DICAS DE FOZ

Itaipu adere à Campanha Outubro Rosa

29.09.2020

0
0
0
0
0
0

Itaipu adere à Campanha Outubro Rosa em prevenção ao Câncer de Mama e para ajudar a sinalizar para a população a importância da prevenção irá neste mês iluminar alguns dos prédios e monumentos pertencentes à Itaipu Binacional na cores cor-de-rosa.

Este movimento da Itaipu vai em consonância com vários outros que a entidade toma em prol da sociedade pensando no bem-estar e saúde da população.

Foram escolhidos os seguintes monumentos e prédios para serem iluminados nas cores da campanha do Outubro Rosa neste ano:

  • O Centro Executivo da Itaipu localizado na Vila A
  • A Concha Acústica do Gramadão na Vila A
  • As calotas do Parque da Piracema
  • A Fachada do Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu
  • O Portal do Conhecimento (monumento à Unila localizado próximo da barreira de controle da usina)

 

No ano passado a Itaipu fez a iluminação da barragem com as cores da campanha, o que alavancou imensamente o movimento turístico na Itaipu. Houve um acréscimo significo da visitação para apreciar a Itaipu Iluminada e poder apreciar a belíssima paisagem. Esse passeio, que é realizado no período noturno, foi interrompido em função da Pandemia do covid e ainda não voltou a funcionar.

A tendência é que os mais diversos passeios da Itaipu voltem gradualmente a funcionar e estamos aguardando o momento que a Itaipu Iluminada e outros passeios especiais da Itaipu ainda interrompidos também retornem as atividades. O Passeio do Circuito Especial da Itaipu que também costuma ser muito preocupado, também ainda não retornou.

Mas neste momento a cautela ainda é necessária. E por hora o olhar é para a Prevenção. Em todos os sentidos.

 

 

SOBRE OS MONUMENTOS E PRÉDIOS ILUMINADOS

 

Centro Executivo da Itaipu

Localização: Av. Sílvio Amércio Sasdelli, 800.  Esse centro fica junto do Gramadão da Vila A.

 

Concha Acústica da Vila A

Localização: Gramadão da Vila A. A região do Gramadão costuma ser bastante frequentada pelos moradores de Foz do Iguaçu principalmente nos fins de tarde durante a semana e durante os fins de semana.

É uma área que foi construída como opção de lazer e recreação que oferta espaço para prática de esportes e também onde se encontram muitos quiosques nos arredores com comes e bebes. As crianças se divertem com brincadeiras ao ar livre. A pista de caminhada vira treinadora de amadores e profissionais.

Inclusive já mostrei um vídeo uma época que eu estava empolgadíssima pra praticar atividade física ao ar livre no Gramadão da Vila A. Óbvio que na época a empolgação não durou hahaha.

E ali fica a Concha Acústica, que foi revitalizada há alguns anos junto com todo o Gramadão, e com isso oferece muito mais estrutura pra shows e apresentações artísticas para a população de Foz do Iguaçu.

 

As Calotas do Parque Piracema

O Parque da Piracema fica localizado nas proximidades do bairro Porto Belo em Foz do Iguaçu. Lá no Parque Piracema é onde fica o Canal da Piracema, importantíssimo projeto desenvolvido para possibilitar o restabelecimento da migração natural dos peixes.

Quando o lago da Itaipu foi formado houve desvio do rio e com isso houve impacto no acesso de uma diversidade de peixes através da bacia do Paraná. Para isso foi construído um “corredor”, que custou algo em torno de 50 milhões de dólares mas que trouxe benefícios inestimáveis permitindo que eles voltassem a alcançar os locais de reprodução.

Na região do Parque da Piracema se desenvolve também um importante projeto em Foz do Iguaçu que é o “Meninos do Lago”, com aulas de canoagem para crianças e jovens. Inclusive temos em Foz do Iguaçu uma equipe bastante atuante profissionalmente na canoagem por conta destes incentivos com a Itaipu.

 

Centro de Visitantes da Itaipu

Localização: Av. Tancredo Neves, 6702. O Centro de Visitantes da Itaipu é o local de referência para partida da grande maioria dos passeios ligados a Itaipu. Praticamente todos os passeios que forem ser feitos na Itaipu partem dali. Exceções ficam por conta por exemplo do passeio no Ecomuseu, onde o visitante deve se dirigir diretamente ao Ecomuseu, uma estrutura que fica antes da chegada na entrada do Centro de Visitantes.

O Centro de Visitantes é um lugar onde o visitante é recebido, acolhido para receber todas as informações sobre os passeios, tem ampla estrutura de banheiros, bancos (caixas-eletrônicos), lojas de souveniers, lanchonetes, bebedouros, guarda-volumes (tem passeios onde há restrição para volumes que podem ser levados), estacionamento.

Lembrando que essa área onde o centro de visitantes fica é bem no limite da entrada para o território da Itaipu. Ali é considerado um território que exige segurança, porisso é bem restrita a passagem.

 

Portal do Conhecimento

Essa homenagem à Unila se refere a Universidade Latino-Americana que tem parte de sua estrutura funcionando dentro das instalações da Itaipu. Mais especificamente no PTI (Parque Tecnológico da Itaipu).

A Unila é uma universidade que integra estudantes latino americanos, ou seja, estrangeiros e brasileiros. Além dos estudantes estrangeiros e brasileiros a Unila também possui no seu corpo docente professores estrangeiros e brasileiros e seu currículo também é diferenciado e procura ter um olhar ampliado sobre os problemas e dilemas enfrentados pelo nosso continente.

 

Nem todos esses locais são acessíveis ao visitante turista, mas os pontos do Gramadão e do Centro de Visitantes podem facilmente ser acessados por qualquer pessoa que queira prestigiar a visão dos pontos em cor-de-rosa neste mês.

 

 

 

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...