Vai ser polêmico mas não posso deixar de registrar esse lado sobre o visual da nova ponte entre Brasil e Paraguai construída próxima do Marco das 3 Fronteiras.
Nestes vários meses de construção vimos muitas fotos da ponte se erguendo e se unindo cada vez mais, como se os dois países estivessem estendendo os braços um para o outro.
Realmente uma verdadeira integração entre os dois países. Eu sei o quanto Foz do Iguaçu esperou pela construção desta segunda ponte e o quanto ela se faz necessária para a cidade.
Ela se fazia muito necessário, toma cada vez mais forma e claro, pelo imenso tamanho, não poderia deixar de se fazer muito presente e imponente e transformar o cenário local. Local este onde fica próximo do Marco das 3 Fronteiras, que foi idealizado como umas construção histórica.
Mas antes de continuarmos essa discussão, vamos falar mais da Ponte da Integração e o quanto ela é importante sim para Foz do Iguaçu.
São muitas as funções desta ponte. A principal delas é desafogar o trânsito da antiga ponte (Ponte Internacional da Amizade) que continuará funcionando e também o trânsito do próprio centro da cidade.
Sim, se você pensa que a pretensão era apenas ter mais espaço para ir e vir de carros entre os dois países, se enganou. Havia também a necessidade de aliviar a rota de caminhões que passam por grandes vias da cidade.
A Avenida Paraná é uma grande e importante avenida para a cidade mas que costuma receber um fluxo muito grande de caminhões. Isso acaba atrapalhando o trânsito pelas vias centrais e também acaba prejudicando o próprio asfalto daquela área pela grande carga que passa por ali.
Esse fluxo de caminhões acaba hoje gerando lentidão no trânsito nos horários de pico em alguns trechos que são urbanos e que poderiam ter um fluidez maior. Mas o pior são os frequentes eventos de caminhões que “enguiçam” quando tentam subir a “curva da Boicy”. Além do transtorno para o trânsito, o prejuízo para o caminhão, há que se pensar nos riscos que isso traz de acidentes.
Com esses caminhões agora passando pela região do Porto Meira para trafegarem todos pela nova ponte, teremos um trânsito bem mais tranquilo para os turistas e trabalhadores que todos os dias trafegam na Ponte da Amizade.
A Ponte da Integração está muito próxima da conclusão. A união entre as duas partes está a poucos metros de acontecer. Essa semana ainda devem se unir os dois lados.
Durante estes meses temos acompanhado em sites e notícias imagens da evolução da construção da ponte e a aproximação cada vez maior das duas pontas. É um momento bastante esperado. E a finalização da obra em si espera-se que seja ainda este ano.
Claro que a melhoria do fluxo de carros e melhora do trânsito é algo importante para o desenvolvimento da região. Esperamos imensamente por essa nova ponte há anos.
Mas confesso que desde que vi ela se erguendo imponente e tirei a primeira foto da fachada do Marco das 3 Fronteiras, me bateu uma tristeza ver a ponte ao fundo.
Explico o porquê.
O Marco das 3 Fronteiras é um local de muito simbolismo para a gente. Ficava num lugar pouco visitado, ficou anos abandonado e recebia bem poucos turistas. Mas nem por isso deixava de ter uma história importante para cidade.
Foi uma imensa alegria quando a região foi revitalizada e um investimento gigantesco foi feito na área.
E achei magnífica toda a temática adotada. As missões guaranis. Tem tudo a ver com a nossa região, com a história do Marco e de Foz do Iguaçu.
Com uma área tão grande para trabalharem a vontade, ampla área no entorno sem construções, conseguiram fazer um lindíssimo empreendimento que remontava realmente às ruínas jesuíticas.
Ok, com exceção das barraquinhas de comidas que ficam dentro do Marco das 3 Fronteiras, rsrs. Mas mesmo elas são lindas, coloridas e tem toda uma arquitetura que conversa com todo o ambiente.
O Marco já era lindo como natureza, já tinha um símbolo importante para nós habitantes na região e por fim virou um destino turístico todo esculpido para remontar uma experiência histórica que conversa com tudo que diz respeito à região.
Eu não paro de repetir: ela é importantíssima para nós
Mas não posso deixar de fazer essa observação. O quanto me dói que seu posicionamento seja feito justamente onde foi. Atrás da fachada do Marco.
Em breve estará tomada de trânsito de caminhões, fumaça de diesel, pessoas transitando, haverá um aglomerado de pessoas e provavelmente um desenvolvimento local que talvez até coloque em risco a área de mata que existe naquela região. E isso bota em risco toda a ambientação que tem ali.
Acima de tudo esta nova ponte entre Brasil e Paraguai, atrás da fachada da entrada do Marco tirou toda a perfeição que havia naquela entrada tão perfeitamente construída. Era praticamente um cenário.
Eu não sei se haveria outro ponto que pudesse ter sido feita. O quão importante para Foz era que fosse exatamente naquele local. Mas eu realmente tenho dúvidas se alguém parou para pensar nesse lado. E se pensou, se alguém se importa.
Porque de um lado fala somente a razão e o dinheiro. Do outro fala a emoção, a cultura, a pintura de uma tela perfeita. Mas que também não deixa de ser um ambiente turístico que é explorado financeiramente.
Mas como eles sabem que não é isso que vai impedir do Marco continuar a ser visitado … imagino que as pessoas realmente não liguem para isso.
Apenas pensamentos soltos que me ocupam a mente sempre que olho para a nova fachada.
Vamos esperar os próximos capítulos sobre as mudanças que acontecerão na região. Com certeza haverão muitas. Certamente a região do Porto Meira está feliz com a vinda da nova ponte na região pois a Ponte da Integração traz junto valorização da região e progresso.
E o progresso … esse sim, sabemos que é um caminho praticamente sem volta.
Para saber mais sobre o passeio no Marco das Três Fronteiras visite essa seção no site e para saber das últimas atualizações no show cultural do Marco das 3 Fronteiras assista ao vídeo.