MODA E BELEZA

Vestidos de Época da novela Lado a Lado

20.09.2012

0
0
0
0
0
0
Estou amando acompanhar os vestidos de época que compõe os figurinos da novela Lado a Lado da Globo pois sou doida por “coisas de época”.
Filmes, roupas, objetos, enfim, todo tipo de “quinquilharia” … a história por si só, já me encanta. Tudo que remonta ao passado me enche os olhos.
Acho que eu tenho ainda alguma ligação forte com certas épocas que vivi. Pois me sinto muito atraída. E noveleira que sou, claro que fico especialmente ligada também nas novelas que retratam outros tempos.
E estreiou mais uma novela de época na globa, a Lado a Lado. Você já conferiu o visual das roupas das madames e povaredo da novela Lado a Lado ? Bora dar uma olhadinha nos figurinos das personagens da nova novela da globo ?
Resolvi fazer uma brincadeira e um comparativo entre a novela e roupas reais de épocas passadas.

Nessa postagem separei algumas fotos da internet tanto da novela como de roupas da época na qual ela se passa (mais ou menos 1900), ou seja, bem virada do século.

É importante salientar que a elaboração dos figurinos de uma novela não segue à risca a moda da época. Ela serve de forte inspiração, mas adaptações são feitas.

 

Personagens

 

 

 

 

 

 

Muito legal né gente. Aih sou só eu a louca que acha lindo vestido de época ? Acho todo o cenário um encanto … mesmo estando super satisfeita com meu chuveiro quente e minha internet hahaha. Eu adoro a modernidade, mas me encanta ver esse universo.

Algumas particularidades sobre a modinha de algumas personagens:

 

No núcleo da aristocracia, estarão presentes muitas “rendas e rebuscados”. Chapéus chamativos e muitos outros acessórios também estarão bastante presentes. Embora as cores fortes fossem muito usados na época também, optou-se por usar mais tecidos de cores claras para a vilã Constância Assunção (Patrícia Pilar).

 

Já a personagem Laura Assunção (Marjorie Estiano) trará alguns itens masculinos incorporados nos seus figurinos: coletes, gravatinhas, suspensórios. O objetivo é reforçar a força e desejos de independência da personagem.

 

 

Já no núcleo “pobrim”, observaremos os vestidos mais simples, uso e abuso de tecidos pesados, muito algodão na tecelagem, além das cores puxarem mais pros tons terrosos.

Não poderia deixar de agradecer ao James Harrington, que tem um site com um trabalho incrível com vários figurinos de época, que foi de onde copiei com sua permissão a maior parte dos desenhos de vestidos que aparecem nesta postagem.

Já as fotos da novela e de época foram retiradas de imagens do google e blogs diversos, sendo as dos vestidos e fotos antigas basicamente postadas via rede Pinterest.

Abaixo deixo mais algumas imagens de desenhos de vestidos que vocês podem encontrar no site do J. Harrington ( o site se chama Dress MakingResearch). Visitando o site, vocês podem pesquisar vestidos por ano. Achei bárbaro já que no momento a novela está se passando exatamente em 1903-1904, então pude ver os vestidos bem deste ano como de outros. Confiram que bacana:

 

E algumas imagens de blogs e Pinterest:

 

 

E era isso pessoal. Uma delícia ficar olhando essas fotos e desenhos e imaginando a vida dessas pessoas. Sempre adorei história, entender o passado, entender a nossa construção social, enfim … muito bacana.
Então até a próxima pessoal.

Bjkinhas doces de Pimenta-doce !

Comentários


MaayPerfeitiinha

setembro 20th, 2012 as 14:01 (#)

Oii amor, ameei o seu blog viu? liindo.
Quanto ao post, eu amo roupas de época, algumas são melhores do que a de hoje neh? Bem comportadas.
As minhas preferidas são os vestidos (claro) e as roupas de Laura (Marjorie) com gravatinhas.
Jah estou te seguindo, retribui?

Bjs da Barbie Maay Mendes

http://mayperfeitiinha.blogspot.com.br/


Toque de Pimenta by Petsy

setembro 20th, 2012 as 14:21 (#)

Oi Barbie, já estou seguindo vc tbém. Obrigada pela visita … ahh e adorei as dicas sobre os tipos de aplicadores na sua última postagem. Bjs

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...