Sem categoria

Sopa de Letrinhas: Lincoln (por Doris Kearns Goodwin)

12.12.2018

0
0
0
0
0
0

Opa !Há quanto tempo não temos Sopa de Letrinhas ! Isso me esfrega na cara o quanto estou lendo pouco … sim, é bem isso. Poderia dizer que não estou tendo tempo de fazer resenhas, ou que tenho lido muita literatura técnica (que não resenho mesmo) … mas não é o caso. Se bem que confesso que fiz duas leituras recentes que não resenhei (li um livro da Bruna Vieira, acho até que foi o primeiro dela e O Malabarista, que acho que não resenhei também). Mas hoje o assunto é sobre o livro biografia de Lincoln, que confesso, foi uma gratíssima surpresa. E o nome do livro é ese mesmo: Lincoln.  O livro foi escrito por Doris Kearns Goodwin e dizem as boas línguas que foi ele o livro base para a produção do filme do Steven Spielberg, de mesmo título.

 

Comprei o livro apenas pelo apreço histórico mas nem sabia direito sobre a história que realmente contaria. Ok, Abraham Lincoln foi presidente dos Estados Unidos, mas em que época ? Eu nem sabia … sabia que era numa época em que os homens se vestiam muitíssimo garbosamente, que era tudo que eu lembrava sobre isso: imagens dele usando cartola e ternos de antigamente cheios de recorte. Mas fiquei muito maravilhada com sua história e incrível habilidade de governar.

Em primeiro lugar, é bom corrigir uma fala lá em cima: não sei se posso realmente taxar esse livro de biografia, visto que ele não fala exatamente sobre a vida de Lincoln. Quero dizer, é uma biografia mas é pontual pois o livro conta sobre a sua trajetória dentro de um curto espaço de tempo: desde as prévias eleitorais que o conduzem então a presidência e narra exclusivamente todos os seus anos como presidente. Poderia parecer para alguns pouco “causo” para contar, mas visto que neste período Lincoln enfrentou uma das mais sangrentas guerras de todos os tempos: A Guerra Civil americana … há muito enredo pra desenvolver. E a riqueza desta história não está meramente no fato de englobar estratégias e conflitos de guerra mas também porque detalha um fascinante lado de Abraham Lincoln – a sua fantástica destreza para conduzir suas decisões políticas e como ele surpreende a todos, realizando costuras calculadamente pensadas para que no final das contas ele consiga apoio de todos os lados para que tudo se converta da melhor forma possível para ele e acima de tudo para o país também.

 

 

No decorrer do livro aprendemos tanto sobre estratégias políticas que sáo elaboradas de formas tão naturais, leves e discretas que até podem parecer obra do acaso para um leitor desaviado. Mas observando atentamente vemos que todos os passos de Lincoln eram calculados e planejados para que todos ficassem ao seu lado sem se dar conta da teia armada. Mas calma … Lincoln se mostrou um nobre homem, que apesar de algumas falhas, agiu sempre em prol do bem maior da nação. Lidar com uma guerra foi algo totalmente inesperado, ainda mais uma guerra tão sangrenta e que alastrou-se pelo país … é impressionante que Lincoln tenha lidado com ela de forma tão serena (relativamente) e que tenha conseguido reunir tanos inimigos políticos tornando-os aliados … ao menos retirando-os do seu percalço e fazendo com que apoiassem suas decisões.

Muitas das suas conquistas engenhosas por apoio dos políticos era pautada no seu peculiar conhecimento sobre como conquistar o oponente usando apenas do seu conhecimento sobre relações humanas. Em muitos momentos ele só precisou usar da psicologia para que o apoi viesse. Mas também sabia quando era o momento de endurecer e firmar o pé sobre seu posicionamento. Um governante que era capaz de colocar sua vaidade pra baixo do tapete se acreditasse que encher o inimigo de elogios poderiam lhe render frutos políticos no futuro. Que sagacidade na hora de costurar sua vida política !

 

 

Se todo político em nosso país se espelhasse nele, com certeza teríamos outro tipo de conjuntura política-economômica …. mas que dificuldade é para que as pessoas sejam coerentes o suficiente para eventualmente baixarem a crista e deixarem que o bem final de uma população vale muito mais do que uma bandeira política.

Minha edição é de 2013 e foi lançado pela Editora Record. O original pode ser encontrado através do título “Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln”, de 2006 e tem uma capa tão convidativa (sabem que sou a Loka das Capas néh !) haah. Mas eu particularmente adoro o título original pois ele é mais revelador sobre o conteúdo do livro do que o que chegou no Brasil. Afinal, resume bem a essência da sua trajetória na presidência ao frisar sua genialidade ao lidar com um time de rivais. Lincoln trouxe todos os seus rivais para junto de si e os fez trabalhar pelo país junto com ele.

 

 

Jogo Rápido: adorei o livro, escrita fácil e gostosa de ler, história super interessante, nada maçante. Mistura a política com aspectos pessoais de Lincoln, com especial atenção a sua tragédia pessoal pela perda de pessoas que lhe são caras.

 

E essa foi nossa Sopa de Letrinhas ! E aí, ficou com vontade de saber mais ? Se joguem ! O livro é ótimo.

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...