literatura

Sopa de Letrinhas: O Símbolo Perdido

12.12.2013

0
0
0
0
0
0
Acabouuuuu !
Ufa, um dos livros que mais demorei pra ler na vida hein ! 
Isso porque eu andei tendo várias turbulências na minha vida e acabei deixando o livro de lado em pelo menos dois períodos de tempo.  Claro que parte disso também é por conta do livro, que inicialmente não me prendeu como poderia.
Mas de que livro estou falando ? Do “O Símbolo Perdido” do Dan Brown. Pra quem não sabe, eu sou doida nos livros dele. Amei Código da Vince e adorei Anjos e Demônios. Tá, existe uma diferença no verbo de adoração dos livros ali mas o fato é que eu realmente já não curti tanto Anjos e Demônios pois achei que algumas coisas começaram a ficar um tanto quanto previsíveis. (Vamos abrir um parênteses aqui: Tá bom, tá bom ! Eu sei que isso não faz sentido nenhum já que a edição dos livros foi em ordem inversa da que li, mas bom … praticamente toda a população do planeta que leu Anjos e Demônios, leu O Código antes, por conta da repercussão. Seja como for, vocês entenderam, o que quero dizer, é que independe da ordem de lançamento, eles seguem a mesma fórmula de forma que parecem copiar as idéias um do outro. ” .. Mas continuando:…

Mas sabe que o que eu gostei muito em O Símbolo Perdido é que achei um pouco menos previsíveis os fatos e quando eu podia prevê-los, era pouco antes do acontecimento, e não vários capítulos antes. E convenhamos que suspense, para quem lê Dan Brown, é um ingrediente fundamental.

Mas sério, de início achei que o livro O Símbolo Perdido não prende muito. Diria que no mínimo o 1/4 ou talvez até o terço inicial do livro sejam mornos. Tirando os capítulos bem iniciais, o livro logo começa a ficar um pouco monótono, sem gerar grandes expectativas, acho que a trama não fica tão interessante talvez até pela carência de mistérios a serem desvendados .. o foco no início está mais no narrar de acontecimentos, e na tentativa de gerar cenas de aventura e adrenalina que não funcionam tão bem no livro. O desvendar de mistérios começa a acontecer somente depois. Acho que no início há muitos fatos e poucas explicações. Esse é o resumo do grande problema do livro.
Mas como eu não cheguei a perder o interesse por ele, retomei a leitura e insisti e digo pra vocês: Valeu a pena. Após a metade do livro, ele começa a ficar mais interessante, e essa sensação de curiosidade e interesse só vai crescendo. O legal é que ele não é tão óbvio quanto para quem conhece já o estilo do autor. E confesso que o desenrrolar final do livro me surpreendeu MUITO.
Eu sugiro a leitura mas não é dos melhores livros, do tipo imperdíveis. Mas é uma leitura agradável e que vale a pena o tempo investido DESQUE você não leve o tempo que eu levei pra ler, que foi  absurdo ! Mas pra quem não perder o pique, acho que é uma leitura gostosa. O fato de fazer tempo que li outros livros do Dan, acho que ajuda também, pra não tornar os assuntos excessivamente repetitivos. Porque sim, o personagem principal continua sendo Robert Langdon, o super cientista pesquisador que estuda símbolos. Um outro ponto negativo é que, ao contrário dos outros livros que li do Dan, achei o vilão deste livro muito fraco. Sabe, fraco como personagem, fraco como pessoa, fraco como amedrontador e a própria história dele parece meio sem sentido. Até melhora depois, mas isso não corrige ou compensa o desdém que sinto por ele em boa parte do livro.
Enfim, é isso. 
 
Que livro ? O Símbolo Perdido
Quem escreveu ? Dan Brown
E sobre o que é ? Mais uma abordagem acerca da maçonaria e sobre símbolos ocultos. Langdon, personagem principal, é envolvido numa trama e pra salvar um grande amigo deve enfrentar diversos perigos e decifrar o segredo da pirâmide maçônica. 
Qual o gênero ? É uma espécie de livro de suspense e ficção.
A linguagem é difícil ? Que nada, é um livro bem acessível, com uma linguagem fácil. Acredito que pra quem já conhece o estilo do autor e outros livros, fica mais fácil assimilar algumas das teorias envolvendo os códigos secretos.
Vale a pena ? Olha, eu diria que há vários outros livros interessantes que podem ficar a frente dele numa lista de prioridades de leitura. Mas não me arrependi da leitura, achei que valeu a pena. Particularmente gosto do estilo do Dan Brown e tenho intenção de me aventurar em novos livros dele. Mas com certeza é bem mais fraco que os outros 2 livros que havia lido dele.

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...