Obviamente por ser férias escolares, essa é uma época muito procurada por turistas para visitar cidades turísticas como Foz do Iguaçu. E quais são as vantagens e desvantagens de visitar Foz em Julho ? Analise tudo para tomar sua decisão.
Certamente para quem tem filhos que já estão na escola, julho e início de ano acabam sendo as épocas mais escolhidas para viagens em família. Enquanto muitos procuram as praias no verão, o inverno é uma ótima época para visitar lugares diferentes que ofertam outro tipo de turismo.
Foz do Iguaçu ofertam vários passeios que são interessantes para as crianças, de forma que elas vão aproveitar muito o destino.
Passeios como o Vale dos Dinossauros, o Parque das Aves, o Refúgio Biológico, Dreams Eco Park, Wonder Park são alguns dos passeios que certamente as crianças vão se divertir e curtir.
Para muitos, viajar no frio é uma tortura. Mas pensando entre as férias escolares no verão e inverno, é bom saber que o verão de Foz do Iguaçu é absurdamente quente.
As trilhas das Cataratas acabam sendo mais cansativas quando o clima está muito quente, ainda mais para as crianças. Há passeios em áreas abertas, como o Templo Budista, o Vale dos Dinossauros, que expõem mais os turistas ao clima muito quente.
Visitar em julho é uma surpresa. Assim como você pode ter o azar de escolher datas que serão premiadas com temperaturas de 5 a 10 graus de mínima, também pode acontecer de você pegar temperaturas amenas, oscilando entre os 15 a 25 graus por exemplo em pleno inverno. Isso não é incomum.
É bom saber que Foz do Iguaçu sempre apresenta dias de bastante frio, com temperaturas até mesmo próximas de zero, o que assusta quem quer curtir seus passeios sem desconforto térmico. Mas também é importante salientar que o inverno mais extremo assim geralmente não dura muitos dias nesta região.
Então no final das contas tudo é uma questão de sorte. Neste julho deste ano até o momento por exemplo tempos tido vários dias com temperaturas mais frias no cair da noite e cedo da manhã mas com o dia propiciando passeios proveitosos em uma temperatura agradável.
Foz do Iguaçu é um destino que te vários passeios ao ar livre (Cataratas, Templo Budista, Marco das 3 Fronteiras, Refúgio Biológico, Eco Park, e mais. Inclusive há que se pensar em quão desagradável é ter que andar pelas ruas do Paraguai em dias de chuva.
Se você pensa em visitar a tríplice fronteira em julho, uma grande vantagem é que este é um mês de poucas chuvas. Março e outubro costumam ser os meses mais chuvosos. Podemos pensar na vantagem da época de chuvas é encontrar as Cataratas em dias de grande cheia, uma visão gloriosa bem como maior possibilidade de visitar a Itaipu com as comportas abertas (elas ficam fechadas a maior parte do ano, o que decepciona alguns turistas que não sabem disso).
Mas visitar uma trilha na mata e tantos passeios ao ar livre certamente é muito mais proveitoso num dia sem chuvas. Isso sem falar que as Cataratas do Iguaçu são belíssimas de qualquer jeito.
Tem hotéis na cidade que oferecem uma gama grande de atividades recreativas pensando nas crianças. O Hotel Rafain Palace por exemplo, montou nos últimos anos programações de férias para as crianças que são muito bem trabalhadas e atrativas. Outros hotéis também tem desenvolvido projetos similares.
O Parque das Aves também oferece nesta época um projeto voltado para as crianças de 6 a 10 anos com uma tarde inteira de atividades imersivas na biodiversidade da Mata Atlântica. Esses projetos são desenvolvidos em especial na época de férias escolares.
Uma vantagem de visitar Foz do Iguaçu nas épocas de férias, seja em janeiro ou julho, é que muitos estabelecimentos trabalham com horários estendidos para atender o público bem como mais opções de horários para participar de atrativos específicos que trabalham com horários marcados.
Antigamente Ciudad del Este realizava algumas promoções especiais coletivas entre várias lojas, optando por datas que possibilitassem atrair mais público para a cidade em épocas que geralmente não tem nenhuma movimentação especial na cidade seja por feriados ou férias.
Com o tempo houve a percepção que era muito mais vantajoso aplicar estes eventos promocionais justamente nos períodos de maior visitação a Foz do Iguaçu, do que esperar que as pessoas fossem viajar longas distâncias apenas por conta destes eventos. Obviamente para pessoas que moram perto da cidade, havia incentivo e portanto incremento das vendas. Mas nada comparado como com a cidade cheia.
Neste ano por exemplo, quem optou por visitar nesta época do ano, pode aproveitar um dos grandes eventos de liquidações de Ciudad del Este que é o Liquida San Blas. Neste ano ele foi realizado entre 14 e 20 de julho.
Em 2022 o Liquida San Blas foi realizado em agosto e do ano seguinte em diante tem sido realizado em julho, o que certamente amplia bastante o público potencial para compras.
Obviamente em época de férias escolares encontramos um aumento considerável de pessoas nos pontos turísticos. Isso torna mais difícil as vezes tirar por exemplo aquela foto descolada sem um monte de gente em volta. Embora atualmente com a Inteligência Artificial isso é algo fácil de ser corrigido.
Mas o tempo perdido em filas já é mais difícil de ser recuperado se você não se organiza nos horários principalmente. Algumas pessoas preferem decidir onde ir em cada dia baseado no clima do tipo, como evitar lugares abertos em dias de chuva. Mas muitos passeios podem ser comprados antecipadamente sem necessariamente você ter que escolher a data exata da visita.
Outra desvantagem em visitar Foz do Iguaçu em julho é por conta do natural aumento nos valores das hospedagens, o que é reflexo natural de tempos de maior procura. O turista terá que escolher entre gastar mais em hospedagem ou então escolher um hotel com menos comodidades para ajustar ao orçamento.
Para quem realiza visitas curtas e não vai aproveitar tanto as instalações do hotel, mas vai mais para dormir, é vantajoso procurar por diárias mais em conta.
Uma vantagem de viajar em época de férias escolares é que como o aumento de busca por transporte, seja aéreo e rodoviário, você encontra uma maior quantidade de oferta de voos e horários rodoviários. Mas por outro lado, em especial na aviação, a procura alta resulta em alta dos preços nas passagens.
Tente se programar com bastante antecedência para tentar conseguir tarifas mais baratas por serem compradas bem antes da data. Mas sabemos que em épocas de altas em viagem, os descontos diminuem mesmo na compra bem antecipada.
Embora seja uma época de pouca chuva, favorecendo os passeios a céu aberto, por outro lado o frio pode ser desencorajador para algumas atividades, como por exemplo o Macuco Safari ou o Rafting nas Cataratas, onde você vai acabar se molhando.
Passeios como os da Secret Falls, que comumente atraem os turistas que curtem o ecoturismo, também acabam sendo mais desconfortáveis pois são passeios realizados em trilha na floresta e banho de cachoeira.
Passar tantas horas no Paraguai carregando compras e andando também vira outro desafio quando você está cheio de roupas para se aquecer. Isso porque em dias frios é necessário certamente se aquecer, e o conforto térmico é prejudicado quando você encara algumas lojas com aquecimento, outras sem nenhum tipo de aquecimento, passa frio nas ruas e por outros momentos passa calor de tanto andar.
Outro ponto é que como neste mês já são esperados dias com pouca chuva, é pouco provável que você consiga visitar a Usina de Itaipu com as comportas abertas, pois a abertura se dá somente quando há excedente de águas para a geração de energia. Isso não é uma particularidade de julho, visto que a abertura das comportas é realizada por poucas semanas ao longo do ano, mas certamente será muito raro acontecer em julho.
Para quem quer aproveitar a viagem para fazer compras no Paraguai, época de feriados e férias escolares trazem grandes filas para travessia por veículo automotor (seja carro, vans, ônibus) e também mais filas nas lojas.
Uma desvantagem também quando você visita o Paraguai em dias de muito movimento, é que o atendimento em algumas lojas cai em qualidade em muitas lojas por eles não conseguirem dar tanta atenção quando em dias calmo. Para quem tem dúvidas sobre a escolha de um produto, quer mais informações técnicas por exemplo sobre os produtos, pode ficar frustrado em algumas lojas.
Para driblar esse problema, em se tratando de produtos que você já sabe que gostaria de comprar, tente coletar antecipadamente o máximo de informações possível. Para quem procura por exemplo produtos de tecnologia, é recomendável buscar conhecer mais dos produtos antes, assistir resenhas pela internet, para já chegar nas lojas com mais propriedade para fazer as melhores escolhas.
E isso não se aplica apenas a tecnologia. Para quem procura por tênis de alta performance, perfumes árabes, as lojas mais recomendadas nos mais diversos nichos, há muita informação na internet.
Considere as vantagens e desvantagens, calcule suas possibilidades de ficar mais ou menos dias, pesquise sobre os passeios disponíveis mas saiba que não importa quando e por quanto tempo vier, Foz do Iguaçu tem passeios incríveis para todos o ano todo. É um lugar para visitar e revisitar. A melhor época para ir pode ser ajustada para aquela que é a MELHOR PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA e não necessariamente aquela época que oferece mais ou menos vantagens globais.
Aproveita para conferir algumas das promoções da Liquida San Blas deste ano e veja como vale a pena se programar para visitar nesta época a cidade.