DICAS DE FOZ

Dicas sobre o Passeio ao Ecomuseu da Itaipu

09.01.2020

0
0
0
0
0
0

Tenho umas dicas sobre o passeio ao Ecomuseu da Itaipu que vão otimizar bastante seu tempo e facilitar para que  você desfrute mais confortavelmente de tudo por lá.

Então antes de mais nada, vamos saber o que é o Ecomuseu da Itaipu e se vale a pena fazer o passeio ao Ecomuseu da Itaipu.

O que tem no Ecomuseu da Itaipu

 

O Ecomuseu é um museu da Usina de Itaipu. Fazem parte dele itens de acervo arqueológico, botânico, animal, geológica da nossa região e muito mais.

Pois é claro, há todos os cenários e conteúdos relativos a construção da Usina. Há painés fotográficos expondo as fases de construção da usina, exposição de objetos usados durante a construção da obra da Usina, uma maquete maravilhosa da barragem e totens interativos onde se pode ter muitas informações sobre nossa região.

Um outro cenário que chama muito a atenção é uma réplica de um eixo de turbina que existe também no Ecomuseu.

Esse cenário é incrivelmente idêntico ao real, que pode ser conferido por quem faz a visita do Circuito Especial nas Instalações da Itaipu.

Vocês podem conferir imagens visitando tanto o artigo no blog quanto o vídeo que fiz para o youtube sobre as diferenças entre o Circuito Especial e o Passeio Panorâmico.

Para facilitar vou deixar o link do post onde falo das diferenças do Circuito Especial e do Passeio Panorâmico da Itaipu. Lá tem uma fotinha pequena que dá pra conferir como é muito igualzinha a sala do eixo da turbina que fica na Itaipu. É idêntica a essa !

E não deixem de visitar essa postagem que deixei, pois vai facilitar muito a vida de vocês pois tem muitas dicas para ajudar vocês nas escolhas dos passeios pela Itaipu no que diz respeito aos passeios pela barragem.

Além de todos esses blocos com temáticas fixas, há ainda 3 salas separadas onde ocorrem exposições temporárias alternando diversos temas e artistas.

 

 

 

Informações importantes sobre o Ecomuseu

Algumas dicas super importantes para o passeio ao Ecomuseu !

 

O funcionamento do Ecomuseu é de terça a domingo, das 10 horas da manhã até as 18 horas da tarde.

Num ritmo razoável, você faz o passeio em torno de 1 hora. Num ritmo lento você termina ele em uma hora e meia. Eu sou do tipo que se arrasta, sempre levo mais tempo. Levo uma hora e meia porque gosto de fotografar bastante e ler e explorar as informações.

Não é permitido entrar com bolsas, mochilas no museu.

Há armários na recepção do museu. Você não paga nada para usá-las.

Não é permitido entrar com alimentos nem bebidas no Ecomuseu. Lá dentro tem bebedouro na área final do passeio e também um bebedouro na área da bilheteria, próximo dos armários para guardar seus pertences.

Não tem lanchonetes nem nada do tipo no Ecomuseu.

Há um estacionamento aberto na frente do Ecomuseu. É pequeno mas o fluxo de carros lá geralmente não é muito grande. O uso é gratuito.

 

 

Acessibilidade no Ecomuseu

 

A área do Ecomuseu é bem acessível. É toda plana e onde há escadaria conta com rampas na lateral para acesso. Há tambem na área da recepção cadeiras de rodas disponíveis para uso caso necessário.

Quando fiz uma das minhas últimas visitas casualmente havia uma pessoa visitando fazendo uso de cadeira de rodas e notei que sua locomocação parecia tranquila por conta de serem áreas bem abertas para circulação.

Não sei dizer em relação aos banheiros se há acessibilidade.

 

Otimização do tempo

 

O Complexo da Itaipu possui diversos passeios como o Circuito Especial e Panorâmico dentro da Usina, o Itaipu Iluminada, o Polo Astronômico, a visita ao Refúgio Biológico. Todos esses passeios são realizados com horário agendado.

Uma grande vantagem do passeio do Ecomuseu é que ele é o único passeio da Itaipu que não exige um horário prévio de agendamento ou determinado específico para início.

Você pode iniciar e terminar o passeio ao seu tempo e quando lhe melhor convir. Isso torna o Ecomuseu um ótimo passeio para ser o coringa para ser usado em “brechas de tempos” na sua agenda.

Também é uma ótima opção de passeio para os dias de tempo ruim, chuvosos. Sempre recomendo fazer passeios em lugares mais fechados como visitações ao Dreamland e também ao Ecomuseu por exemplo.

Embora uma pequena parte do acervo fique na área externa, a maior parte do passeio é realizada dentro da edificação, em área abrigada.

 

Exposições Transitórias

 

Como eu disse anteriormente, há 3 salas no Ecomuseu que alternam as temáticas expostas trazendo diferentes artistas e temáticas para exposição.

Nestes últimos meses tivemos a exposição especial dedicada a Santos Dumont, que é uma figura muito importante para Foz do Iguaçu, visto que foi uma figura muito importante para a criação do Parque Nacional do Iguaçu.

A exposição está maravilhosa pois traz uma linha do tempo surpreendente sobre a vida profissional de Santos Dumont e descobrimos então que ela extrapola surpreendentemente muito mais do que o 14 Bis e o quanto ele se dedicou a aviação tanto antes quanto após o evento daquele dito primeiro vôo.

É sempre uma boa surpresa visitar as salas de exposição transitória do Ecomuseu. Entre os artistas plásticos locais, volta e meia pintam nomes mais conhecidos do nosso estado. Trabalhos lindíssimos. Vale a pena visitar.

Para facilitar, fiz um vídeo sobre esse conteúdo de Dicas sobre o Passeio ao Ecomuseu. Visitem lá no Youtube.

 

 

Interativo, Intuitivo, Instrutivo, Incrível – Itaipu Ecomuseu

 

O passeio pelo Ecomuseu é auto-guiado. Ou seja, você mesmo vai fazendo seu caminho.

É fácil reconhecer a trilha a ser seguida para percorrer todos os blocos, não é um museu grande e as áreas de conexões entre os blocos são fluidas para percorrer.

Há pontos de interação com totens informativos onde se pode aprender muito mais sobre nossa região.

Acredito que esse passeio ao Ecomuseu será interessante para todas as idades, desde as crianças aos idosos.

A sala da bacia hidrográfica com os painéis interativos é linda e costuma fazer sucesso com todos. Inicialmente eu achava que as crianças não se interessariam tanto, exceto pelo impacto inicial de pisar no piso diferente de vidro com um mapa diferentão abaixo.

Mas para minha surpresa sempre que vejo crianças lá elas ficam encantadas e percorrendo os mapas procurando por suas cidades e por lugares conhecidos. Nada diferente do que os adultos fazem. Todos se encamtam com a beleza dessa sala.

Para minha essa sala é a cereja do bolo do Ecomuseu. Maravilhosa !

 

 

 

Localização do Ecomuseu: Avenida Tancredo Neves, 6001. Jardim Itaipu.

Telefone de Contato do Ecomuseu da Itaipu: (45) 3520-5816 (recepção)

 

 

 

 

 

Comentários


Luiz Carlos

janeiro 13th, 2020 as 20:23 (#)

Olá Paty, assisti alguns dos seus videos sobre Foz do Iguaçu. Foi super legal e contribuiu muito para nosso passeio na cidade. Só tive um desacerto com o Ticket Loko que me vendeu um jantar com show na Show Brasil Churrascaria e meste janeiro 2020 a churrascaria não esta atendendo para jantar. Alias, para aproveitar meu ticket foi no outro dia para almoçar e fui muito mau tratado na churrascaria. Deixa pra lá. Valeu muito suas dicas. Muito Obrigado.

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...