literatura

Sopa de Letrinhas: O Tigre na Sombra (Lya Luft)

15.06.2015

0
0
0
0
0
0

Finalizei a leitura de mais um livro: O Tigre na Sombra da Lya Luft. O livro é super fininho e acabei lendo ele em poucos dias. Que história forte e incrível !

Comprei esse livro ao acaso, numa promoção, sem nada saber dele. Apenas porque era da Lya. Eu nunca tinha lido nenhum livro dela, apenas alguns textos em jornais e sou super fã da sua escrita. Agora me apaixonei de vez pela escritora.

Há muito tempo eu não lia um livro com essa qualidade literária. Confesso que nem lembrava mais como era absolutamente encantador. Adoro os livros que venho lendo, sim, adoro os livros bem comerciais, os livros populares e as histórias fantasiosas dos best-sellers. Ou mesmo livros sem muita pretensão. Mas quando você pega um livro mais denso pra ler, com uma escrita mais elaborada, uma história mais pensante, mais reflexiva, mais visceral … o êxtase literário é outro !

O Tigre na Sombra é um romance que revela os dramas vividos por Dolores ao longo da vida. Rejeitada pela mãe, Dolores tinha um defeito físico na perna que a fazia mancar e a colocava em segundo plano na vida da mãe, cujo amor e dedicação eram todos voltados a sua outra filha, Dália.
O livro está tão longe de um conto de fadas … ele retrata a dura realidade da vida. Tem relatos de bons momentos de Dolores, boas fases, adoráveis conquistas. Mas mostra uma trajetória volta e meia pontuada pela dor e pelas perdas. Nele você poderia reconhecer muitas pessoas a sua volta em alguns dos personagens pois são tragédias do dia-a-dia, factíveis e cotidianas.

Por fim, é um livro de coragem, força e perseverança. O defeito físico, Dolores tirou de letra. A parte mais difícil da vida foi lidar com os defeitos de alma e de caráter daqueles que ainda cruzariam seu caminho. Lidar com a incompreensão dentro da própria família, daquela que se espera acima de tudo amor. O misto de amor e raiva que se pode sentir por uma mãe que lhe renega a vida toda. Como crescer com fé em si mesma ? Dolores tinha a seu favor outras pessoas da sua família pra lhe apoiar. Pelo menos por um tempo.

É um livro fabuloso ! Amei ! Estou ansiosa pra ler mais livros da Lya Luft.

E pra quem já leu, sugiro que não deixe de assistir esse vídeo maravilhoso onde Lya Luft fala sobre sua obra O Tigre na Sombra.

Que livro ? O Tigre na Sombra
Quem escreveu ? Lya Luft
Qual a Editora ? Record
De que ano é ?  2012
A linguagem é simples e acessível ? É uma linguagem medianamente fácil. O vocabulário é fácil, mas a construção textual é um pouco mais densa. Requer uma leitura atenta e interpretação das analogias e metáforas. Mas não é uma leitura difícil, principalmente pelo vocabulário acessível. A temática simples também favorece a leitura.
 
E sobre o que é ? Conta a história de vida de Dolores, que nasceu com um defeito na perna e foi colocada em segundo plano pela mãe durante sua vida. O livro é permeado pelas complicadas relações amorosas e familiares da jovem, de menina à mulher. Se amparou nos avós pra contrabalancear a falta de amor da mãe e a passividade e falta de apoio do pai. Mas foi acima de tudo por conta da sua imaginação que conseguiu se ver forte e ir em busca das suas metas na vida. Ainda criança descobriu uma outra menina do outro lado do espelho. Dolores viu naquela imagem a garota que ela gostaria de ser. E assim ela foi crescendo e conquistando seu espaço, mesmo com tantos percalços que ainda surgiriam pelo seu caminho.
Cansativo, Empolgante, Irritante ? Absolutamente instigante. Adorei o livro; a história é envolvente e super interessante. Ficava ansiosa pela continuidade da leitura. Nada cansativo.

Recomenda ? Com certeza, leitura super recomendada. É um livro pequeno mas denso, que vale a pena ser lido com atenção. Ótimo tamanho para viagens. História melancólica mas adorável escrita. 

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...