DICAS DO PARAGUAI

Paraguai: Brinquedos que estimulam Habilidades Manuais das crianças (tricô, confecção de bijouterias)

05.08.2018

0
0
0
0
0
0

Há tempos atrás eu havia mostrado pra você uma lojas nos Estados Unidos onde fiquei embasbacada com uma seção de brinquedos destinadas a estimular as crianças a confeccionar e produzir diversos produtos: eram almofadas, bijouterias, cachecóis, enfeites para cabelo, enfim .. uma infinidade de produtos para a criança colocar a mão na massa e aprender cedo sobre como nossas próprias mãos são capazes de criar e obtermos assim um produto final sem recorrer as lojas e supermercados.

 

 

 

Meu encantamento foi motivado até mesmo porque eu nunca tinha visto tamanha variedade de produtos com esse fim e não sabia se havia algo similar no Brasil. Pois bem … agora descobri que no Paraguai tem ! Isso mesmo … muito mais pertinho do que precisar ir lá pro hemisfério norte atrás desses produtos.

Em um mercadão do Paraguai encontrei uma seção inteira dedicada a produtos pra que crianças e adolescentes possam desenvolver suas habilidades motoras e criativas confeccionado seus próprios acessórios. São vários kits diferentes embora muitos deles tenham um mecanismo parecido para o desenvolvimento dos acessórios.

 

 

Tem desde kits para tricotar e confeccionar echarpes, gorrinhos pra cabeça, colares, pulseiras, bandanas e laços para a cabeça, além de alguns outros acessórios para os cabelos. Cada kit é vendido separadamente para produção exclusiva de uma única peça. Então para que a criança possa aprender a fazer várias coisas diferentes, o ideal é investir em vários dos brinquedos. Mas os preços são tão baixos que o investimento não é pesado principalmente  considerando os benefícios ao fazer com que a criança saia um pouco do celular e foque mais em atividades “do mundo real”.

 

 

Eu confesso que nem eu mesma sei tricotar e fiquei curiosa pra ver sobre qual a facilidade de confeccionar os acessórios em lã. O próprio kit já traz os novelos de lã necessários para a produção de cada acessório. Então o legal é depois ir comprando outras cores e tipos de lã para que a criança possa ir produzindo peças diferentes.  Quem sabe numa próxima ida ao Paraguai eu compre um só pra experimentar e quem sabe inovar futuramente aí nos looks. Rsrsrs.

Embora possam ser destinados a crianças e adolescentes, é bem provável que mais as crianças ou adolescentes mais jovenzinhos se interessem pelos kits destinados a confecção de bijouterias, já que os kits para esse fim trazem aquelas pecinhas plásticas com cores e carinha mais infantis.  Acho tão positivo você disponibilizar esse tipo de brinquedo para que as crianças se conectem mais com atividades que desenvolvam mais sua coordenação motora, atenção, paciência e criatividade – e tudo isso sem envolver nenhuma tecnologia moderna !

 

No youtube eu postei um vídeo onde mostro os kits e vocês podem conferir os preços de cada produto. Confiram lá :

E aí, curtiram ? Bora colocar essa criançada pra tricotar ?

 

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...