DICAS DE FOZ

Contrabandistas inovam para atravessar eletrônicos pela fronteira

04.07.2020

0
0
0
0
0
0

Fomos surpreendidos recentemente com novas técnicas utilizadas por contrabandistas para atravessar eletrônicos e mercadorias diversas pela fronteira entre Brasil e Paraguai.

Os contrabandistas inovam nessa travessia tendo em vista que as vias de acesso estão mais escassas. A rota terrestre, amplamente utilizada, já não é mais possível utilizar visto que a fronteira está fechada por conta da Pandemia de Corona Vírus.

Desde que a a pandemia de Covid19 se expandiu e a travessia na Ponte da Amizade se interrompeu, vários flagras foram realizados pela polícia federal de tentativas de travessia ilegal através do rio Paraná.

Inicialmente muitas notícias que recebemos foram de paraguaios que tentavam sair do Paraguai e vir para o Brasil em busca de trabalho, visto que o fechamento do comércio em Ciudad del Este trouxe grande onda de desemprego e crise econômica na cidade.

E assim o vistoriamento policial se intensificou em ambas as margens para impedir que as barreiras sanitárias não fossem rompidas em ambos os países.

E é claro que o trabalho permanente da Polícia Federal e Exército de defesa das fronteiras, a busca e represália às drogas e ações em combate ao contrabando seguiram firmes.

 

DRONE CARREGA CONTRABANDO NA FRONTEIRA

 

Foi uma grande surpresa quando a primeira notícia surgiu há poucos dias atrás sobre o uso de um grande drone para transporte de mercadorias da margem paraguaia para a margem brasileira.

O mais impactante neste filmagem é que o vídeo parece ter sido filmado pelos próprios contrabandistas e acabou sendo lançado na rede talvez por eles mesmos.

No vídeo é possível ver um grande drone com um pacote médio sendo “içado” junto dele no vôo, e comandado até a outra margem do rio (brasileira), onde alguém já o espera.

Imagem ilustrativa

 

Pelo que se observa no vídeo é bem provável que o drone seja um drone de porte grande e de alto custo. Talvez podendo custar alguns milhares, talvez dezenas de milhares de reais.

E pelo volume da caixa, e mesmo pelo porte do drone, foi suposto por especialistas que ele pode ser capaz de carregar talvez mais de 10 kg de carga. Claro que tudo suposições em cima de um vídeo.

 

CAPTURADA LANCHA DE CONTROLE REMOTO COM CONTRABANDO

 

Outro vídeo que chamou muito a atenção tanto da polícia como da comunidade de Foz do Iguaçu, foi a ação inovadora dos contrabandistas ao utilizar um barco motorizado para trazer mercadorias do Paraguai para a margem brasileira do rio Paraná.

O vídeo impressiona devido a velocidade com que o barco se desloca pela água. Com certeza não é um brinquedinho comum de controle remoto, mas um barco de brinquedo do tipo mais de colecionador, talvez até do tipo especial para corridas na água.

Mas o maior triunfo mesmo foi a captura de um barco de controle remoto carregado com 5 caixas de celulares. Esse barco estava com as caixas amarradas na parte superior do barco e com uma cuidadosa proteção para que a água não invadisse as caixas e não danificasse os equipamentos celulares.

Embora vários jornais locais divulgaram sobre essa apreensão realizada pela polícia federal, nenhuma mencionava exatamente quantos celulares continham no barco. O fato de haver 5 caixas de celulares não quer dizer que haviam exatamente 5 celulares apenas. Pode ser que haviam 5. Pode ser que cada caixa levava 4 ou 5 aparelhos dentro. O que é bem mais provável, já que as caixas podem ser trazidas de outras formas para solo brasileiro mais facilmente.

Mas é claro que isso não quer dizer que alguém está lucrando com alguma viagem por 5 celulares. Além das caixas poderem estar carregando mais aparelhos em cada caixa, sabe-se lá quantas viagens esse barco elétrico não fazia por dia trazendo contrabando do Paraguai para o Brasil pelo rio Paraná ?

O fato é que esse barco não fará mais viagens. Mas sempre ficamos pensando. Quantos outros haverão por aí ? Que outras estratégias os contrabandistas estariam usando ?

 

 

Novos tempos

 

Usualmente o que mais vemos é a vinda via barcos e lanchas para fazer travessias clandestinas principalmente no período da noite, quando é mais fácil tentarem desviar das vistorias que as polícias das fronteiras fazem pelas margens dos rios.

Em tempos de Pandemia, tanto pela crise econômica em Ciudad del Este como pelas dificuldades de movimentação, novas formas de explorar os caminhos do contrabando vão surgindo. E a polícia é claro tem que correr atrás para descobrir formas de burlar mais esses novos sistemas utilizados.

Gravei um vídeo contando sobre como a polícia federal tem identificado essas novas formas de travessia ilegal de mercadorias na Ponte da Amizade. Visitem o link para assistir.

 

 

 

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...