MODA E BELEZA

Produtos para Cuidados com as mãos

30.07.2012

0
0
0
0
0
0
Tenho algumas dicas importantes hoje não apenas com dicas de produtos para cuidados com as mãos mas principalmente um alerta para todos vocês baseados na minha (péssima) experiência recente numa lesão que tive na manicure.
Mas primeiro vamos falar das coisas boas ! Vou contar pra vocês sobre os produtinhos que uso pra cuidados (hidratação) das mãos.
Bom, primeiro vou apresentar pra vocês os 3 produtos que estou usando:

 

 

São eles:

  •  Hidratante RAISA aroma Andiroba
  • Hidratante Nativa Spa (Boticário) aroma Altéia e Minerais
  •  Hidratante Cetaphil

 

Bom, primeiro deixa falar sobre a situação das minhas mãos:
Há anos elas ficam constantemente judiadas, em função do meu trabalho. Agora, fora do ambiente hospitalar, melhorou muito, já que não fico naquele troca-troca de luvas, lavando com detergentes fortes o tempo inteiro, e a própria rotina do trabalho mesmo. Mas mesmo no trabalho de clínica, a gente acaba expondo muito e exigindo muito das mãos.
E outra coisa que me motivou a ter mais cuidados com as mãos, foi uma lesão que tive no polegar, que parecia que nunca mais ia curar… afhh um horror. Lá embaixo vou contar melhor essa história pra vocês, pra que sirva de alerta para vocês cuidarem muito bem sobre o local onde vão fazer as mãos.
Bom, mas antes de eu falar sobre essa história, vamos ao motivo maior do post ?
Vamos começar falando do hidratante RAISA de Andiroba:
A RAISA trabalha com produtos artesanais, de sabonetes, esfoliantes, hidrantes, enfim, vários produtos.
A vantagem maior é que é uma linha que utiliza produtos naturais, livre de conservantes fortes ou química industrial. A ausência destas substâncias, presentes na indústria em geral, já o torna bastante atrativo e potencialmente menos agressivo. Além disso, a confecção é toda manual, sem qualquer maquinario, nem mesmo na rotulagem.
Ele tem uma consistência levemente aquosa, mas a absorção é excelente. Eu tenho hábito de passar o hidratante logo antes de sair de casa de manhã cedo, é o horário fixo que sempre lembro de passar. Então o que menos quero é um hidratante melecoso, que demora a absorver.
Como eu não costumo levar ele na bolsa, não tive problemas com a embalagem, mas desconfio que o rótulo de papel seja frágil pra ficar transitando de um lado pro outro. No entanto em relação a praticidade pra quem quer carregar na bolsa é ótimo, por conta da dimensão da embalagem.
Outro ponto favorável é a fixação do aroma na pele, Eu não recomendo este aroma de andiroba (verdinho) porque tem outros absolutamente mais gostosos. Comprei esse por conta da cor, e eu queria testar umas etiquetas, pra dar de fim de ano pra alguns parceiros nossos, aí eu escolhi um que fosse da cor da clínica. Mas meu favorito é o de jabuticaba:
Quanto ao Nativa Spa Boticário de Altéia e Minerais:
Eu sou apaixonada pela linha Nativa Spa do Boticário. Uso com frequência o óleo de banho e o hidratante corporal. O grande diferencial são os aromas. Este de Altéia e Minerais é gostoso também mas eu ainda prefiro o de ameixa e o de açaí.
A consistência é bem cremosa e levemente “amanteigada”. A absorção também é muito boa e a fixação do aroma prolongada. Quando eu era fumante, eu sempre tinha um destes na bolsa, por conta justamente do cheirinho, que disfarçava bem. Graças a deus, ao meu Pneumologista Henrique Zions e ao Champix, meu tempo de tabagista já era, e hoje posso ter a liberdade de optar por carregar cremes e balinhas simplesmente pelo prazer de carregá-los.
Se você como eu, também trabalha com algo que tende a ressecar suas mãos, é uma ótima idéia manter um destes no seu local de trabalho. Como no meu ambiente de trabalho, evitamos usar perfumes, um arominha de creme é sempre bem-vindo. Se na sua necessaire, espaço é um item disputado a tapa, sugiro o anterior.

 

CETAPHIL

Este creme me foi receitado pelo meu dermatologista (depois vocês podem ler lá embaixo meu alerta em relação a manicures). Ele é absolutamente MARAVILHOSO.

Apesar de ter uma consistência mais pastosa e bem amanteigada, a absorção é maravilhosaGente, eu falo que tem uma consistência amanteigada, mas é uma questão de sensação logo que você passa, mas logo absorve e essa sensação some completamente viu !!! É uma maneira de explicar a consistência porque ele não tem óleo.

Outro diferencial ótimo é que ele não tem aroma, o que é muito bom pra quem realmente só busca a hidratação sem que isso interfira no uso do seu perfume predileto.

Outra vantagem é que ele é muito mais potente que outros hidratantes comuns, o que dispensa diversas aplicações para atingir um bom resultado de hidratação. No meu caso, a indicação foi de apenas uma aplicação diária. Se o seu objetivo é carregá-lo, não é uma boa idéia, pois ele é bem grandinho (comparem lá em cima o tamanho dele perto dos outros). Mas pelas próprias especificações de uso dele, não ter aroma, alta potência, carregar no dia-a-dia torna-se dispensável. No entanto já fica meio grandinho pra nossa necessaire de viagem. Mas RECOMENDO.

 

E afinal de contas, qual eu prefiro ?

Desde que conheci o Cetaphil, ele é sempre minha primeira escolha. Eu tenho optado pelos outros quando meu interesse é no aroma ou então quando realmente quero carregar eles. No dia-a-dia, acabo esquecendo de usar, e quando lembro, já usei outras coisinhas cheirosas, é perfume, é óleo de banho, é hidratante corporal … e aí já viu, como é cada um de uma vez … meus hidratantes de mão com cheirinho estão perdendo terreno pro Cetaphil.

 

RELATO PESSOAL–   Lesão pós Manicure

 

 

 

Gente, isso não é pra contar um draminha particular hein, isso é um alerta, sobre os perigos que rondam nossas mãos.
Eu tive um problema bem prolongado, uma lesão no polegar, na borda da unha, que não cicatrizava. Vejam como foi:

Esse problema começou após uma ida a uma manicure. Eu um belo dia resolvi experimentar um salão novo todo lindinho e tal. Fui bem feliz. Pois a menina que me atendeu tirou um bifinho. Tudo bem, nada demais, oras um bifinho. Não é legal, mas tá … foi a única vez que fiz neste lugar. Durante aquela semana, a feridinha do bifinho lá permaneceu, e não dei muita bola por ela não ter desaparecido nos primeiros dias. Ela foi melhorando, mas quando fechou 2 semanas, tive a certeza de que havia algo errado.

Ainda assim, nada fiz, fiquei esperando melhorar por conta. Veio férias, viagem, volta pra casa com muito trabalho acumulado … oras, a lesãozinha ficou pra eu pensar depois. Retardei minha ida ao médico também tentando tratar com orientação de um laboratório de manipulação. Pura perda de tempo. O tempo passou, e a coisa só piorou.

A ferida começou a ter fases de fechar e abrir, mas sem nunca se resolver por completo; ela melhorava e piorava, e melhorava e piorava .. por vezes abria, sangrava, doía bastante … por vezes melhorava tanto, que parecia que ia se resolver por completo, ficava só levemente ressecada e vermelha a pele .. aí do nada, a lesão abria novamente e sangrava, e começava tudo de novo. Resultado ? Um transtorno enorme e não fazer as mãos por 6 meses !! Isso mesmo, foi o tempo que levou pra eu resolver o problema.

Meu dermatologista tentou diferentes medicações sem sucesso. Ele não tinha dúvidas de que havia algo errado mas não soube precisar o que poderia ser. Ele disse que provavelmente era algum tipo de infecção crônica. Por fim, ele fez uma cauterização por frio (crioterapia). Nossa, dóiiii pra caramba. É muito engraçado, você vê em segundos seu dedo se transformar no topo de uma montanha, cheinho de neve no local da lesão ehehe. É com nitrogênio líquido. Embora a aplicação seja rápida, dói demaaaais, e continua doendo depois.

Demorou ainda algumas semanas, até a coisa ir melhorando … as vezes eu ainda tenho dúvidas se está 100 % mas minha manicure acha que eu fiquei paranóica e enxergo chifre em cabeça de cavalo hehe. Mas eu fico atenta a cada avermelhadinha ou doída que o dedo dá .. afinal, só eu sei o que foi esse tempo todo sem solução pra uma coisa aparentemente tão simples e banal.

 

Porisso meninas:

SEJA CUIDADOSA 

UTILIZE SEU PRÓPRIO MATERIAL DE MANICURE/PEDICURE

Eu tive esse transtorno todo, e isso que há anos uso meu próprio material: mas alicate e espátula. Só que temos que lembrar que não é só esse material que oferece risco como meio de contato. Lembrem-se que o pau de laranjeira, e qualquer outro material que entre em contato direto com possíveis micro-lesões, também oferecem risco.
 

 

Então pessoal, a dica maior é: lembrem-se, utilizar material de manicure/pedicure sempre seu ! Não compartilhem, pois este material oferece risco para contaminação inclusive de hepatites.

O vírus da hepatite B, por exemplo, pode sobreviver até 7 a 8 dias fora do corpo. E não adianta só passar um alcoolzinho. A esterelização deve obedecer rigoso controle técnico.

Infelizmennte, muitos salões, na ânsia de economizar, não deixam o material esterelizando durante o tempo necessário. é preciso lembrar que a esterelização mais rápida só pode ser feita com auto-clave, o que a maior parte dos salões não tem.

As estufas também podem ser utilizadas mas é imprescindível obedecer o tempo (lembrando que a contagem do tempo só inicia após atingida a temperatura mínima indicada para a esterelização pelo método escolhido). Para utilizar os materiais de seu salão, tenham certeza de que os materiais são realmente esterelizados da maneira correta.

 

E era isso pessoal, espero que tenham gostado do nosso assunto do dia.
Um bjo  !

Comentários


Eric Luciano

agosto 2nd, 2012 as 12:34 (#)

Olá Minha querida!
Tudo bem com você?

Antes de mais nada quero agradecer pelo carinho em ler e também deixar seus comentários sobre os posts do Blog É da sua Época.
Fiquei muito feliz com todos os seus comentários!
Sobre os "Gelos de Chocolate" eu também me lembro, e procurei muito imagens para fazer o post em sua homenagem.
Atualmente recebo mais de 200.000 visitas por mês e pessoas como você que interage me deixa super feliz em sempre poder publicar essas curiosidades de passado.

Se quiser me envie um e-mail para ericlucianosilva@ig.com.br

Terei o enorme prazer em conhecer e conversar.
Muito obrigado mais uma vez!

Beijo

Eric Luciano
E-mail: ericlucianosilva@ig.com.br
Blog: edasuaepoca.blogspot.com.br


Toque de Pimenta

agosto 5th, 2012 as 21:39 (#)

Adoooro teu blog !!!!

Você não tem noção, de quantas coisas já evocou de lembranças, coisas que eu nem lembrava mais.

E eu vou continuar postando hein, ainda que nos lugares errados hehe.
Bjs

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...