alimentação

Agenda x Diário Boa Forma

02.02.2013

0
0
0
0
0
1
Como eu, tomada por um surto, estou no momento levando a sério a malhação (vamos ver por quanto tempo), resolvi trazer um post sobre uma super dica de uma ferramenta bacana pra auxiliar nesse processo de emagrecimento e malhação: São as agendas e diário da Boa Forma (a revista).
Mas o que elas tem de especial ? Elas são como livros de registro para que você possa ir descrevendo e assinalando seus cuidados diários com corpo, com alimentação. E vocês já devem ter ouvido falar por aí, que colocar no papel o que você está comendo é uma ótima forma de você realizar uma auto-crítica sobre suas próprias escolhas e descobrir mais sobre seus hábitos alimentares.

Dizem que só de você ter que escrever isso, automaticamente faz com que você maneire melhor nas suas escolhas de forma quase inconsciente, só pra não ter que escreve o que sabe que não deve.

O fato é que muitas vezes as pessoas beliscam uma coisa ali e outra aqui e não se dão conta do peso (literalmente rsrs) que isso pode ter na balança alimentar. Já cansei de ouvir essa história vinda de pessoas muito acima do peso, jurando que comem pouquinho e não entendem o porquê dos problemas de peso. Claro que algumas pessoas realmente podem ter alguma disfunção e apresentar um quadro assim, mas sabemos bem que a maioria esmagadora das pessoas não se enquadra nisso. Então elas mentem na maior cara-dura ? Pior que não é bem assim ! O fato é que realmente tendemos a menosprezar algumas “beliscadinhas” ou aquele “repetecozinho” básico na refeição. Entao quando colocamos tudo na ponta do lápis, é aquela susto !
Enfim, é esse o objetivo tanto da Agenda como do Diário Boa Forma: manter em dia e organizada suas anotações sobre sua alimentação e exercícios. 
E qual o melhor ? Vamos descobrir ?
Quando vi a agenda da Boa Forma 2013 fiquei super encantada e comprei uma. Confiram só o que há na Agenda: além de um espacinho pra você fazer o registro da alimentação e treinos, ingesta de água, auto-crítica sobre cada alimentação, também há espaço na agenda pra você fazer anotações sobre outras coisas que quiser. Ou seja, pode ser usada como agenda mesmo.
No detalhe, a capa da agenda (há outras disponíveis). Dentro, uma tabelinha com informações calórica sobre uma diversidade de alimentos.
 Dentro da agenda, uma folha especial pra registro das medidas. Super bacana pra quem está malhando além de fazer dieta. Isso porque as medidas tornam-se dados mais confiáveis que a balança apenas, já que através dos exercícios ganha-se massa muscular, que pesa mas tem menos volume que a gordura (ou seja, menos volume, um corpitcho menos volumoso também). Também informações sobre como calcular o IMC (índice de massa corporal). No detalhe, a folha que marca o início do mês de Janeiro. Em cada início de mês há uma folha com sugestões de exercícios diferentes.

A cada mês, uma nova sugestão de exercícios:
Mas “o grosso” da agenda é formado pelas folhas individuais para cada dia do ano. Uma tabelinha para programação dos exercícios ao longo dos dias dá início ao mês em si, e a seguir vêm as páginas para você fazer seus registros:
Agora vamos falar do DIÁRIO BOA FORMA.
Primeiro quero dizer que eu não me adaptei com o uso da agenda. Comecei a usar mas acho que não cheguei a fechar nem 2 semanas usando, falhando alguns dias. E então, por acaso, numa livraria me deparei com o DIÁRIO Boa Forma. Uma rápida olhada e pude perceber nele uma proposta mais interessante.
No Diário, também temos uma listinha com calorias dos produtos. A capa é uma graça. O diário não é espiralado mas é legal porque não estraga mesmo que você abra bem as páginas.  Detalhe: não há páginas para o ano todo !!!! Isso porque não é mesmo uma agenda. A quantidade de páginas é programada para um período de 12 semanas.

Assim como a Agenda, no Diário também há espaço pro planjamento das medidas, com espaço pra ir registrando as medidas corporais. E também um espaço pra você colar uma foto do início do seu planejamento.

No Diário, há espaço pra você ir fazendo seu planejamento geral, depois o planejamento da semana e por fim o grosso das páginas é dedicado para o registro diário das atividades realizadas e alimentação. Muito mais bacana !

Logo no início o próprio Diário apresenta as folhas de planejamento e de um dia da semana preenchidos, para exemplificar como usar o Diário.

Vejam como:

Primeiro é exemplificado como preencher o Plano para as 12 semana:

 Depois, espaço para preencher o plano da semana. São portanto 12 páginas para planejamento semanal. A cada página de planejamento da semana, seguem-se as 7 folhas pra registro do que foi realizado durante cada um dos dias daquela semana.

No exemplo dado no Diário, são descritas metas de exercícios pra cada dia da semana, espaço para planejamento sobre alimentação e outros:

E por fim as duas páginas dedicadas para o registro do seu dia. Na esquerda você registra detalhes sobre os exercícios realizado, com espaço para detalhes sobre cargas e séries caso queira incrementar suas anotações. Embora eu considere que um simples “ok” para cada atividade já é de bastante valia. Assim como na parte dos exercícios aeróbios, me contento com o registro do tipo de atividade, tempo e intensidade.

E no lado direito, espaço para você registrar a alimentação. Com espaço para “carinhas e bocas” rsrs. Assim você faz a sua auto-crítica sobre cada alimentação, sem esquecer daquele registro que ajuda a pôr o pé no freio (ou melhor, freio na boca !). E uma das partes mais difíceis de cumprir pra mim: as garrafinhas pra serem coloridas de acordo com a ingesta de água diária.

E por fim, página para os resultados:

Enfim, fica a dica portanto de duas ferramentas bacanas pra você estabelecer suas metas para os cuidados com o corpo e alimentação. Cada um tem suas vantagens. Eu particularmente abandonei a agenda e preferi o diário. Ele é menor (fino), mais prático, foca mais nas metas e acima de tudo possui espaços específicos para descrições mais detalhadas e interessantes. Faça sua escolha e boa sorte.

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...