DICAS DO PARAGUAI

A antiga Casa China voltou igual ?

23.05.2023

0
0
0
0
0
0

A antiga Casa China, tradicional comércio de Ciudad del Este, reabriu já há alguns meses novamente depois de um bom tempo fechado.

Quem é dos tempos antigos de viagens para compras no Paraguai é impossível não conhecer essa loja. Famosa não apenas por ser uma tradicional loja multidepartamental mas um dos grandes chamariz que faziam todos entortarem os pescoços era quando suas vendedoras passavam.

 

 

O uniforme das vendedoras da Casa China era composto por uma microssaia preta, uma blusa justa vermelha (ou era o contrário ?) que era usada por dentro da saia e elas estavam sempre de meia calça e salto alto. Numa época em que as vendedoras por lá usavam apenas jeans e roupas super básicas e não se maquiavam para atender os “muambeiros”, as vendedoras do China eram uma sensação.

Mas as mercadorias também chamavam muito atenção é claro. Um dos grandes atrativos era o setor de perfumes. A Casa China era uma das grandes referências em Ciudad del Este para compra de perfumes importados.

Além disso o setor de decoração e itens para cozinha era um grande diferencial, sempre com peças bastante diferenciadas e que não encontrávamos em nenhuma outra loja. Era uma época em que não tínhamos essa abundância de lojas com produtos para cozinha como hoje.

Havia também o setor de esportes, de brinquedos, de bebidas, de jogos, de pesca, etc. Hoje podemos achar ela pequena perto de tantas lojas grandes que encontramos em Ciudad del Este, mas naquela época, o porte do China era considerado dos mais vastos e completos da cidade.

Por que fechou ?

Foram 49 anos funcionando, até fechar em 2019. E não pense que fechou por conta da pandemia. Até mesmo porque a pandemia só foi nos atingir mesmo em março de 2020. A Casa China fechou vários meses antes do Covid explodir no mundo.

Na época eu inclusive publiquei um texto explanando meu apontamento sobre porquê a Casa China fechou as portas. Claro que é puro palpite meu.

Eu via ela como uma loja que não acompanhara o progresso de Ciudad del Este e outras grandes lojas. Você percebia essas coisas desde a maneira como era atendida na área da perfumaria ou na liberdade de circulação para ver os produtos.

Citando a perfumaria, enquanto em tantas outras lojas você mexe a vontade nos perfumes, olha os preços a vontade, ali você ainda depende das vendedoras para mostrar cada item solicitado e tinha que ficar solicitando o preço item por item dos perfumes.

Esse é um pequeno exemplo. Muitos outros pontos poderiam ser apontados. Acredito que o perfil de vendedoras que “colam” no cliente não é mais compatível com o comprador que visita Ciudad del Este. Hoje o comprador quer se sentir mais a vontade pra comprar e ter ajuda se quiser. Esse tipo de coisa acaba afastando os novos clientes e só cliente antigo é que continua comprando.

Com o passar do tempo várias lojas investiram na qualificação dos seus vendedores para atender os clientes, enquanto isso o China seguia ainda achando que bastaria uma microssaia e a tradição do nome da loja como chamariz para a clientela.

Uma grande loja, Uma empresa gigante por trás

Mas uma coisa que eu não sabia naquela época é que assim como acontece com outros comércios de Ciudad del Este, por trás da Casa China havia uma engrenagem muito sólida que tocava vários outros negócios.

Eles não dependiam da Casa China para negociar e prosperar. Nós víamos o China e só enxergávamos aquelas bancadas. Mas havia muito mais por trás da empresa. E muito mais que continuou trabalhando em Ciudad del Este em outros negócios.

Isso também acontece com outras empresas, que por vezes olhamos e pensamos que parecem não ter um bom movimento. Mas são lojas que não precisam da venda varejo pois tem um sólido mercado atacadista por trás das paredes que não vemos. Lojas que nem imaginamos e são consideradas as maiores importadores dos seus respectivos setores dentro do Paraguai.

Mas e o retorno da Casa China ?

Mas o papo é sobre o retorno da Casa China. Pois bem. Eu já havia estado lá umas duas vezes mas ainda não tinha trazido nenhum vídeo para o canal. Na última semana estive lá e produzi um vídeo especial para mostrar mais da loja e como está a distribuição dos produtos.

Percebo que ela segue ainda com um grande foco na área de cozinha e itens para casa e decoração, principalmente no setor cozinha e de mesa. Os preços seguem competitivos como antigamente. Mas não diria que com tanta variedade de produtos ainda.

Ao invés de focar na perfumaria, o setor de beleza está focado agora mais em produtos para cuidados com o corpo, pele e cabelos. Cremes, shampoos, mists, produtos com marcas conhecidas e outras não tão conhecidas, mas todas com preços mais simpáticos.

Gostei particularmente de uma linha de inspirações de perfumes em lata do tipo spray que são alusivos a grandes marcas conhecidas e tem preço acessível. Menos de 6 dólares e se chama Galaxy Concepts. Embora não tenha tanta variedade, todos os que tem são bem conhecidos.

 

 

Na área de eletroportáteis me chamou a atenção as promoções que tinham, que incluíam desde produtos da linha Mondial até produtos da Cuisinart. No vídeo que postei no youtube mostrei alguns dos produtos, como processador da cuisinart, aspirador robô da mondial e outros produtos.

Eu percebia antigamente que os produtos Mondial de forma geral não tinham tanta diferença entre Brasil e Paraguai em preço mas nesta visita pude ver um aspirador robô de quase R$ 500,00 no Brasil, saindo por pouco mais de $ 50,00 doletas por lá. E olha que estamos com o dólar agora numa baixa, em $ 5,13. Está numa fase boa para compras. Para quem teve dólar batendo nos 6 há pouco tempo, está bom.

 

 

De uma forma geral a área de jogos, brinquedos, roupas, voltou enxutíssima. Uma pequena quantidade de produtos em algumas poucas prateleiras.

Vejo que a visita vale por conta de algumas boas promoções que encontrei. E também para quem gosta de visitar seções para casa, sempre é bom espiar prateleiras diferentes. Eu amei as panelas de cerâmica que vi por lá, que pareciam de ótima qualidade e estavam com bom preço.

Nas louças também tem alguns jogos bem bonitos de chá. Também é algo que encontramos em outras lojas em Ciudad del Este, mas é mais uma opção para pesquisar e os jogos estavam abaixo de $ 40,00. Jogos com 2 xícaras apenas e com jarra, bem bonito, estava por $ 20,00.

 

 

Ou seja, num resumo, é preciso ter tempo sobrando para visitar a loja pois a seleção de produtos ainda está um pouco limitada. Mas para quem tiver esse tempo, vale demais a visita pois é possível encontrar ótimos achados e promoções.

Se quer mais detalhes do tanto de variedade que tem por lá e como estão os preços, não deixe de visitar o vídeo que postei no canal sobre a reabertura da Casa China no Paraguai.

 

Comentários


Samuel

julho 4th, 2023 as 23:09 (#)

Thanks a lot for the detailed information https://www.spyropress.com/forums/users/sandy23er/

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...