DICAS DO PARAGUAI

Como evitar comprar gato por lebre no Paraguai

11.04.2023

0
0
0
0
0
0

Foi-se o tempo que fazer compras no Paraguai era uma roleta russa. Hoje em dia é muito difícil cair em armadilhas nas compras por lá se você tiver feito sua pesquisa direitinho antes. E vou te dar algumas dicas para você saber como evitar comprar gato por lebre no Paraguai.

Em primeiro lugar saiba que é sim possível comprar os mais variados equipamentos eletrônicos de ponta e de ótima qualidade e com garantia de procedência e originalidade. Não só eletrônicos como outros produtos de marcas.

O que nem sempre você tem é garantia para troca, como nos casos do Brasil. Embora muitas lojas também ofereçam alguma garantia, a maior parte não vai te oferecer. Algumas marcas oferecem garantia de fábrica, e neste caso é importante que você esteja comprando num vendedor licenciado.

Exemplificando: muitas lojas vendem iphone no Paraguai. Mas para você ter direito a garantia de fábrica, é necessário que a compra tenha sido feita numa loja autorizada da apple. E não são muitas as lojas em Ciudad del Este que são autorizadas. Mas tem sim muitas que vendem produtos originais da marca e no geral não ouvimos ninguém reclamar. Afinal, quantas vezes você usou na sua vida a garantia de fábrica de algum produto ? Não é algo tão corriqueiro.

O importante é você saber ONDE fazer suas compras. Comprar em lojas confiáveis e que são reconhecidamente boas e notoriamente indicadas para os turistas.

Um grande erro cometido por turistas é achar que não basta comprar barato, tem que comprar no lugar mais barato possível. E é aí que o barato pode sair caro.

Então de forma prática, fique ligado nestas dicas.

Lojas de Confiança

A primeira dica já foi mencionada, que é comprar em lojas que é comprar em lojas de confiança.
Se você está comprando apenas bugiganga, não importa muito onde está comprando. Agora, na hora de comprar itens como eletrônicos, fotografia, perfumaria, bebidas, é importante você saber onde está comprando.
De um modo geral você vai notar que há muitas rodas de debate sobre compras no Paraguai e há uma lista relativamente pequena de lojas que são referência circulando em TODAS as rodas. Se atente a estes nomes.

As rodas de debates sobre o Paraguai

E já que comentei sobre as “rodas de conversa”, é mais do que bacana você participar delas. Podem ser grupos de whatsapp, grupos de facebook, fóruns de internet. Só tenha muito cuidado ao filtrar as informações.

É muito bom você ouvir especialistas em Foz do Iguaçu e Paraguai como influenciadores como eu e outros, que nos dedicamos a ajudar os turistas a selecionar o que fazer na viagem, onde comprar, etc.

O ruim é que as vezes você não sabe se aquele influenciador que você está seguindo está falando aquilo porque realmente está indicando aquele lugar para você, ou porque ele está obtendo algum tipo de vantagem econômica ao falar aquilo. O tal do “publi”. E eu não tenho medo de dizer isso.

Eu falo porque sei o quanto esse lugar de “influenciar” pode ser difícil. Não há nada mais libertador do que você não ter “rabo preso” com ninguém. Nem lojista, nem hotel, nem agência. Poder falar o que tem pra falar, é tão libertador. Ok, não dá muito dinheiro. Mas é maravilhoso poder saber que você está entregando aquilo que gostaria que te entregassem.

Mas eu não fico com medo de seguir pessoas do turismo por conta disso. Apenas tento ter filtro para o que leio ou ouço. Mas costumo seguir vários e quando vou viajar sempre me informo com eles sobre os locais que quero visitar. Discernimento e um pouco de palpite certeiro ajudam na hora de decifrar furadas de marketing.

Mas para mim a melhor filtragem é a diversificação de informações. Então pesquise em múltiplas fontes.

Uma das melhores são os grupos onde as pessoas que viajaram contam suas experiências, que são os grupos que mencionei lá em cima.

 

 

Informe-se sobre os golpes e lojas suspeitas na fronteira

Pode ser trabalhoso seguir tanta informação. Mas aqui em Foz do Iguaçu particularmente é proveitoso seguir páginas de notícias locais também.

Essas páginas costumam noticiar sobre coisas que não vão parar nas páginas de turismo, nos instagrams de viagens, nas páginas de influencers sobre a fronteira. Isso porque as pessoas só querem falar sobre as coisas boas.

E para divulgar o lado bom de Foz do Iguaçu, não se quer ficar falando sobre onde estão acontecendo golpes, sobre notícias de prisões por narcotráfico, sobre assaltos na ponte da amizade, sobre extorsão a turistas, etc.

Mas calma, nada disso é algo tão corriqueiro e que você tem chance de passar numa viagem simples para cá. Se você se informar, verá que muitas das situações expostas, em especial no caso de turistas que acabam sendo assaltados ou extorquidos, é fruto de desinformação por parte de turistas. E o pior, situações que eu mesma já comentei várias vezes no instagram e youtube para não fazerem.

 

Teste os produtos

Mesmo que você esteja comprando seus produtos numa loja grande, de referência e altamente indicada, teste os produtos antes de sair da loja.

Tempos atrás estive numa loja bastante conhecida e que já recomendei várias vezes no meu canal, onde comprei em duas ocasiões produtos que não funcionaram.

O primeiro foi um esfigmomanômetro digital (um aparelho de medir pressão). Comprei para ter em casa visto que meus pais são hipertensos. Comprei, não testei e não usei inicialmente. Levei pelo menos uns 2 meses pra fazer o primeiro uso. Não funcionou.

Eu já tinha jogado a nota há tempos fora, porque nem pensei que um aparelho simples desses não funcionaria.

Não aprendida a lição, há 1 ano atrás comprei um microfone, nesta mesma loja. Adivinhem ? Não testei. E depois quando fui usar tempos depois, não funcionou. Mais uma vez eu demorei pra usar e mais uma vez eu havia jogado a nota fora.

Há uns 3 meses atrás eu fui em outra loja, também referência no Paraguai, e como queria MUITO um microfone, comprei novamente. Aí eu falei pra vendedora da minha experiência com a outra compra. E ela me contou que microfone SEMPRE deve ser testado. Sempre. Veja bem, é uma loja que eu confio muito, e ela mesma acha que sempre deve ser testado esse produto, pois disse ela que é um produto que eventualmente pode dar defeito.

Pois fui até a área de testes, testei e funcionou muito bem e está em uso hoje no meu canal no youtube. Aprendi bem a lição. Mesmo nos aparelhos baratinhos, devemos testar, sempre. Pois eu não quis testar eles pois não queria pegar a fila de testes, por conta de uma compra que era relativamente barata (eu não pagara na época muito mais que R$ 100,00 em cada).

Mas não é porque é relativamente barato, que vamos rasgar uma nota de cenhão, vamos ? Mas eu fazia isso antes, só testava aparelhos mais caros. Não faço mais isso. Sempre testar, mesmo nas lojas que confio.

E vejam bem, não estou mencionando a loja aqui, pois não quero que tenham uma impressão ruim da loja. Sigo confiando nela e sei que foi um acaso de azar mesmo. Porque se eu tivesse testado, teria sido resolvido facilmente.

Mas e perfume, eu tenho que fazer testes pra ver se é real mesmo ? Calma, não confundam as coisas !

Eu estou falando TESTAR para ver se está tudo ok com o aparelho e não há defeito de fábrica. Não estou falando de problemas de originalidade. Se são lojas que confiamos, a originalidade já temos garantida.

 

Guarde as Notas fiscais

E claro, guarde as notas fiscais. Eu que moro em Foz do Iguaçu poderia também ter resolvido facilmente as situações se tivesse visto rapidamente que os produtos não estavam funcionado e tivesse guardado as notas.

Mas eu demorei para começar a usar os produtos e por conta dessa demora não tinha mais as notas.

Então é bom você não deixarem o dia de compras no Paraguai para o último dia de viagem. Sempre é bom ter um tempo livre sobrando na finaleira da viagem. Se você tiver alguma pendência pra resolver, pode ir até lá e fazer suas compras faltantes (sempre falta algo hehe) ou ainda resolver alguma treta que aconteceu com suas compras (mas lembrando que os riscos diminuem muito se você for atento a todas essas dicas).

 

 

Velhos discursos, turistas novos – sempre funciona

Fique atento com “pegadinhas” já batidas na fronteira. O tão famoso levar gato por lebre no Paraguai e que até motivou este post. Embora não seja a única forma de ser enganado.

Os lojistas mau intencionados adoram querer te empurrar produtos desconhecidos tentando te convencer que é uma compra excelente e ainda te cobram valores apenas um pouco inferiores às marcas referência do mercado.

Uma pegadinha comum é querer dizer que essa tal marca desconhecida tem as peças fabricadas pela mesma empresa da maior empresa do ramo. Por exemplo, vai te vender um celular de uma marca desconhecida e te dizer que as peças são as mesmas do celular Samsung, que ambos tem o mesmo fornecedor. Que apenas a montagem é feita em lugares diferentes e cada um coloca seu nome no produto.

Isso pode ser aplicado para os mais diversos tipos de produtos. E o pior é que não cobram tão barato por este produto, nem caro demais a ponto de você preferir ir atrás do produto original conhecido. Eles tem tanta lábia que é comum convencerem muitos desavisados. E aí claro, a pessoa leva para casa um produto sem valor nenhum.

Isso não quer dizer que você não possa experimentar marcas novas ou desconhecidas. Claro que pode ! Mas apenas se abra para novas marcas desconhecidas em locais de confiança e ao comprar produtos onde está disposto realmente a arriscar. Ou seja, que o valor valha a pena o risco.

 

 

Não queira ganhar demais

Já falei lá em cima mas volto a frisar. Perde quem muito quer ganhar.

Você já está no Paraguai, levando produtos mais baratos que no Brasil. Por que ficar “camelando” pelas ruas, andando por vielas desconhecidas, atrás do produto mais barato da cidade ?

Simplesmente aceite uma boa economia. Porque quem quer economizar tudo, pode acabar caindo em golpe.

Desconfie de lojas que ofertem valores excessivamente abaixo do valor de mercado em relação a outras lojas. A menos é claro que haja algum tipo de promoção especial acontecendo na loja.

Mas se os preços simplesmente são muito abaixo de todas as outras lojas, obviamente algo não está certo. Seja prudente.

 

Não aceite ajuda de guias de rua

Isso é exaustivamente falado na internet, nas redes sociais, nos mais diversos meios de comunicação e mesmo assim seguimos vendo notícias de turistas que acabam caindo em ciladas por conta dos “falsos guias de rua”.

Estes guias trabalham de forma organizada, como verdadeiras quadrilhas, e levam turistas para lojas em lugares ermos, de baixo movimento, e ali praticam extorsão, roubo, intimidação e sabe-se lá o que mais.

Não queira passar por essa situação. Em geral as pessoas são abordadas logo ao entrar me Ciudad del Este e não é incomum que percam nesta “brincadeira” TODO o dinheiro que traziam para compras. As vezes eles tentam obrigar as pessoas até mesmo a fazer pix caso carreguem cartão.

Então jamais aceite ajuda de guias que te abordem na rua. Se precisar de ajuda para se localizar, peça ajuda para vendedores em grandes lojas de referência.

Se possível já leve na viagem um mapa impresso assinalando as lojas que quer visitar, assim terá uma ideia boa da localização e fica mais fácil você definir seu roteiro.

 

Assessoria de Compras no Paraguai

Ok, você adora gatinhos, mas quer encher mesmo sua cartola de lebres na hora de ir embora, não é ? Então agora sim é hora de evitar levar gato por lebre no Paraguai e posso mesmo te ajudar isso.

Que tal tornar sua experiência de compras incrivelmente mais fácil e segura, você ainda pode contratar o serviço de assistência acompanhada para assessoria de compras no Paraguai.

 

DICA de vídeo: Recentemente contei em um vídeo sobre as notícias sobre os assaltos sobre a Ponte da Amizade. Assista para entender mais sobre como eles ocorrem.

Comentários


Amelia

junho 25th, 2023 as 22:45 (#)

Thank you for the material, it helped me understand the essence of the issue. https://br.gravatar.com/spaceman1br

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...