DICAS DE FOZ

Fui conhecer o Cine Drive In de Foz

12.06.2020

0
0
0
0
0
0

Nesta semana de aniversário da cidade fui conhecer o Cine Drive In de Foz do Iguaçu que inicou as atividades no dia 10 de junho.

Não será uma atividade permanente, será uma ação bem curta na verdade, que durará apenas alguns dias, mas com certeza trará um ânimo renovado para os iguaçuenses que desejam fazer enfim uma atividade social fora de casa após tanto tempo de quarentena.

O Cine Drive In veio de uma iniciativa de algumas empresas locais como forma de incentivar a retomada das atividades turísticas da cidade, numa promovendo um evento capaz de reunir as pessoas num evento público mas de forma segura.

Eu escolhi assistir o filme de estréia do Cine Drive In, Nasce uma Estrela, que rodou no dia 10 de junho, dia de aniversário de Foz do Iguaçu. Foi bem divertido.

 

 

 

Por que um Drive In

 

Os Drive In surgiram há décadas atrás e foram sucesso por muito tempo mas já caíram em desuso há também muitos anos. Inacreditavelmente não em todos os lugares. No Brasil mesmo existia ainda um Drive In em atuação até hoje, o Cine Drive In, localizado em Brasília, que existe desde 1973.

Mas o primeiro Drive In do mundo foi inaugurado em 1933, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Dali 20 ou 30 anos haveriam milhares deles espalhados pelos Estados Unidos. Seriam um marco de transgressão para muitos jovens e ousadia de muitas garotas, que ali, nos namoros as escuras, ultrapassariam linhas jamais permitidas pela sociedade da época – ultraconservadora.

Por fim, enquanto muitos não estavam muito interessados exatamente nas telonas e sim no que ocorria dentro dos carros, os Drive Ins não eram bem vistos por muitos. Algumas garotas inclusive evitam ser vistas neles e se frequentassem, faziam questão de estarem acompanhadas por outras pessoas no carro para atestar sua boa conduta.

Vê-se logo que o Drive In criou-se para um fim mas acabou sendo usado para outros. E a sua discrição e particularidade de manter os casais em privacidade no carro, foi o que ajudou a fazer dele um sucesso entre os jovens transgressores.

Pois bem … agora é justamente esse lado, essa privacidade, que faz os Drive Ins voltarem a voga. O fato de manterem as pessoas dentro do carro em isolamento e segurança, sozinhos e alheios ao que ocorre a sua volta. Mas a diferença é que agora já não se objetiva transgressões sexuais, e sim vencer barreiras sanitárias.

Tudo que a sociedade espera é poder voltar a um pouco de “normalidade”. Poderíamos estar assistindo a filmes em casa, talvez até alguns mais novos que os em exibição, acomodados no conforto das nossas salas, degustando quitutes na nossa própria casa, acompanhados das mesmas pessoas que estariam no carro.

Mas o que buscamos no Drive In não é a tela grande. Queremos novas experiências. Queremos o ar ambiente. Queremos fazer algo que fuja da nossa rotina diária. Queremos sair um pouco de casa. Queremos poder dizer que fomos ao cinema. Queremos participar de um evento da cidade. Queremos contribuir para a construção da esperança do recomeço para a cidade.

 

 

 

Como foi a Experiência

 

Compramos os ingressos pelo telefone, pagando R$ 49,00 pelo ingresso para um carro. Eles recomendam que vá no máximo 3 a 4 pessoas por carro, mas idealmente 3 e lá você logo entende porquê. Afinal, pra assistir ao filme, como vão 4 pessoas assistir, se posicionar para ver a tela, estando com 2 bancos a frente deles e somente um vão entre os bancos da frente ?

Mas eu particularmente acho que o ideal é assistir em 2 pessoas no banco. E explico porquê.

Adoraria dizer pra vocês que foi incrível, maravilhosa, tudo de bom em três. Mas assistir ao filme no banco de trás do carro não é tão agradável assim.

O fato é que assistir do banco de trás prejudica a visão por conta da presença do retrovisor central, não tem jeito de enxergar a tela inteira, por mais que eu tente ajeitar ele e me remexer no banco pra me encaixar.  Eu tive que deitar e ficar toda torta no banco de trás e com os pés meio pra fora pra ver a tela, e mesmo assim não enxergava ela por completa. Já meus pais no primeiro banco conseguiam ver ela inteira no banco da frente.

Eu fico imaginando como foi a experiência de pessoas que foram em 4 pessoas. Meu irmão foi no outro dia em 4 pessoas no carro. Meu sobrinho particularmente ficou muito entediado, pois ele ficou 4 horas lá no total (o filme que ele foi assistir era longo, e eles ainda foram quase 1 hora antes pra garantir um bom lugar). O coitadinho voltou furioso hahaha.

Mas tirando essa parte do desconforto para assistir, é muito bom você estar fazendo algo fora. Eu também tomei um susto pois em nenhum momento parei pra pensar se o filme seria legendado. E eu nunca vou ao cinema pra ver filmes dublados (exceto quando vou ver infantis com meu sobrinho).

Quando começou o filme quase caí pra trás quando vi que era dublado. Mas tudo bem. Eu levei na esportiva, pois eu estava ali pra curtir um momento, pra experienciar algo novo, pra vivenciar aquele momento junto de Foz do Iguaçu. Não era algo meu. Era algo de Foz pra comunidade toda. Então eu simplesmente me entreguei ao filme e curti.

E é bom saber que eu nunca tinha assistido Nasce uma Estrela, então foi maravilhoso poder ter escolhido um filme que eu já tinha ótimas recomendações.

Chegamos lá no Drive-In com 40 min de antecedência mais ou menos, o que nos rendeu uma ótima localização. Ficamos na primeira fila, em frente a telona.

Para pedir guloseimas, era só usar o whatsapp. Como chegamos cedo, não demoramos a fazer os pedidos e isso foi muito bom pois mais tarde muitos carros chegaram juntos e pediram todos na mesma hora e haviam reclamações quanto a demora mas obviamente era porque todos estavam pedindo ao mesmo tempo.

As entregas da bomboniere eram feitas diretamente no carro, e pagas via cartão de crédito ali no carro mesmo. Tudo rápido e seguro. Funcionários vinham usando máscaras e luvas. Para nós que estávamos usufruindo do passeio também era pedido o uso de máscaras, mas é claro que podíamos retirar no carro, para o momento de comer e tal.

Para ouvir o filme, utilizamos o rádio do carro, sintonizando a faixa indicada por eles logo que chegamos. O áudio era muito bom. A qualidade da tela também, raras pequenas linhas de falhas na tela em poucos segundos notei 2x apenas durante toda a exibição.

E eu amei a história. Eu não fazia ideia do que se tratava a história do filme. Eu achava que era sobre a trajetória de vida de sucesso da Lady Gaga e não que ela interpretava uma personagem. Nunca imaginei aliás que a Lady ainda era boa atriz. Arrasou !

O local onde ficamos era o estacionamento do Recanto junto do Centro de Eventos do hotel. Podíamos usar os banheiros do Centro de Eventos, que aliás, são maravilhosos. Só era solicitado que a saída fosse de uma pessoa por vez de cada carro e não a família toda.

 

E foi noite de acontecimentos

 

Teve um fato muito inusitado ainda neste dia. Acreditam que antes de começar o filme teve até pedido de casamento antes de começar a exibição do filme, enquanto passavam as propagandas na tela ?

Foi muito bacana. Teve direito a buzinaço e tudo. O casal é claro, estava em um dos carros assistindo. Imagina o susto que a menina levou. E claro que a situação passou no jornal local no outro dia. Como haviam imprensa cobrindo o evento pois era o dia de estréia do evento, eles correram pro carro pra registrar o momento da resposta e entrega do anel hehe.

 

Pedido de Casamento e Clube do Fusca (imagens internet)

 

Outra coisa diferentona que rolou é que teve até um Clube de Fuscas comparecendo pra assistir a essa primeira sessão de cinema. Foi lindo de ver aquele monte de fusquinhas emparelhados a céu aberto todos tão diferentes e parecidos também.

Quem, Quando, Onde

 

Os ingressos estão sendo vendidos pelo site Sympla. A iniciativa é do Instituto Visit Iguassu numa parceria com outras empresas aqui de Foz do Iguaçu. O Recanto Cataratas Hotel cedeu seu espaço para que o evento pudesse acontecer e o Cinema Cine Cataratas (do Shopping JL) é outro parceiro envolvido, inclusive fornecendo o serviço de bomboniere para atender ao público.

Dentre os filmes exibidos, além de Nasce uma Estrela, também estão em cartaz Detetive Pikachu e o filme Aquaman.

Ou seja, tem filme para variados gostos e idades, para que todos possam usufruir deste momento tão importante para Foz do Iguaçu.

Eu curti muito a experiência, fazer parte deste momento tão especial. Como medida de apoio, acho muito válido para essa retomada das saidinhas com segurança. Uma pena que serão tão curta a temporada.

Ah, e rolou vídeo para o Youtube, onde contei toda minha experiência, do dia que fui conhecer o Drive In de Foz do Iguaçu. Vai lá assistir !

 

Recanto Cataratas Hotel

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...