DICAS DO PARAGUAI

Máscaras estão liberadas em Ciudad del Este

22.04.2022

0
0
0
0
0
0

O Governo do Paraguai liberou na última semana a emergência sanitária no país e com isso também fica desobrigado o uso das máscaras de proteção (os chamados tapabocas).

O uso obrigatório das máscaras era dependente da vigência e continuidade da emergência sanitária. Ainda assim é importante salientar que o Ministro da Saúde recomenda ainda que a máscara seja usada em determinadas situações específicas no Paraguai.

Talvez seja estranho para alguns falar sobre isso, pois há algum tempo o uso das máscaras já vinha caindo bastante em Ciudad del Este, mas o fato é que muitas lojas no Paraguai ainda exigiam sim o uso das máscaras e isso era respeitado pela maioria das pessoas.

Nas lojas pequenas era comum vermos funcionários sem máscaras mas nas maiores lojas tanto funcionários como clientes vinham respeitando a legislação vigente na maior parte deste tempo.

Já nas ruas era nítido que o uso das máscaras havia caído exponencialmente há bastante tempo e era muito raro ver os paraguaios de máscara neste ambiente. E mesmo os compristas acabavam usando menos nas ruas. Até mesmo porque caminhar no Paraguai, carregando sacolas, no calor, e com o rosto tapado, não era muito fácil.

 

Mas depois que a obrigatoriedade do uso de máscaras caiu em boa parte das cidades brasileiras, passei a observar cada vez um número maior de brasileiros circulando sem máscaras mesmo em lojas maiores. Já era um caminho sem volta.

Mas não foi por isso que o governo paraguaio aderiu a essa decisão. Essa decisão ve

io de Assunção, da presidência, e este atrelada realmente aos números de contaminação e de vacinação no país.

 

Mas o que muda afinal ?

A liberação envolve apenas o uso dos chamados tapabocas, ou seja, as máscaras. Mas calma, preste bem atenção se você é turista, pois no fundo, as outras exigências não te afetam realmente. A menos que você pretenda viajar para dentro do Paraguai.

A exigência de certificação de vacina e PCR negativo para os não vacinados continuam sendo exigidos para aqueles que ingressam no país, mas é importante lembrar que turistas que visitam Ciudad del Este para compras NÃO precisam apresentar esses documentos.

Então você turista, desde que ingresse no Paraguai apenas para compras, entrem e saiam no mesmo dia, não é preciso nenhum tipo de compravação, seja de vacina, ou PCR.

Liberação nas Lojas do Paraguai

 

Com esta medida as máscaras não serão mais exigidas nos comércicos, estabelecimentos privados, restaurantes nem em eventos sociais.

Locais como escolas, faculdades, igrejas, entre outros, também não exigirão uso de máscara.

 

Onde a máscara será obrigatória ?

O uso da máscara será exigido nos estabelecimentos de saúde (sejam eles públicos ou privados), em locais destinados a vivência ou uso de idosos e também locais para atendimento de pessoas com sintomas respiratórios.

Claro que você que prefere continuar usando máscara, pode continuar usando nas suas viagens e compras, pois não deixa de ser uma proteção.

Também é recomendável você usar máscara caso utilize transporte público, táxi, van ou até mesmo moto-táxi.

 

 

Eu só espero muito que as lojas não abdiquem dos lavatórios nas entradas pois isso foi algo que sempre senti falta no Paraguai, independente de pandemia.

Pelo fato de mexermos muito nas coisas (mania de brasileiro de “ver com as mãos” rsrs) e tem muita coisa suja (no sentido de pó mesmo) e saímos das lojas com as mãos muito sujas. E é ótimo não apenas chegar nas lojas lavando as mãos mas também poder lavar as mãos na hora de ir embora.

Seja como for, continue se cuidando, se protegendo, mas não deixe de curtir a vida e viajar. Evoluímos e estamos aos poucos vencendo esta batalha e voltar o movimento humano tem sido uma parte do processo. Mas cautela e cuidado fazem destas viagens ainda mais proveitosas. Tire a máscara, deixe o álcool em gel.

 

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...