DICAS DE FOZ

ITAIPU: Passeio Panorâmico ou Circuito Especial ?

06.02.2019

0
0
0
0
0
0

A Itaipu oferece diversos passeios dentro do seu complexo, sendo um dos fundamentais para serem feitos um dos que mostram a estrutura geral da hidrelétrica, com visão do vertedouro ao topo da barragem. Mas existem duas possibilidades de conhecer a itaipu: através do Passeio Panorâmico e do Circuito Especial. Eu fiz os dois e vou contar pra vocês o que tem de bom em cada um deles.

 

PASSEIO PARANORÂMICO DA ITAIPU

 

O passeio panorâmico é realizado diariamente, com saídas das 09 horas até as 17 horas. A partida é feita do Complexo de Visitantes na entrada da Complexo Turístico.

A estrutura muito boa, com bilheteria, lojas, bebedouro, armários (pagos) para guardar pertences, banheiros, pontos de informação com funcionários para elucidar suas dúvidas sobre os passeios, área abrigada de chuva, estacionamento (pago).

Antes de iniciar o passeio passamos pelo auditório onde assistimos um filme curtinho sobre a Itaipu. Finalizado o vídeo, somos encaminhados para a área de acesso aos ônibus da Itaipu, visto que não é permitido o ingresso com seu carro particular lá dentro.

Há revista das bolsas na entrada antes de acessar os ônibus. E bolsas grandes e mochilas são proibidas.

Os ônibus são bonitos, bem cuidados, com climatizadores e possuem narração do passeio para explicar o que vemos pelo caminho.

Para os estrangeiros, há fones de ouvido para quem necessita de tradução para as narrativas.

Ao partir com o ônibus, há 3 pontos de parada dentro do Complexo, onde você pode descer, apreciar a vista, fotografar, conhecer tudo e pegar o mesmo ônibus que estava ou embarcar em qualquer um dos próximos que passam a todo momento.

Mas não se apresse pois quando param ficam um tempinho para quem quer regressar no mesmo ônibus.

E se perder esse, logo virão outros para seguir seu passeio. O importante é desfrutar no seu ritmo.

 

 

VERTEDOURO

 

Quando estive em dezembro uma das paradas não estava sendo realizada, o da áera dos vertedouros, pois esta área estava em obras.

Ainda assim passamos com o ônibus na frente do vertedouro e apreciamos a vista de longe.

O vertedouro aberto e jorrando água é um dos mais famosos cartões postais de Foz do Iguaçu.

Mas é preciso sorte para pegar o vertedouro aberto pois para isso depende de grandes cheias no rio a ponto de parte da água ter que ser “desperdiçada”.

Mas mesmo com as comportas fechadas, a visão é empolgante e tem placas ali da Itaipu onde o pessoal ama fotografar.

 

Vertedouro aberto

 

BARRAGEM E DUCTOS FORÇADOS

 

Ok, pegamos o mirante do vertedouro em obras, mas sobrou extase para ver as outras duas paradas.

A primeira delas é onde temos a visão da barragem e dos ductos forçados – um paredão de concreto com 22 grandes “encanamentos” encravados no seu corpo. É papel dos grandes ductos conduzir a água que irá passar pelas turbinas com tamanha força que fará com que elas girem e gerem a energia.

Uma das coisas mais legais é ver lá de longe os ônibus da Itaipu parecendo miniaturas passando pelo topo da barragem.

Mais tarde nós mesmos seremos os personagens dessa cena … estaremos passando no nosso ônibus lá em cima também.

E pela narrativa no ônibus captamos todo esse funcionamento da Usina. Afine os ouvidos !

 

PORTO e passeios de KATTAMARAN

 

E a última parada antes do retorno é no Porto do kattamaran, onde é possível fazer passeios pelo lago.

No Porto há um restaurante, uma bonita vista do lago e o deck onde fica atracado o Katamaran.

Essa parte do passeio também rende boas fotos. Mas melhores ainda caso opte por partir para o lago.

Os passeios de Katamaran são cobrados a parte, sendo o mais disputado deles aquele que pega o horário do pôr-do-sol.

Os passeios do Katamaran são vendidos tanto lá na frente no Centro de Visitantes como ali no Porto mesmo.

Lembre-se também que podem existir combos com desconto na compra de vários passeios (precisa se informar lá sobre a possibilidade) ou mesmo descontos como no caso de compra via Ticket Loko. O Ticket Loko é uma empresa que vende vários passeios com desconto e tem totens de venda em vários pontos da cidade.

O passeio dura em torno de 2 horas e não é cansativo, pois tirando a parte que descemos dos ônibus para apreciar cada uma das paradas, quase tudo é feito sentadinho no ônibus para apreciar a bela paisagem do complexo.

Como vamos intercalando momentos sentados e de pé, sobra disposição para encarar os próximos passeios que virão pela frente. Aproveite cada informação ! Na narrativa do ônibus vamos aprendendo bastante coisa sobre a Itaipu.

 

CIRCUITO ESPECIAL – ITAIPU

 

A diferença do Circuito Especial é que além de fazer esse passeio pelas áreas externas, antes de tudo nós pegamos um ônibus especial só pra quem vai fazer esse circuito.

E neste trajeto especial teremos oportunidade de conhecer áreas internas da itaipu, inclusive áreas restritas dos funcionários que botam tudo pra funcionar a e energia ser gerada.

O outro grande diferencial é que tode esse trecho especial é feito com guia no ônibus, uma pessoa de carne e osso, e não uma narração.

Sendo assim, no Circuito Especial temos a oportunidade de aprender aquilo que já é planejado por eles pra nos passar mas também podemos sanar dúvidas e curiosidades já que temos uma pessoa pra nos responder tudinho que surgir pra perguntar.

 

1. Ônibus do Circuito Especial 2. Vão de acesso para as turbinas 3. Rotor de uma turbina

Muito concreto e muitos sons

 

A Itaipu tem uma estrutura imensa e seu tamanho e números impressionam. Porisso é tão legal você ter a oportunidade de acessar essas áreas internas e sentir tudo isso acontecendo de forma mais palpável, com o concreto todo a sua frente.

A itaipu ganha textura, cheiro, sons … principalmente muitos sons !

O barulho das máquinas é muito alto e é impressionante como os funcionários toleram conviver com aquele som o dia todo. Mas é claro que eles dispõe de equipamentos de proteção individual para poupar seus ouvidos.

Já para nós foi ainda mais emocionante ouvir todo aquele som durante nossa passagem. Não chega a ser ensurdecedor  mas com certeza seria enlouquecedor para alguém que ficasse exposto o tempo todo sem proteção.

Os dois pontos altos da visita interna são o acesso a um dos rotores da turbina, onde podemos ver o imenso maquinário girando a todo vapor bem de pertinho, e a sala de controle das turbinas e de todo maquinário de geração de energia.

 

SALA DE CONTROLE DA ITAIPU

 

A sala de controle nos faz lembrar um pouco da Sala da Nasa … sabe aquele lugar que tudo vê e tudo controla ? E a sala é linda ! Dá pra acreditar que essa sala é assim há muitos anos ? Sua concepção já foi pra ter essa pegada super moderna.

 

 

Dentro dessa sala, os engenheiros cuidam de tudo para que a Itaipu gere energia 24 horas por dia, o ano todo.

Todo o ambiente pode ser dividido em dois lados, onde um fica em solo paraguaio e o outro lado em solo brasileiro, mas ali é uma divisão simbólica. Já lá fora há uma divisão mais real e palpável do terreno, embora a usina seja na verdade dos dois países.

Aliás, sabiam que a Itaipu se chama Itaipu Binacional justamente porque pertence aos dois países ? Sim, é brasileira e paraguaia. A diferença é que o Paraguai não precisa de toda energia que gera pra sua parte, e porisso o Brasil além de consumir toda sua fatia de metade da produção ainda compra boa parte da produção paraguaia.

Na sala de controle sempre tem um engenheiro brasileiro e um paraguaio em ação e eles se alternam no comando de toda estrutura. Em um turno é um engenheiro brasileiro que chefia tudo, no outro um paraguaio … e assim seguem-se os engenheiros se alternando no comando da sala.

 

SEGURANÇA e ANTECIPAÇÃO de PROBLEMAS

 

Nós também passamos por outras áreas internas da Itaipu. Uma das mais impressionantes é um vão imenso com grandes círculos no chão onde cada círculo corresponde exatamente ao posicionamento de cada turbina.

Que incrível cena ! Esse espaço esse existe para caso algum dia uma das turbinas precise ser retirada, ela pode ser içada por seu correspondente círculo e assim passar por possíveis reparos. Obviamente espera-se que isso não aconteça tão cedo. Mas se acontecer, a Itaipu já previu e já está preparada pra isso. Afinal, imagina ter que quebrar toda uma estrutura pra poder retirar uma das turbinas ?

Mas existem outras maneiras de acessá-las também, e inclusive existem com frequência manutenções programadas em diversas estruturas … e porisso eventualmente aparecem alguma turbina inativa no painel de controle da “Sala da Nasa da Itaipu” (haha, essa é por minha conta !).

Essas manutenções seriadas são já programadinhas e organizadas em escala pra manter tudo tinindo e não faltar luz pra gente e tudo seguir funcionando na maior segurança.

Aliás, segurança é uma coisa muito séria na Itaipu. Porisso mesmo o grupo que faz o Circuito Especial deve ficar sempre juntinho o tempo todo. Ao contrário do Passeio Panoramico, onde você pode ficar pra trás em alguns pontos de parada e tomar o próximo ônibus pra seguir viagem … aqui ninguém solta a mão de ninguém mesmo ! haha, brincadeirinha … a gente não anda de mãos dadas, mas devemos estar sempre agrupados pra seguir pelo passeio.

Lembrando que a Itaipu não é uma área pública e é considerada uma área de segurança.

 

 

AFINAL, QUAL PASSEIO FAZER ?

 

Com certeza vale muito a pena fazer o Circuito Especial !

  • O Especial dura pouco mais de tempo em relação ao passeio panorâmico mas é um tempo muito bem aproveitado.
  • O Especial custa pouco mais que o Panorâmico (atualmente cerca de R$ 40,00 reais a mais)
  • Você tem a oportunidade de chegar mais perto das engrenagens que fazem a Itaipu funcionar.

Pra quem gosta de entender como as coisas funcionam e é ligado em arquitetura, engenharia, modernidade e admira os grandes empreendimentos, vai amar o passeio.

E não se perde nada fazendo o Especial já que quando o Circuito Especial termina, seguimos viagem para o primeiro ponto de parada do Passeio Panorâmico.

Ou seja, logo vamos dar continuidade ao passeio exatamente como os turistas que optaram por fazer somente o Passeio Panorâmico.

Ou seja, junto do Panorâmico, faremos então a última parada no Porto do Kattamaran onde quem quiser fazer o passeio ficar ainda mais completo pode optar pelo passeio de barco.

Apreciar o pôr-do-sol no Kattamaran é a pedida da vez. De qualquer forma o que posso dizer é que o Circuito Especial é um upgrade muito legal no seu passeio. E o Kattaraman é botar cerejas no seu bolo !

Para conferir toda a programação e preços vocês podem acessar o do Turismo Itaipu onde tem detalhes de todos os passeios.

 

PASSEIO PANORÂMICO

Horários: 09:00 as 17:00

Duração: 2 horas em média

Narração em português, inglês e espanhol.

Proibido entrada com bolsas ou mochilas grandes. As bolsas pequenas serão revistadas. Lockers estão disponíveis para guardar pertences (aluguel na área de recepção do visitante).

Banheiros e bebedouros disponíveis na área de recepção dos visitantes.

Valores em Fevereiro 2019:

Inteira R$ 42,00.

Crianças, idosos, professores e estudantes pagam meia entrada (somente para brasileiros). Jovens inscritos no CAD e portadores de necessidades especiais também pagam meia. Crianças até 5 anos não pagam.

 

CIRCUITO ESPECIAL

Diariamente.

Duração: 2 horas e 30 minutos em média

Idade mínima: 14 anos

Narração em português, inglês e espanhol.

Proibido entrar com sapatos abertos, uso de saltos ou roupas acima do joelho. É obrigatória a apresentação de documento com foto original.

Proibido entrada com bolsas ou mochilas mesmo pequenas. Lockers estão disponíveis para guardar pertences (aluguel na área de recepção do visitante).

Banheiros na área administrativa em 1 das paradas, depois somente na parada da barragem, já quando sai do circuito especial e dá seguimento com quem faz o panorâmico.

Valores em Fevereiro 2019:

Inteira R$ De 128,00 está saindo por R$ 82,00 reais neste período de férias (até dia 28 de fevereiro 2019).

Idosos, professores e estudantes pagam meia entrada (somente brasileiros), atualmente R$ 41,00. Jovens inscritos no CAD, portadores de necessidades especiais e moradores dos municípios também pagam meia.

 

Até mais !

 

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...