John Green

Sopa de Letrinhas: A Culpa é das Estrelas

08.04.2014

0
0
0
0
0
0

E de tanto falarem, me rendi ao livro. Também porque queria já garantir a leitura antes da estreia do filme.

E adivinhem porque o livro é tão comentado ? Porque é lindo ! É simples mas comovente. Ingênuo mas tem o purismo do amor que conquista nossa empatia. É triste mas ao mesmo tempo é encantador. A leitura é agradável e mesmo na simplicidade da história, não há marasmo.

A história é óbvia ? Um tanto quanto. Inverossímel ? Acredito que chegaram a essa conclusão aqueles que desconhecem a realidade do viver com câncer e ainda mais pra quem desconhece as grandes missões realizadas pela instituição “Make a wish”. Enfadonha ? Por vezes sim. Aborrecente ? Claro. Mas o que esperar ? O livro é sobre isso mesmo: adolescentes e suas crises existenciais, temperados por uma dose imensa de primeiro amor. Só que com muito câncer no meio de tudo isso. O tempero exótico fica por conta do humor sarcástico e irônico da protagonista.

Elaborando melhor: O livro conta a história de Hazel, uma adolescente com câncer de pulmão, e como ela descobriu o amor. Hazel encontra-se em estágio terminal e sobrevive às custas de um medicamento experimental. Frequentando um grupo de apoio se depara com um rapaz, Augustus, que já se encontra em fase de remissão de um câncer ósseo que lhe custou a amputação de uma perna. O interesse mútuo é imediato. A amizade se solidifica logo. O amor cresce em progressão geométrica. Na velocidade de quem não tem tempo a perder. Literalmente.

O amor entre dois adolescentes vítimas de câncer. Trágico não ? Nem tanto, quando você se depara com uma garota, como Hazel, que se mostra uma garota cheia de personalidade e que usa do seu humor ácido pra driblar as adversidades que essa doença carrega. Sua vida não tem nada de normal. Mas ela exerce e vivencia toda a normalidade dos conflitos que permeiam a adolescência.

Durante a leitura você tem consciência que está diante de uma leitura “adolescente”, mas o tema “câncer” e crianças e adolescentes com câncer te deixa tão atordoado que não há como se negar a ouvir o que poderia estar se passando na cabecinha de quem passa por esse drama.

E o que você descobre ? Que apesar das particularidades sobre o enfrentamento da doença, eles vivem os mesmos dramas que costumam afligir os adolescentes em geral. Por isso logo se conclui na leitura a importância de não se deixar de lembrar que essas pessoas não se resumem a sua própria doença … elas estão cheias de dúvidas, de dor, de amor, de saudade, de curiosidade, de mau humor, de inquietação e todos os outros sentimentos que permeiam a alma de qualquer adolescente.

Só que além de tudo isso, há ainda a dor, as restrições, a morte que ronda. Inquietante vida adolescente. 

Embora simples, curti o livro. Recomendo a leitura.

 

Que livro ? A culpa é das estrelas
Quem escreveu ? John Green
E a editora ? Intrínseca
E sobre o que é ? A trajetória de amor e luta traçada por uma adolescente com um câncer terminal, que se apaixona por outro adolescente vítima de câncer.  Sua luta diária não é apenas contra o câncer, mas também contra a superproteção dos pais, contra a solidão, contra as limitações físicas que a doença lhe impõe. Mas nada disso tira dessa garota o humor para lidar com tudo isso. Sem deixar de lado algumas crises de adolescente.
Empolgante ou Enfadonho ? Acho que cada pessoa deve ler para ter sua própria experiência. Eu reconheci momentos de mormaço, onde a história se enveredada pra a obviedade ou por um apelo piegas, mas não perdi o interesse pelo livro em nenhum momento.
E a linguagem ? Fácil e acessível. Capítulos curtos. Curti a pesquisa médica por trás do livro, que expôs o mínimo necessário sobre jargões e significados técnicos de sintomas e sobre o tratamento, tornando o andar dos acontecimentos razoavelmente plausíveis sem preocupação de fazer dele um livro de apelo médico.

Recomenda ? Não é um livro fenomenal, nem imperdível. Mas é um passa-tempo agradável.

Ahhh, e lembrando: Tem filme vindo aí. A estréia prevista para os States é em junho. E ainda sem data para lançamento no Brasil.
 

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...