DICAS DE FOZ

3 Curiosidades sobre a Itaipu

18.05.2021

0
0
0
1
0
0

A grandiosidade da Hidrelétrica Itaipu fez sua fama, pela sua grande potência e magnitude em geração de energia. O que muitas pessoas não sabem é o tanto de histórias construídas ao redor da Usina de Itaipu. Histórias que transformaram vidas, transformaram famílias, transformaram toda uma cidade. Vamos conhecer 3 curiosidades sobre a Itaipu ?

A Itaipu e a explosão demográfica de Foz do Iguaçu

 

Talvez alguns turistas hoje visitem Foz do Iguaçu e pensem que a cidade se desenvolveu por conta do turismo de forma global. Que foi algo ordenado e construído para fazer a cidade crescer. Mas não foi bem assim que as coisas se deram.

Se alguém pensa que foi por conta das Cataratas do Iguaçu que Foz do Iguaçu se desenvolveu ou mesmo que foi por conta do comércio no Paraguai que a cidade pode ter visto sua economia girar e crescer, o engano é imenso.

Nem turismo nem o comércio foram os responsáveis. Itaipu foi a responsável pela explosão populacional de Foz do Iguaçu.

Acredite se puder, mas alguns anos antes de Itaipu ser construída, ela mal atingia 20 mil habitantes. Isso mesmo que você está lendo. Vinte mil ! E nós estamos falando da década de 70.

 

Foz do Iguaçu – década de 1970

 

Logo após a assinatura do acordo de Itaipu, nos anos posteriores, quando as máquinas começaram a chegar e os trabalhadores, a cidade começou a fervilhar. Pense que em apenas 10 anos a cidade passaria de 20 mil habitantes para 100 mil habitantes. Incrível, não ?

E quando pensamos que 40 mil trabalhadores foram atraídos para Foz do Iguaçu para trabalhar na obra da Usina, temos que pensar que isso gerou um mercado imenso de crescimento em torno destes trabalhadores. Alguns podem ter vindo provisioriamente, sozinhos, com o intuito de voltar pra sua terra depois. Mas muitos trouxeram família.

Toda uma estrutura teve que se formar em torno destes trabalhadores para que eles pudesses viver na cidade que crescia imensamente. Eles precisavam comer, fazer compras no mercado, se vestir, comprar remédios, etc.

Acreditam que até um mercado de sexo surgiu na cidade para suprir as necessidades destes trabalhadores ? Sim, muita coisa se desenvolveu mesmo na cidade. Em todos os campos.

Daqueles 20 mil habitantes, hoje somos quase 300 mil. Claro que hoje temos vários outros fatores que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Mas não há que se pensar que houve outro responsável que não a Itaipu para trazer Foz do Iguaçu para um patamar de cidade de porte maior. A segunda maior do oeste do Paraná.

 

Foz do Iguaçu não consome a Energia de Itaipu

 

Eita, dá pra acreditar ?

Com uma mega usina, responsável pela geração de mais de 2,7 milhões de gigawatts/hora, os habitantes de Foz do Iguaçu não consomem um único wattzinho dessa energia.

Mas por que não ?

Simples ! A Itaipu fornece energia em “grandes pacotes” para “grandes consumidores”. Ou seja, para cidades e regiões capazes de fazer grandes compras de energia. E Foz do Iguaçu, com sua população de menos de 300 mil habitantes, ainda não atinge um consumo de energia mínimo capaz de atingir a cota mínima para poder comprar da Itaipu.

É como se se a Itaipu só vendesse no atacado para grandes comércios e Foz do Iguaçu fosse uma loja de porte médio. Explicando de forma didática, é isso. Porisso mesmo sendo a “morada” da Usina, não temos direito de comprar a energia da Itaipu. Compramos energia proveniente de outras hidrelétricas menores localizadas no Paraná.

A energia de Itaipu é destinada metade para o Brasil e metade para o Paraguai. Como o Paraguai não chega a consumir toda essa energia, o Brasil compra ela de volta. E essa energia acaba indo pra os grandes centros industriais da região Sudeste, para São Paulo e Rio em especial.

Você vai perceber que próximo da Itaipu há muitas torres gigantes conduzindo fios de alta tensão. Acreditem. Essas torres se vão até lá em cima, levando energia para o Sudeste.

 

 

Bosque dos Funcionários

Uma outra curiosidade que os turistas ficam sabendo geralmente quando fazem o Passeio Panorâmico é que dentro das instalações do Parque da Itaipu há uma grande área verde e uma área é reservada ao Bosque dos funcionários.

Neste bosque tem muitas árvores plantadas que são árvores plantadas por funcionários que se aposentaram pela Itaipu ou então que atingiram pelo menos 15 anos trabalhando pela empresa.

Cada árvore tem em seu pé uma plaquinha onde fica gravado o nome do funcionário. O legal é que o próprio funcionário pode escolher a árvore que quer plantar, dentre as que são ofertadas para a região.

É muito legal quando passamos pelo Bosque pois do ônibus conseguimos ver aquele monte de árvores com suas inúmeras plaquinhas branquinhas no pé de cada árvore. E dá pra imaginar o tanto de histórias que cada plaquinha daquelas carrega.

Há também o Bosque dos Visitantes, onde visitantes ilustres plantam árvores e deixam seu nome no Parque de Itaipu. Essa área fica mais mais próxima do terminal de visitantes.

Não tem foto aqui do Bosque mas eu mostrei no youtube e dá pra ver as plaquinhas.

Se quiserem ver o vídeo mais detalhado onde eu conto mais sobre essas 3 curiosidades, acessem o vídeo “3 Curiosidades sobre a Itaipu que você não sabia

E aí, sabia de tudo isso ?

Sabendo ou não, te conto que fazer os Passeios da Itaipu é uma ótima pedida para quem visita Foz do Iguaçu.

 

Dica: Não deixe de ler mais sobre o Passeio Panorâmico e o Circuito Especial da Itaipu. Conhecer as diferenças entre eles é fundamental para você decidir pelo melhor passeio pra você. Mas é importante você saber que neste momento de pandemia o Circuito Especial não está acontecendo, então, não tem muito o que decidir agora mesmo entre os dois.

 

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...