DICAS DE FOZ

Tem Uber em Foz do Iguaçu ? Funciona bem ?

05.05.2019

2
0
0
0
0
0

Uma dúvida comum entre os turistas é se tem uber em Foz do Iguaçu e se o aplicativo funciona adequadamente na cidade para atender as demandas dos turistas.

Os aplicativos de mobilidade urbana estão em alta no mundo todo e embora já estejam manjados em boa parte do Brasil somente há poucos meses o mais famoso deles chegou em Foz do Iguaçu.

Turistas tinham dificuldade de entender porque não havia Uber em Foz do Iguaçu tendo em vista haver tanta demanda visto ser uma cidade turística. Mas é justamente esse perfil turístico e o controle e fiscalização do transporte dos turistas que inibia que os aplicativos crescem aqui na cidade. Aqui o serviço era dominado pelas vans particulares e pelos próprios táxis.

 

 

Aplicativos de Mobilidade em Foz do Iguaçu

 

O primeiro aplicativo que surgiu aqui em Foz do Iguaçu foi o GARUPA. Chegou de forma discreta e até hoje funciona razoavelmente bem, embora não seja muito difundido. Pelos locais até que é usado mas os turistas geralmente não chegam a tomar conhecimento de que é uma opção.

Depois vieram o 99 e o UBER e ambos disputam o mercado mais acirradamente. O serviço não funciona aqui na cidade tão bem como em outras cidades mas talvez os turistas não tenham essa percepção.

Essa reclamação vem muitas vezes mais dos morados de Foz visto que não é incomum que os motoristas de aplicativos usem estratégias que priviligem apenas áreas ou rotas de interesse turístico com o intuito de abocanhar essa clientela, que geralmente faz trajetos mais longos.

Isso acaba gerando poucos carros disponíveis em determinadas regiões ou determinados horários por exemplo. Mas isso é algo que se está sujeito em qualquer cidade que trabalha com uber. Enfim, apenas a motivação aqui é um pouco diferente e não muito justa com a população local.

E estes aplicativos atendem bem as demandas dos turistas ? Não necessariamente para todas as necessidades do turismo local. Isso porque o turismo local engloba visitar não apenas a cidade de Foz do Iguaçu mas também idas para o Paraguai e para a Argentina.

É importante alertar que os aplicativos não tem autorização para circular nos países estrangeiros. Mas não é incomum aqui na cidade os motoristas de aplicativo fazerem corridas e nestas corridas “acertarem” corridas extras, como levar em outros horários ou dias os passareiros para outros locais, seja voltar para buscar naquele mesmo dia, ou mesmo em outro dia levar em outros passeios, sem necessidade de chamar pelo aplicativo.

Esse “jeitinho brasileiro” é uma maneira que o motorista encontra de burlar o aplicativo e assim ganhar um extra.  Você fica a mercê de ter que contar que ele vai aparecer mesmo pra te buscar ou levar e ainda por cima não tem nada que prove aquela corrida caso algo aconteça no percurso.

Lembre-se que quando a corrida acontece mediante a solicitação feita pelo aplicativo a corrida fica registrada, e é sempre uma segurança a mais para o passageiro.

Eu particularmente fiz poucas vezes uso de uber em Foz do Iguaçu mas das vezes que usei não tive nenhum problema pra conseguir carro e não tive muita dificuldade para espera. Já fiz inclusive trajetos super curtos mas sempre usei do bom-senso e dou gorjeta por fora de pelo menos 20 % quando faço trajetos curtos. É uma forma de estimular e valorizar o serviço, para que a gente possa continuar tendo esse benefício por aqui.

O que tenho percebido nos relatos dos turistas é que a economia utilizando o uber tem sido bastante satisfatória. Ele acaba não sendo útil para todos os trajetos

Não foi fácil a vinda dos Uber para Foz do Iguaçu. Ninguém achou que pudesse ser possível pois o corporativismo dos taxistas e dos transportes de turismo já era antigo e estruturado. Mas que bom que o serviço entrou e está aos poucos se ajustando.

Ainda existem problemas, vemos muitas críticas surgindo nas redes sociais principalmente relacionadas a condutadas inapropriadas tanto do lado dos motoristas dos aplicativos como dos taxistas devido ainda as dificuldades deles conviverem pacificamente.

Mas acredito que o serviço agora já está de vez instalado e não tem mais volta, por bem ou por mal eles terão que se acertar. Que seja pelo bem e o turismo seja beneficiado e os moradores de Foz do Iguaçu também !

Então se você pretende usar aplicativos na sua viagem, se atente a essas dicas:

 

Dicas para sua viagem

  • Baixe o Uber e o 99 pelo menos.
  • Evite contratar serviços por fora. Segurança acima de tudo.
  • Lembre-se que eles não podem ir para os países vizinhos.
  • Moradores de Foz do Iguaçu relatam que o 99 costuma cobrar um pouco menos nas viagens que os trajetos via Uber
  • Moradores de Foz do Iguaçu relatam que o 99 costuma recusar menos corridas do que motoristas de Uber
  • Estas recusas geralmente estão vinculadas a trajetos fora de rota turística
  • Uber, 99 e Garupa não podem ficar estacionados fazendo ponto nas áreas turísticas ou hotéis
  • Veículos de Turismo (tipo van oficial e táxi) tem fila preferencial para atravessar para Argentina, não enfrentam aquelas longas filas (quando há).
  • Se você está pagando super barato numa corrida curta pelo aplicativo, seja gentil. Dê uma gorjeta que traduza sua alegria pela economia ! Você pode dar gorjetas inclusive pelo próprio aplicativo.
  • Cadeirinhas de bebê são uma gentileza que alguns carros podem possuir. Mas é raro. Isso é válido para todo país. Não existe exigência legal para que nem táxi nem carros de aplicativos ofertem cadeirinhas para bebês ou crianças. Se os pais fazem questão da cadeirinha, é deles a responsabilidade de carregá-la.

 

Mas é claro, outras opções estão disponíveis na cidade.

Você pode mesclar os aplicativos com outras alternativas, como o uso do transporte público e eventualmente de vans particulares. Tem muitas opções de vans particulares que transportam turistas na cidade (opte sempre por aquelas indicadas pelo seu hotel ou guia de viagem).

A Loumar Turismo é uma das mais fortes empresas locais com oferta de transporte para vários pontos turísticos, tanto em Foz como no Paraguai e Argentina.

Outra opção é alugar carro, o que também pode ser bastante interessante visto que os pontos turísticos são bem espalhados na cidade.

Espero ter ajudado na sua decisão.

Até mais.

 

 

 

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...