DICAS DO PARAGUAI

É necessário teste de Covid para fazer compras no Paraguai ?

03.03.2021

0
0
0
0
0
0

Uma dúvida frequente nas redes sociais nos últimos dias tem sido sobre a possível exigência pelas autoridades locais de testes negativos de covid para ingresso no Brasil após fazer compras no Paraguai.

Essa confusão aconteceu pois foi uma nova exigência que passou a acontecer nos últimos dias e ficou um tanto quanto confusa a divulgação sobre como seria a exigência de testes e para quem efetivamente se aplicaria.

Os testes negativos de Covid já vinham sendo exigidos para quem ingressava no Paraguai para viagens de longa distância. Ou seja, não era uma exigência para o turista que vem a Foz e vai a Ciudad del Este fazer compras.

Quem vai fazer compras em Ciudad del Este tem o que chamamos de “permisso comercial”, ou seja, uma permissão de estadia para negócios. No caso, para fazer compras. Essa permissão dá o direito de transitar por até 30 km na fronteira e o turista tem que sair no mesmo dia do país.

Já o brasileiro que ingressa no Paraguai para visitar cidades mais interioranas deve fazer o registro de entrada no país e apresentar documentos e também o teste negativo. Ok, isso é em relação a entrada no Paraguai.

 

 

E sobre a entrada no Brasil ? O retorno das compras ?

 

A dúvida sobre se o turista brasileiro deveria entregar teste negativo quando retornasse de viagem surgiu por conta de um comunicado feito pelo prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, a respeito de blitz verificando testes.

Mas atenção ! Essas blitz serão para verificar apenas carros com placas paraguaias ingressantes em território brasileiro. Ou seja, não será aplicada ao turista comum que vai às compras em Ciudad del Este.

O objetivo será sim exigir teste de covid negativo de paraguaios (apenas de estrangeiros !) e será uma exigência por amostragem, pois será por meio de blitz.

Como a promessa era que tanto os motoristas como os passageiros teriam que apresentar os testes de covid negativos, houve um grande alvoroço nas redes sociais. Isso porque se pensou que brasileiros utilizando veículos de transporte de turismo poderiam ter que apresentar exames também. Mas o prefeito foi bem categórico ao afirmar que a exigência se aplicaria apenas a estrangeiros.

Esse comunicado foi feito em uma live realizada há alguns dias e tudo isso ainda seria detalhado melhor via decreto para esclarecer melhor como funcionarão as regras. Por enquanto, autoridades brasileiras ainda estão negociando com autoridades paraguaias.

Sendo assim não há motivo para pânico. Turistas compristas que vão a Ciudad del Este apenas para fazer compras não precisam apresentar testes negativos de Covid.

Temos que avaliar também se alguma alteração irá ocorrer nos próximos dias. Seguindo o modelo que vem ocorrendo no restante do país, com colapso no sistema de saúde em vários locais, o Alto Paraná (província que tem Ciudad del Este como capital) também apresenta uma grave crise na saúde no momento com escassez de leitos de covid.

Estamos aguardando se alguma medida restritiva pode vir a ser tomada pelo governo do Paraguai visto que o país vizinho foi bastante rígido nas condutas de isolamento e fechamento de comércio durante muito tempo, castigando inclusive imensamente a economia da nossa vizinha Ciudad del Este.

Neste momento que Foz do Iguaçu e todo Paraná vivem Lockdown, Ciudad del Este segue com comércio funcionando normalmente e inclusive com muitas baladas agitadas na cidade. Isso contrabalanceia imensamente com o cenário caótico visto na saúde. Existe uma apreensão sobre medidas para os próximos dias. Mas vamos esperando.

Pelo momento Foz do Iguaçu segue com Lockdown e também com Toque de recolher, e deve por hora permanecer assim até o dia 08 de março de 2021.

Para maiores informações sobre quais os serviços essenciais que estão funcionando em Foz do Iguaçu durante o Lockdown acesse o vídeo no youtube.

 

 

 

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...