datas comemorativas

Dia Internacional da Mulher: Uma Homenagem às minhas Heroínas

09.03.2015

0
0
0
0
0
0
E como essa semana tivemos o Dia Internacional da Mulher, lanço esse post especial de homenagem a todas as mulheres do mundo mas aproveito-o para citar algumas das mulheres mais incríveis cujas histórias ou trabalho me encantaram. 
Os motivos pelos quais admiro essas mulheres são os mais variados … enredam pelo lado artístico, pessoal, humanitário … são personalidades variadas e vou citar porque acho cada uma delas especial. 
    Marie Curie
      Vou começar falando dessa mulher extraordinária pela força e dedicação ao estudo e ciência. Marie Curie, cientista, recebeu 2 prêmios Nobel de física e 1 de química e só por este fato ter ocorrido lá na época dos 1900 e bolinhas já é um feito inacreditável. Acho que qualquer mulher como eu, que nasceu numa era (e lugar) com todas as possibilidades para seguir o caminho que quisesse, sem ser fadada a se dedicar a cuidar de casa e casamento,  devemos muito a mulheres como essa, precursoras e desbravadoras de um caminho até então totalmente dominado por homens. 
      Marie, junto do seu marido, dedicou-se ao estudo da radioatividade e foi responsável também pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio. Tipo, uma mulher que colocou mais quadradinhos na tabela periódica, não poderia ficar fora desta lista, poderia ?
         Stephenie Meyer
          Capaz que eu ia deixar de citar ela ! Amadinha, criou a obra mais adolescente do mundo mas não tô nem aí .. eu amei, gamei, sou apaixonada pela saga Crepúsculo. Comprei todos os livros possíveis … não me contive com a Saga, comprei o livro de anotações da diretora (do filme), dois livros sobre os bastidores de filmagens da Saga, o Guia Ilustrado Oficial do filme, o livro (horrível por sinal) da história paralela da Bree Tanner e tudo que saiu da saga. E foi muito legal voltar a ter tanta gana de ler, acho que a Saga acabou contribuindo muito pra eu voltar a ter uma constância maior de leitura, coisa que há um tempo já andava bem oscilante na minha vida (tempo que digo, me refiro a anos !).

            Angelina Jolie

              Sim, ela é linda, rica, famosa, casada com o Pitt e poderia passar seus dias se admirando no espelho entre uma festa e outra. Mas …

              .. escolheu outra vida.
              Taí uma mulher que eu admiro pra caramba. Já ouvi muita gente ousar dizer que tudo que ela faz é com puro interesse “marqueteiro” … agora me digam, quem é que ia conseguir levar a vida que ela leva, fazer tudo que ela faz, por longos e longos anos, em troca de uma fama que ela já tem ? Ela nem precisaria disso. Acho louvável a trajetória dela .. uma mulher absurdamente linda, venerada mundialmente, agarrou o homem mais desejado do planeta … e tem uma trajetória linda em causas humanitárias. 
              Uma mãe super atuante, está sempre presente na vida dos 6 filhos (6 !!!!) e nunca deixou que suas filmagens afetassem sua proximidade com eles. Amo em particular as tatuagens dela, não apenas por serem belas mas pelos significados muito interessados. Acho a mais interessante delas justamente a tatoo que tem enfileiradas as coordenadas geográficas do local de nascimento dos seus filhos. E são variados: até mesmo porque 3 dos seus filhos são adotados e provenientes cada um de lugar mais maluco que o outro (Cambodja, Etiópia, Vietnã). Além disso, a sua primeira filha biológica nasceu na Namíbia (e não foi acidente de percurso, Angelina escolheu ter sua filha na África), já os gêmeos nasceram na França, onde ela vive atualmente.
              E eu fico pasma ao me deparar com uma pessoa que tem tanto dinheiro e ser tão desprendida do luxo. Sim, ela mora numa mansão absurdamente grande e cara. Mas ela mesmo assim já passou boa parte do tempo em viagens nos lugares mais pobres possíveis nos seus trabalhos como embaixadora da Boa Vontade e trabalhos ligados à Agência de Refugiados das Nações Unidas.
              Pensa numa pessoa que vendeu a primeira foto dos seus filhos gêmeos Knox Léon e Vivienne Marcheline por 14 milhões de euros (algo em torno de 35 milhões de reais) para as revistas  ‘People’ e  ‘Hello’, tendo destinado o dinheiro integralmente a causas humanitárias. Pois é, como não admirar essa mulher ?

                Irmã Dulce

                  Eu conheci o trabalho da Irmã Dulce no ano passado quando estive em Salvador e fiquei encantada com a história de vida desta mulher. Dulce dedicou sua vida à assistência aos pobres e necessitados e também aos doentes. Ela começou ainda muito jovem a acolher pessoas doentes na sua casa e mais tarde passou a cuidar delas no galinheiro do Convento Santo Antônio. Foi assim que nasceu o Hospital Santo Antônio, um hospital público de Salvador que atende mais de 5 mil pessoas DIARIAMENTE. Eu sempre fui fã de mulheres (ou melhor dizendo pessoas) capazes desse desprendimento e que devotam a sua vida ao cuidado ao outro. É um dom, uma vocação, uma iluminação que é difícil descrever com palavras o quanto torna essas pessoas especiais. São pessoas que estão num nível de evolução espiritual muito além das pessoas ditas “comuns”. Admirava desde cedo a trajetória da Madre Teresa de Calcutá, mas conhecer a história dessa mulher, uma brasileira, ver seu museu (memorial mas é praticamente um museu), seus objetos pessoas, estar em frente ao Hospital Santo Antônio, deixa sua trajetória ter outra dimensão pra mim. Então coloco Irmã Dulce como uma mulher que fez história e mesmo falecida tem os frutos de seu trabalho dando seguimento aos seus ideias e beneficiando uma imensidão de pessoas. Desconhecida por muitos país afora, na Bahia não há quem não conheça seu nome e sua importância é tamanha que chegou a receber a visita do Papa João Paulo II em seu leito de morte quando da sua passagem pelo Brasil. Não é a toa que é conhecida como o Anjo Bom.

                  Se forem a Salvador, não deixem de visitar o Memorial Irmã Dulce. Vale a pena.

                     Madonna

                      Meu amor pela Madonna é algo difícil de expressar também. Não foi súbito, embora conhecesse o trabalho dela desde que eu era adolescente, na época achava-a apenas intrigante. Foi apenas lá pelos anos 90 que passei a me interessar pela sua obra e então pela sua vida e passei a admirar imensamente seu trabalho.

                      A Madonna é uma artista super completa e acho incrível e primoroso a maneira como ela encara sua vida profissional. Nada de postura de estrela que espera tudo pronto na sua mão … o que eu mais admiro nela é o envolvimento que ela tem em todos os processos envolvidos no seu trabalho. Se não bastasse ser cantora, compositora, dançarina, atriz, produtora .. ela assume sua posição como empresária e vigia firmemente a empresa que é seu nome. E não acaba por aí .. mais recentemente passou a se incursar no mundo literária, escrevendo livros infantis.
                      Amo também a característica camaleoa dela, pois me identifico muito com esse jeito de encarar a vida.  Ela foi capaz de se transformar, se reinventar ao longo do tempo sem nunca perder a identidade.  E o dom dela de sempre voltar a emergir com músicas com novas batidas incríveis é surreal. Suas performances bafônicas e polêmicas fazem dela uma artista única.
                      Tive a imensa satisfação de assistir um show dela em Buenos Aires em 2008 da Turnê Stick and Sweet Tour e foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. Ela é realmente absolutamente Diva e o show vibrante do início ao fim. Estou ansiosa por uma nova oportunidade de assistir a um show dela novamente. Vale a pena demais ! 
                      Essa fotinho do canto direito é em frente ao hotel que ela estava hospedada em Buenos Aires. Embaixo eu já aguardando o início do show e essa maior é eu como uma carona feliz pronta pra ir pro show hahaha.
                      Minhas professoras

                      Eu fui muito feliz no colégio e amava as aulas e tudo que envolvia a escola. Tenho muita admiração por vários dos professores que tive e algumas dessas professoras me são muito queridas até hoje e não esqueço delas mesmo passados tantos anos. Muito amor pelas minhas “tias” de tenra infância e por várias professoras que tive no decorrer do primário, ginásio, cursinho, facu, etc.

                      A doce tia Oneide é com certeza uma das figuras emblemáticas que marcou a infância de muitas crianças que passaram pela Escola Saci Pererê (posteriormente Caesp). Sua figura doce e seu carinho no tratar com os alunos eram marcantes. Com tristeza confesso que não lembro do nome da minha professora de português da quinta série mas foi uma das minhas maiores estimuladoras para que eu escrevesse. Lembro até hoje dos recadinhos que ela me deixava no final das minhas redações. Uma pena eu ter perdido o hábito de escrever. A professora Nara também foi marcante, extraordinária professora de história de ginásio. Eu  achava ela a pessoa mais inteligente do mundo .. como podia alguém saber tanto sobre tantas pessoas e países, eu pensava. Ela era brava mas eu adorava as aulas dela. Sempre amei as aulas de história por sinal, depois dela, a outra professora que muito me marcou foi a Beth, prof. de história do cursinho Riachuelo (já em Santa Maria).

                      E falando em cursinho, além da Prof. Beth,  não poderia deixar de citar a Jane de geografia e a Regina de biologia, ambas do Riachuelo e também a Jamile de química do Fóton. Absurdamente didáticas,  fenomenais e muito cativantes. Eu tive muitas profes legais, queridas e maravilhosas no cursinho mas essas pra mim foram mais que especiais.

                      E por fim minhas professoras maravilhosas de faculdade, com destaque especial para a Marisa, Maria Elaine, Janice, Elhane e Deise. Não me levem a mal as demais profs sensacionais que tive no decorrer da faculdade mas é natural que aquelas ligadas às áreas que eu tinha maior afinidade acabaram por fazerem meu apreço por minha trajetória nessas disciplinas acabar por ser mais docemente lembrada.

                      Enfim, essa é minha pequena lista pessoal de mulheres que admiro por razões super variadas. Claro que ainda há uma infinidade de mulheres admiráveis neste mundo mas essas são as minhas eleitas para este ano.

                      Gostaria de incluir ainda aqui todas as mulheres maravilhosas da minha família ! Em especial minha Mammy’s amada. A base de tudo, meu céu e meu ar. Um beijo carinhoso pra todas elas.

                      E mais um beijo especial para todas as leitoras do blog. Que esse dia seja simbólico mas que nosso dia posso ser celebrado todos os dias do ano. Porque todo dia é pra ser celebrado pela dádiva de sermos mulheres. Lindas, poderosas, guerreiras, amorosas, trabalhadoras. Vivas pra nós todas !

                      Bjkinhas de Pimenta.

                      Deixe um comentário

                      Paty Martinez no Youtube

                      Carregando...