cultura

Turismo em Foz: Passeio no Ecomuseu (Complexo Turístico Itaipu)

15.04.2017

0
0
0
0
0
0
Estou passada ao me dar conta nesta semana que eu lancei no youtube o vídeo sobre o passeio no Ecomuseu no final do ano e me esqueci completamente de fazer a postagem contando sobre o passeio aqui no blog. Gente, que fiasqueira !
Mas sempre é tempo ! Então hoje vou compartilhar com vocês esta experiência. Claro que vou aproveitar e também deixar o vídeo lá embaixo pra quem ainda não assistiu … aqui eu deixo algumas informações mais gerais sobre o Ecomuseu. 
O Ecomuseu é uma das atrações do Complexo Turístico da Itaipu. Nele vocês encontram um pouco da história local, da povoação da nossa região, um pouco sobre o desenvolvimento da cidade através de fotos e principalmente sobre a construção da itaipu e também nossa biodiversidade.

O Ecomuseu faz parte do Complexo Turístico da Itaipu mas não fica lá dentro da Itaipu não. A estrutura fica um pouco antes de chegar no pórtico da barragem. É um passeio totalmente independente dos outros passeios mas eu acho extremamente recomendável que você já avalie quais outros pretende fazer na Itaipu pra ir pensando em tudo que pode conjugar num dia só, já que é tudo meio perto.  Entre outros passeios, tem: o passeio na Itaipu (seja o panorâmico ou o Circuito Especial), o passeio no Refúgio Biológico, o passeio de barco nas águas do rio através do Kattamaran, o Ecomuseu, enfim … e tem mais opções ainda. No site oficial Turismo Itaipu  é possível consultar sobre os atrativos do Complexo Turístico.

A última vez que eu estive no Ecomuseu eu era ainda adolescentinha .. foi na época da escola (vixi, quantos anos fazem isso hahahaha) … aqui em Foz é comum os colégios levarem as turmas de colégio pra passear nos atrativos da Itaipu para que a gente aprenda desde cedo sobre a Usina, sua história, sua construção, a geologia e hidrografia local, etc. Tem muitos aspectos de aprendizado que podem ser explorados através de uma visita na Itaipu. Mas depois daquela época .. nunca mais estive no Ecomuseu. E confesso que eu nem sentia muita atração mesmo por voltar lá … não lembrava de ter sido algo tãoooo especial.

Mas ir no Ecomuseu foi uma surpresa e tanto ! Me deparei com uma estrutura muito legal, cenários lindos, maquetes tão perfeitas (eu lembrava da Maquete enorme da Itaipu, mas hoje tem muito mais coisas por lá), objetos antigos da época da construção da Itaipu, seções sobre nossa flora e fauna e muito mais.

Realmente achei o passeio incrível. Ainda mais pra gente que é de Foz e não paga nada pra entrar. Em geral eles dizem que o passeio dura 45 minutos … eu acabei não conseguindo completar o passeio pois fiquei tirando muitas fotos e filmando para o blog … como eu fui super tarde pra lá, acabei não conseguindo ver com muita atenção os stands finais do museu. Mas os funcionários foram incríveis … permitiram que eu seguisse ainda por todos os corredores para olhar um pouco mesmo o museu já tendo dado o tempo para o fechamento. Achei muito legal. E na saída a guarda ainda me orientou que eu podia ficar a vontade pra passear pela área externa ainda.

Pra quem curte realmente agregar conhecimento quando viaja, acho mais válido ainda. Pois tem seções de interação que ajudam a conhecer um pouquinho sobre nossa região, nossa história, a história da construção da Itaipu. Uma das coisas mais lindas que vi por lá é um mural enorme cheio de fotos 3×4 dos funcionários que fizeram parte da construção da Usina. É tão forte, tão bonito, tão vívido. Não tenho foto do mural mas acho que aparece no vídeo que postei no youtube (está lá no final da postagem). Enfim, é um passeio gosto e cult. Juro, não é nada maçante. É tudo pensando pra ser feito de forma lúdica, interativa mas com conteúdo explicativo compacto.

Essa sala abaixo é muito linda !

Achei o passeio bem gostoso e vale a pena. Pra quem curte explorar o lado mais histórico e cultural, nem se fala. É parada certa. Mas acho que é um lugar super bacana pra todos visitarem … tem um caminho curto mas gostoso, cheio de cenários encantadores. Super recomendo que vocês façam.

O ingresso custa R$ 12,00 reais inteira e tem meia entrada pra crianças de 7 a 12 anos, idosos, estudantes, professores em exercício no Brasil, jovens do CadÚnico e doadores regulares de sangue. Já as crianças até 6 anos, pessoas com necessidades especiais e a comunidade local (moradores locais) tem entrada gratuita. Aliás, moradores de Foz fiquem atentos: além de isenção pra vários dos passeios da Itaipu, ainda contamos com desconto de 50 % para os passeios especiais como o Circuito Especial e o passeio de Kattamaram.

Algumas informações importantes:

  •  A visitação não é guiada  – mas é bem intuitiva. Basta seguir o ritmo das portas.
  • Em 1 hora é possível fazer o passeio. A menos que você seja como eu: do tipo que se arrasta por corredores e prateleiras quando visita um shopping, um museu, uma exposição, etc. 
  •  A visitação já começa na área externa: lá fora tem alguns equipamentos antigos que fazem parte da história da colonização do Paraná com plaquinhas explicativas. Tem também este trator monstro que vocês puderam ver na última foto … dá pra ter uma ideia do tamanho dos “bichaninhos” usados pra construir a usina.
  • Não pode entrar com mochilas e sacolas lá. No máximo uma bolsinha pequena.
  • Na entrada, bem na bilheteria, tem banheiros e também tem armários disponíveis pra você guardar seus pertences enquanto faz a visitação. Não paga nada pra usar.
  • Pode tirar fotos a vontade ! Falo isso porque tem muito museu que não permite foto em tudo que é lado.
  • O Ecosumeu tem um setor que é itinerante, ou seja, as obras expostas nesta sala alternam de tempos em tempos. Acho isso bárbaro porque diferentes visitas rendem diferentes experiências. Quando eu fui o artistas expondo era o Marcos Pagani. 
  • Quando visitar qualquer atrativo do Complexo Turístico Itaipu, não esqueça de usar a hashtag #TURISMOITAIPU nas postagens nas redes sociais
Quem quiser acompanhar um pouco do meu passeio pelo Ecomuseu, fiz um vídeo mostrando um pouquinho de tudo por lá. Vou deixar o vídeo no final da postagem. Antes, curtam um pouco das fotos que tirei pelo Ecomuseu.

E era isso.
Até a próxima postagem.

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...