DICAS DE FOZ

Entenda o Toque de Recolher praticado em Foz do Iguaçu

07.09.2020

0
0
0
0
0
0

Se você está visitando Foz do Iguaçu e percebeu nos noticiários que algumas regiões da cidade estão com avisos de toque de recolher e não entendeu bem o que isso quer dizer e como isso pode afetar seus passeios, não entre em pânico, pois é pouco provável que sua viagem seja afetada.

O toque de recolher tem sido praticado em Foz do Iguaçu já há bastante tempo. O primeiro decreto instituindo restrições na movimentação da população aconteceu há meses atrás quando houve um grande aumento de casos de Covid-19 na região do Jardim Lancaster.

De lá pra cá muitos bairros de Foz do Iguaçu já passaram pela experiência de ter imposto o toque de recolher pela Prefeitura de Foz do Iguaçu. Essa medida não costuma durar muitos dias e em geral afeta mais diretamente aqueles que trabalham no período noturno.

 

 

Mas o que é afinal o Toque de Recolher ?

 

O toque de recolher é uma restrição de movimentação para fora do bairro que ocorre em determinados horários. As pessoas não podem nem entrar nem sair daquele bairro no período noturno e de madrugada.

É claro que existem exceções: pessoas que precisam transitar para trabalhar naquele horário, aqueles que precisam ir à farmácia, os que precisam se consultar ou acompanhar alguém em consultas, etc.

Outro ponto importante é que dentro do bairro em Toque de Recolher não pode funcionar nenhuma atividade comercial (com poucas exceções). Mesmo aquelas que estão autorizadas na cidade, como por exemplo as lanchonetes, restaurantes, ou outros estabelecimentos que por ventura possam estar autorizados naquele horário, durante o toque de recolher devem fechar as portas.

Só vão poder funcionar serviços como farmácias, clínicas médicas, serviços de fiscalização municipal, segurança pública e privada, delivery de medicamentos, entre outros serviços realmente essenciais (veja lista mais abaixo). Note que nem mesmo o delivery de alimentação é permitido no Toque de Recolher.

 

E como é determinado o Toque de Recolher ?

 

A Prefeitura de Foz do Iguaçu adotou o que os epidemiologistas chamam de mapas de calor. Sempre que uma área atinge uma alta incidência de calor (muitos casos de doença), ela entra em alerta vermelho e então essa região é acionada para o Toque de Recolher.

Tudo é feito em cima de dados epidemiológicos tanto para entrada como para saída do Toque de Recolher. Mas como já explicado, é muito difícil que o toque permaneça por muitos dias.

O Toque de Recolher afeta os Passeios ?

 

Não afeta. A grande maioria dos passeios de Foz do Iguaçu encontram-se em áreas pouco habitadas ou até mesmo desabitadas e com baixa circulação de pessoas. O que pode acontecer é você ter dificuldade de acessar através de alguns bairros para atingir seu alvo de passeio e ter que fazer uma volta a mais a partir do seu hotel.

Outra coisa que pode acontecer é que seu hotel esteja numa região de Toque de Recolher. Mas lembrando que a maior parte dos passeios são feitos de dia, senão todos no momento.

Foz do Iguaçu costuma oferecer uma gama de passeios noturnos, no entanto hoje estamos com algumas limitações devido a pandemia. Então praticamente todos os passeios serão feitos em horários diurnos e você deve apenas cuidar o horário de retorno.

E é claro que sendo turista e estando retornado ao seu hotel terá como ter acesso, desde que não cometa abusos no horário de retorno. Mas não se esqueça que não haverá delivery de alimentação ou estabelecimentos comerciais abertos.

 

Estou com medo do Toque de Recolher afetar minha viagem

O toque de recolher foi praticado em poucos momentos durante a pandemia em Foz do Iguaçu. Ele é novamente colocado em prática quando necessário exatamente porque a administração local tem feito um trabalho exemplar para contenção da expansão da doença.

A maior preocupação tem sido o controle epidemiológico. E tudo tem sido feito de forma a evitar ao máximo que essas restrições ocorram por mais tempo que o necessário. Tanto que já houve há pouco momentos em que o Toque de Recolher foi interrompido na cidade.

Se ele voltou é para garantir que sua saúde e da população se mantenham a mil. O toque de recolher é mais uma medida de segurança para que Foz siga sendo um destino seguro de viagem. Então não pense nele como algo negativo para atrapalhar sua viagem. As chances de você notá-lo podem até ser pequenas.

É comum que muitos de nós nem percebam a ocorrência do Toque de Recolher a menos que estejamos inseridos diretamente dentro do bairro afetado. E quando precisamos passar pelo bairro para alcançar algum destino próximo, sempre há vias alternativas.

Então fique tranquilo. Caso você se depare com notícias sobre o Toque de Recolher ocorrendo durante sua viagem ou em vias dela acontecer, não há porque entrar em parafuso. Fique tranquilo, programe-se e curta seus passeios com segurança.

Resumão do Toque de Recolher

Durante o dia até as 20 horas as atividades no bairro podem acontecer normalmente

Das 20 horas até as 05:00 da manhã há restrições, sendo autorizados apenas: hotelaria, segurança pública e privada, farmácias, clínicas veterinárias, clínicas médicas, serviços de saúde, serviço funerário, fiscalização municipal, entrega apenas de medicamentos, serviços de telefonia e internet, assistência social;

Para maiores informações vocês podem encontrar o decreto na íntegra no site da Prefeitura da cidade.

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...