DICAS DE FOZ

Onde encontrar bons sebos em Foz do Iguaçu ?

26.07.2018

0
0
0
0
0
0

Hoje temos uma postagem especial para os devoradores de livros. Um post que, espero, ajude a lançar uma luz sobre moradores de Foz do Iguaçu e também visitantes que são ávidos por leitura. Aqui em Foz do Iguaçu contamos com poucas mas boas livrarias. Das livrarias tradicionais, as mais importantes são a Kunda, a Livrarias Curitiba e a A Página. Mas além disso Foz do Iguaçu também possui alguns sebos muito interessantes. Com anos de mercado, eles se destacaram mais recentemente principalmente com o crescimento do sistema educacional da cidade, o que certamente deve ter contribuído para fazer circular um maior número de títulos e aumentado a demanda por livros e como consequência também a sua disponibilidade.

Os dois sebos dos quais gostaria de falar em especial são o Sebo Cultural e o Sebo Amadeus. Eu conheci eles por conta da Feira do Livro, que ocorre anualmente aqui na cidade. E todo ano eu topava com os sebos entre os expositores e fui adquirindo o hábito de esperar ansiosamente pela Feira para fazer uma bela estocada de livros.  Imaginava eu que eles vinham de outro lugar, não sei o que eu pensava pra não me ocorrer de perguntar pra eles se eles teriam algum estabelecimento físico por aqui.  Mas quando descobri, já virei fã ao visitá-los.

 

Vamos começar falando do Sebo Amadeus. Este sebo fica localizado no antigo “Calçadão” de Foz do Iguaçu. Ele é grande e abarrotado de livros, entre novos e antigos. Além disso conta também com gibis, revistas, lp’s, cd’s, apostilas, material escolar de vários tipos. O sebo é comandado pelo Sr Amadeus, figura muito simpática que explana sobre sua história com os sebos com uma mistura de sentimentos, da paixão a frustração. A paixão pelos livros, a frustração narrada mediante algumas situações onde se reconhece a falta de reconhecimento das pessoas para com os sebos. Numa conversa rápida com aquele Sr., pude perceber que ele estava longe de ter naquilo apenas um negócio. Certamente existe um elo emocional grande entre esse Sr e o que representam os livros antigos e os sebos.

No Amadeus vocês encontram muitos livros dos mais variados assuntos. A dificuldade do local está na falta de organização. É departamentalizado por assuntos, mas o espaço não é suficiente para tantos livros, o que torna muitas vezes o espaço bastante confuso. Mas isso não abate os adoradores de sebos. Com certeza a “pilhagem” fica mais aventureira. Me sinto como uma pirata que navega em mares de letrinhas, percorrendo diversos espaços temporais e desbravando os mais diversos assuntos, monstruosos e amigáveis, como seres marinhos gigantes ou golfinhos que te acompanham numa jornada pelo oceano.

 

 

Na Amadeus a quantidade de livros usados mas mais robustos ou vistosos e que estejam em excelente estado

Para quem procura livros para estudo, do tipo colégio, cursinho, concurso, há que ter paciência para buscar seus livros mas com certeza não sairá de mãos abanando. A quantidade de livros e apostilas é muito grande.  Não é tão vasta a oferta de livros mais recentes, do tipo campeões de listas de leitura. Já clássicos mais antigos podem ser encontrados com certa facilidade.  O acervo de revistas é gigante.  Muitos LP’s também podem ser encontrados.

 

 

Já o Sebo Cultural tem uma pegada bem diferente. Um espaço mais amplo e bem organizado, com os títulos catalogados e bem distribuídos por assunto bem como dispostos em ordem alfabética ao longo das prateleiras. Com livros novos e usados, chama a atenção a quantidade imensa de livros usados em ótimo estado. Como diferencial também tem o fato de haver uma quantidade maior de categorias de livros, como livros específicos sobre a gestação, uma boa fatia de livros de medicina e saúde, livros esotéricos, uma gama de livros sobre religiosidade separando os de religião dos puramente espíritas. Um canto que me encantou foi uma bela estante recheada de livros estrangeiros. Muitos livros em ótimo estado em inglês. Também alguns livros em espanhol, francês e até mesmo outras línguas.

Próximo dos livros em língua estrangeira temos também um setor bem peculiar de livros: livros de cinema e tv e um outro setor só de teatro. É bem provável que o início das atividades do curso de Cinema na Unila aqui em Foz devem ter contribuído para que essa categoria de livros comece a circular pelos sebos locais. E a gente agradece ! Uhu !

Mas pra mim o mais apaixonante do Cultural são as longas prateleiras destinadas a Biografia. Que fascinante !

 

 

Tanto o Amadeus como o Cultural contam com muitos gibis e também uma boa quantidade de livros infantis. Para quem tem crianças, a passada por lá é obrigatória. O Cultural conta ainda com um acervo muito bacana de livros infanto-juvenis. Mas acho que o principal ponto negativo do Cultural e´o fato de ter prateleiras muito altas, que inviabilizam a garimpagem de livros que você não espera encontrar. Sabe aquela coisa de você simplesmente vaguear pelas estantes e então encontrar um livro super especial sobre um tema super interessante e a preço maneiro ? Então … nas prateleiras lá de cima não dá pra fazer isso, porque é impossível enxergar os títulos. Então você precisa da ajuda das atendentes (mega solícitas por sinal) para pesquisar nos computadores e te dizer sobre títulos que procura. Mas para achar coisas ao acaso, sem estar procurando …. fica bem mais difícil.

O Sebo Cultural também tem um acervo de cd’s, LP’s e uma boa quantia de DVD’s de filmes. Enfim .. são muitos assuntos. E pra vocês terem uma boa ideia de como são os dois sebos, falei um pouco sobre eles e filmei o interior das lojas – o resultado é o vídeo “Sebos em Foz: garimpando livros usados nos melhores sebos”.  Neste vídeo vocês podem ter um panorama bem bacana de ambas as lojas.

Uma informação importante sobre o Sebo Cultural: Caso você não esteja disposto a gastar seu precioso tempo de turismo em Foz do Iguaçu pra visitar o sebo-matriz, você ainda pode ter a chance de encontrar algum livro bacana visitando os stands que o Cultural tem pela cidade. Eu sei de dois locais ontem eles expõem alguns livros para venda: no supermercado Big (Av. J.K.) e no Shopping Catuaí Palladium (Av. das Cataratas).  É uma oportunidade de encontrar um livro legal. Mas que fique claro: de forma alguma a visita a um desses stands substitui a experiência de visitar a matriz do Sebo Cultural pois a quantidade de livros nestes expositores é ínfima. Enquanto no Cultural original mesmo, não há como dar conta de ver tudo que tem por lá.

Eu particularmente adoro os dois sebos. Não importa a diferença entre eles … no momento que você encontra um livro especial, toda a visita faz valer a pena, não é mesmo ?

Bom, eu vou deixar aqui embaixo o link do vídeo mostrando os Sebos para que visitem e conheçam melhor.

 

 

Era isso por hoje ! Espero que essa informação seja útil a todos os Ratos de Sebo que moram em Foz ou mesmo que estejam visitando nossa cidade.

 

Beijos

 

ENDEREÇOS

SEBO AMADEUS

Endereço: R. Barão do Rio Branco, 618 – Centro, Foz do Iguaçu – PR, 85851-310
Telefone: (45) 3574-4988

SEBO CULTURAL

Endereço: R. Jorge Sanwais, 623 – Centro, Foz do Iguaçu – PR, 85851-150
Telefone: (45) 3025-3331

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...