monitoramento por câmeras de segurança em diversos pontos que ajudam a identificar o tráfego e como está o fluxo dos carros nas duas direções da Ponte da Amizade (tanto para quem está indo para o Paraguai como para quem está voltando das compras e indo no sentido Foz do Iguaçu).

Essas câmeras são centradas na avaliação da rodovia mesmo, de forma que fica bem fácil identificar como as filas estão e se é possível pegar muito tempo de fila.

 

 

MONITORAMENTO AO VIVO DO TRÁFEGO NA PONTE DA AMIZADE

 

Diversos sites oferecem o serviço gratuito de acesso as cameras de monitoramento. Dois dos mais visitados são o Portal da Cidade e o Catve.

As câmeras mostradas no site do Portal da Cidade são mais do que suficientes pra ter uma boa ideia de como está o transito, mas as vezes precisamos visitar outros sites buscando as imagens pois as vezes acontece de alguma das vistas estar fora de operação ou algum outro problema técnico que dificulte avaliar a região.

PORTAL DA CIDADE

 

No Portal da Cidade vocês podem identificar câmeras que mostram a rodovia de acesso para a aduana brasileira, tanto na vista sentido Foz do Iguaçu como no sentido Ciudad del Este. Há também uma câmera que permite visualizar o trânsito em cima da ponte.

E uma outra câmera não menos importante que é a que mostra a Br 277, próximo do acesso ao viaduto que cruza a Jk para rumar para a Vila A, Itaipu, etc.

Essa câmera da Br 277 pode ser determinante para definir ir ou não de carro ou ônibus para o Paraguai visto que se houver congestionamento ou filas em cima do viaduto, isso significa que temos longas filas e longo tempo de espera. Por longo tempo de espera leia-se algo como 40 minutos (na volta do Paraguai principalmente pode ser maior) ou mais.

O trânsito nem sempre pára em cima da ponte – por vezes temos filas longas mas um fluxo contínuo o que permite menos espera. Mas há dias que a fluidez é baixa e isso pode ser facilmente identificado olhando as câmeras de monitoramento dos acessos para o Paraguai.

Portanto para ter uma ideia de como está o congestionamento em cima da Ponte da Amizade e se você pode gastar muito tempo para atravessar a ponte para o Paraguai, 3 câmeras em especial devem ser visualizadas:

  • a Br 277 para visualizar se filas atingem próximo do viaduto,
  • o acesso sentido Paraguai para avaliar o tamanho das filas e fluidez do trânsito
  • a Ponte da Amizade para melhor visualização de como está o fluxo em cima da ponte e portanto do trânsito.

Nestas duas últimas câmeras você também pode observar se há muito tráfego de caminhões, que por vezes se enfileiram na pista direita, o que lentifica ainda mais o trânsito.

 

AVALIANDO O TRÁFEGO E DECIDINDO COMO ATRAVESSAR A PONTE DA AMIZADE

 

Então, da próxima vez que você quiser pensar em ir até o Paraguai de carro, considere observar antes as filas para poder tomar a melhor definição. Quando eu vejo que as filas estão muito grandes, eu tomo as seguintes decisões de travessia:

 

  • Peço carona para alguém da família (no seu caso, você pode pegar um táxi ou uber) para me deixar naquilo que chamamos “boca da ponte”, que é o ponto mais próximo que podemos chegar da Ponte da Amizade sem atravessá-la. A partir dali eu atravesso a pé.
  • Pego essa carona até a “boca da ponte” mas ao invés de atravessar a pé, pego um dos moto-táxis que ficam aos montes por aquela região (costumo pagar cerca de R$ 10,00 por este serviço) sendo que neste caso o moto-táxi me deixa no ponto onde eu quiser lá no centro de compras de Ciudad del Este (mas não esqueça de acordar isso antes !Dia até que altura você quer ir, para evitar de cobrarem a mais pois no meio do caminho você disse pra deixar num ponto mais acima da avenida).
  • Vou de carro até a proximidade da “boca da ponte”, pois ali nas imediações existem vários estacionamentos. Eu deixo meu carro no estacionamento do Omar sempre, é um dos mais próximos da Ponte da Amizade pelo lado esquerdo. E dali ou vou a pé ou vou de moto-táximo como mencionado.

O que eu jamais faço ? JAMAIS pego van no lado brasileiro para ir para o Paraguai.

Se você pretende ir com algum serviço de van, faça a contratação antes nas empresas em Foz, ou com particulares, mas eu absolutamente NÃO recomendo que vocês entrem nas vans que oferecem passagem para os que estão próximos da ponte querendo atravessar.

A maior parte das vans oferece esse serviço na volta, no Paraguai. Mas há sim aquelas que oferecem na ida. A ida é aquele momento em que TODOS sabem que você está com “bufunfa” nos bolsos. Não se exponha para evitar assaltos – evite aborrecimentos.

 

MONITORAMENTO DAS FILAS PARA PUERTO IGUAZU NA ARGENTINA

 

Outra dica é conferir a câmera da Ponte Tancredo Neves para saber sobre possíveis filas no acesso para a Argentina. A ponte Tancredo Neves liga o Brasil com a cidade de Puerto Iguazu na Argentina, mas não é um bom parâmetro para saber sobre a dificuldade de acessar a Argentina por conta das filas. Isso acontece pois o monitororamento das câmeras ao vivo para Argentina é diferente da visão que temos ao avaliar as câmeras no trajeto para o Paraguai.

A dificuldade é que não temos a mesma visão que temos na ida para o Paraguai, permitindo apenas saber se temos ou não tráfego intenso em cima da ponte.

Mas filas podem estar formados poucos km a frente e representar até 1 hora e meia ou mesmo mais de espera apenas para atravessar a aduana. E isso não é exagero ! A única conclusão que se pode ter real é: se tem filas em cima da Ponte, prepare-se para muita espera.

Caso você pretenda ir apenas ao Duty Free a espera é bem menor. Mas ainda assim você pode enfrentar filas. E ela só será menor pois usualmente os condutores furam a fila pelo acostamento para chegar ao Duty Free. Isso porque o Duty Free fica depois da Ponte Tancredo Neves, já em território argentino, mas antes de atravessar a aduana argentina.

Só não dê uma de espertinho e faça isso pra depois tentar se inserir lá na frente. É feio e vão xingar você (com razão). E acessar via acostamento também não é bonito, mas infelizmente é a única saída pelo momento para não ficar desnecessariamente em um congestionamento que é apenas para o acesso a aduana argentina.

Muitas vezes a polícia está na saída do Duty Free tentando ajudar a controlar o trânsito e não implicam com essas entradas pelo acostamento por saberem ser absurdo o povo ter que enfrentar 1 hora de fila pra chegar no Duty Free sendo que o acesso não é pela aduana.

Fiz um vídeo no youtube onde mostra os sites, como fazer as buscas e como é o visual nas câmeras de monitoramento, vou deixar o link logo abaixo.

 

Para visualizar o vídeo no Youtube, acessem:

 

Como saber como estão as filas para ir para o Paraguai ?

 

E você pode procurar no google por essas câmeras, digitando expressões como: “câmeras ao vivo foz do iguaçu”, “câmeras ao vivo Ponte da Amizade”, “câmeras online Foz do Iguaçu”, “monitoramente ao vivo Ponte da Amizade”, ou outras expressões similares.  É possível visualizar tanto pelo computador como por dispositivos móveis (celular).

E nossa dica do momento é essa ! Fiquem atentos às cãmeras, optem pela melhor forma de travessia do momento e boas compras !

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...