DICAS DO PARAGUAI

As lojas no Paraguai abrem no feriado de Páscoa ?

28.03.2023

0
0
0
0
0
0

A páscoa é um ótimo feriado para visitar Foz do Iguaçu e claro fazer muitas compras em Ciudad del Este. Mas a grande dúvida é: será que as lojas no Paraguai abrem no feriado de páscoa ?

Pois é, é bem provável que você não encontre as lojas abertas neste dia. Mas deixa antes eu te explicar porquê eu não posso te dar uma resposta certeira mas ao mesmo tempo te digo que é bem provável que não abra.

Um país muito católico

Em primeiro lugar é importante você saber que o Paraguai é um país muito católico. E eles levam os dias santos muito a sério. Isso quer dizer que alguns feriados santos serão imensamente respeitados e esqueça que alguma loja vá abrir.

Ok, alguns feriados são bem óbvios, como o Natal. É verdade. Mas há outros, que você nem desconfia.

No dia 08 de dezembro por exemplo, é celebrado o dia da Virgem de Caacupé. Neste dia muitos paraguais percorrem em romaria rumo à cidade de Caacupé para celebrar o dia da virgem. Ou que seja santificar seu nome em casa. Mas não se trabalha neste dia.

 

 

Sendo assim, para um povo tão católico, não é de estranhar que na páscoa seja diferente. A sexta-feira santa é um feriado nacional e portanto as lojas não devem mesmo abrir.

Mas a quinta, que muitas vezes é um feriado facultativo no Brasil, é um dia normal por lá.

Ferrou então ? Calma !

Sim e Não !

Uma coisa que você deve ter em mente é que a Páscoa é um dos feriados que tradicionalmente mais traz movimento para Foz do Iguaçu fora da época de férias escolares. Por vezes é o feriado de maior movimento da nossa cidade no ano todo tirando as férias.

Portanto, se na sexta e domingo de páscoa teremos comércio fechado em Ciudad del Este, espere por um sábado borbulhando de compristas na cidade no sábado.

Também já esteja ciente que é um feriado muito cheio em Foz do Iguaçu e que encontrará filas em todos os passeios por Foz do Iguaçu.

Portanto, para você que anseia por fazer compras com mais tranquilidade, vale a pena tentar se programar para tentar ir na quinta feira para o Paraguai, caso consiga vir com um pouco mais de antecedência e iniciar seu feriado com mais calma.

É certo que na quinta-feira você encontrará as lojas bem mais calmas com certeza.

 

Então está decido, não abre ?

Como eu disse lá em cima, não dá pra afirmar de certeza se as lojas abrem ou não nos feriados.

Isso porque as cidades devem obedecer as legislações vigentes e geralmente cada município lança seus decretos já bem em cima do feriado. É por isso que as lojas não conseguem comunicar com muita antecedência se vão ou não vão abrir nos feriados.

E não basta elas quererem abrir. Além de ser importante respeitar a legislação, os direitos dos funcionários, há ainda a questão financeira envolvida, que é a multa pela quebra do decreto se uma loja abre em dia não autorizado.

Mas o que por tradição sabemos, é que feriados santos tem uma tendência a serem realmente respeitados e as lojas não abrirem.

E já que estamos falando de abril, e Tiradentes ?

Os feriados exclusivos do Brasil não afetam o funcionamento das lojas em Ciudad del Este.

O feriado de 21 de abril é um feriado nacional brasileiro apenas. As lojas no Paraguai funcionam normalmente nesta data.

Agora que você já sabe sobre abril, fique antenado também sobre os outros feriados.

Sempre é bom pesquisar os que valem mais a pena visitar ou não, quando tem mais chances das lojas abrirem, quais dão mais movimento na cidade, etc.

Eu sempre digo, se é sua única oportunidade de vir: venha com cidade borbulhando mesmo e encare as filas e tudo certo. Mas sempre que possível, tente coordenar viagens com mais tempo de duração ou mesmo fora de temporada ou feriadões, para aproveitar mais.

 

DICA: Para você que está iniciando suas primeiras pesquisas sobre compras no Paraguai, sugiro assistir ao vídeo sobre onde fica o centro de compras em Ciudad del Este no Paraguai e como se localizar

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...