Sem categoria

Cinquenta Chapéus que mudaram o Mundo

12.07.2020

0
0
0
0
0
0

SOPA DE LETRINHAS: Cinquenta Chapéus que Mudaram o Mundo

 

Finalizei esses dias a leitura do livro “Cinquenta Chapéus que Mudaram o Mundo”. Esse livro faz parte de uma série de livros focados na história de acessórios da moda e vestuário e outros itens que mudaram o mundo.

Essa série de livros é do Design Museum e foi no Brasil lançado pela Editora Autêntica.

Além deste dos Chapéus que comprei tem outros temas, como o “Cinquenta Bolsas que mudaram o mundo”, “Cinquenta vestidos que mudaram o mundo”, “Cinquenta carteiras que mudaram o mundo”, “Cinquenta carros que mudaram o mundo”.  Eu não sabia disto até pesquisar sobre o assunto, nunca sequer vi esses outros a venda em livrarias físicas.

Aliás o meu livro mesmo, o dos Chapéus, eu comprei em um sebo em Foz do Iguaçu. Isso mesmo. Foi daqueles achadinhos maravilhosos de sebo. Já vi ele disponível em vários sebos virtuais.

E eu comprei sem nem saber muito sobre o livro. Foi mais pela simpatia pelo assunto mesmo pela alegria da capa. Vocês já estão cansados de saber que sou dessas: compro livros “no escuro”, apenas pelo título e capa, mesmo sem saber nada sobre ele.

 

 

 

Mas a minha grata surpresa é que o livro é uma delícia de ler. O livro Cinquenta Chapéus que mudaram o mundo ao contrário do que podem pensar, não traz apenas uma relação icônica de chapéus que possam ter feito muito sucesso nas passarelas. Isso foi o que mais me surpreendeu.

Claro que há sim muitos chapéus ligados a moda e também alguns expostos que são especificamente grandes peças do cinema. Mas realmente não tem como não estarem no livro. Mesmo que você não seja um grande apreciador da área, você jamais vai deixar de reconhecer a influência que ao menos algumas dessas peças teve no seu momento de intervenção.

E claro, há alguns que são mencionados pois foram presenças tão inesquecíveis que jamais serão esquecidos. Seja porque o chapéu foi inesquecível, quem o usou ou o momento em que ele foi usado. E nem sempre isso foi numa telona. Isso pode ter acontecido até mesmo quando alguém é eleito presidente ou uma rainha coroada por exemplo.

 

O cinema em alguns momentos apenas estrelou ou chocou e em outros influenciou o mundo

 

 

Nem tudo é sobre moda nesse livro

 

Quando se trata de  mudar o mundo, é o mundo mesmo. Portanto, a leitura é sobre os chapéus que realmente influenciaram a sociedade em diversas formas: aborda adornos e chapéus usados por rainhas por exemplos, ou por certas congregrações religiosas, ou chapéus adotados por determinadas culturas e ligados a alguma condição histórica social.

 

O chapéu de ordem religiosa

 

 

E é claro que há uma grande gama de chapéus ligados a moda e que fizeram sucesso no cinema e repercutiram assim nos hábitos de consumo de forma mundial.

Como a história de cada chapéu ou adorno está atrelada a um contexto histórico e social de época, a leitura acaba sedo bastante enriquecedora. E é uma forma deliciosa e divertida de aprender mais sobre a cultura mundial.

 

A contextualização social histórica das vestes femininas

 

 

Eu particularmente adoraria que cada item fosse explorado mais a fundo. Não me importaria nem um pouco se os textos fossem um pouco mais trabalhados e até um pouco mais técnicos ou a ambientação histórica mais explorada.

Mas eu entendo que o propósito do livro não é ser um livro técnico de moda e por isso foi feito de maneira tão leve e sucinta. São textos simples, que explicam sobre a história de cada adorno ou cada chapéu sem grande aprofundamento mas o suficiente pra trazer mais conhecimento.

Para quem procura uma leitura gostosa, casual, gosta de moda, estilo, história, cinema, com certeza é um pedido mais que certeiro.

E ainda é possível encontrar esse exemplar em algumas livrarias virtuais e até mesmo em sebos.

O meu eu comprei no Sebo Cultural, que fica localizado no centro de Foz do Iguaçu. É uma ótima opção para quem busca livros usados. Eles tem livros novos também. São super organizados e tem uma imensa quantidade de itens bem conservados.

E sabe que gostei tanto desse livro que já estou me programando para comprar algum dos outros exemplares que fazem parte da coleção do Design Museum.

E pra finalizar, não esqueça de visitar o post especial que tem no blog com dicas super especiais com os melhores sebos de Foz do Iguaçu.

 

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...