Halloween

Como servir Petiscos de Halloween Assustadores e Divertidos

29.10.2015

0
1
0
0
0
0
Oi pessoal ! E aí, todos preparadíssimos para o Halloween ? Está chegando o dia e você precisa decidir o que vai preparar seja pra sua festinha em casa ou pra levar naquela festa coletiva dos amigos. Mas se você está sem tempo, sem muita grana e principalmente lhe faltam dotes culinários: Ahá !! Tenho mais uma solução ! Uma deliciosa pratada de petiscos assombrosos e deliciosos que vão fazer todos ficarem de queixo caído com sua brincadeira. 
A ideia é fazer uma bela bandeja de petiscos dos mais variados e deixá-los todos com carinha de Halloween. Escolhi salgados e doces que sejam todos prontos. Ou seja, nada de fogão, panelas, cozimento. É só usar a criatividade, montar e servir ! Ansiosos pra descobrir que “bicharedo” vai nessa bandeja ? Calma, calma, vamos começar pensando em quais os ingredientes necessários. 
  • Salgadinho Stiksy ou similar
  • Ovos de amendoim
  • Petisco salgado colorido (em cores como verde, marrom, preto, qualquer cor assim)
  • Bananada
  • Amendoim tipo “cri cri” ou “carrapinha” (aquele amendoim que vem com um revestimento doce em volta)
  • Queijo em pedaço
Foi simples. Eu fui ao supermercado e percorri os olhos nas prateleiras com guloseimas e fiquei imaginando quais daquelas gostosuras poderiam render bons monstrinhos. E foi assim que logo imaginei:
  • Stiksy e ovinhos pra formar Ovos de algum bicho
  • Petiscos coloridos verdes pra pensar em alguma coisa nojentinha de algum monstro
  • Bananada pra simular asa de morcego 
  • Amendoim cri cri pra simular “cocozinho” de alguma criatura estranha
  • Minhoquinhas de gelatina pra serem minhoquinhas mesmo 😉
Claro que você pode escolher outros snacks ! Procure por salgadinhos, doces ou petiscos que possam ser associados a algum objeto assombroso ou algum bicho nojento ou qualquer alusão ao Halloween. Mas vamos à obra com esses que escolhi 😉
Antes de tudo, e onde servir ? 
Como eu tinha uma bandeja de inox com 5 compartimentos, me baseei nela pra procurar pelos quitutes e decidir quantos diferentes ia fazer. Se você não tiver bandejas de petiscos, pode servi-los em tigelinhas de sobremesa mesmo. Pratinhos descartáveis coloridos também podem ser usados. Não há regras para as cores, mas minha sugestão é usar todos pretos, todos laranja, preto com laranja, ou combinar as cores dos pratinhos de acordo com os quitutes neles oferecidos.
Como talvez nem todos iriam olhar pra guloseima e entender o que ela é, pensei em fazer pequenos cartazes pra identificar cada petisco. Então comprei papel cartão e palitos de picolé pra fazer a sinalização. E como deixar as plaquinhas em pé ? 
Usei uma base comestível: escolhi queijo provolone, que é bonito, gostoso, bem rígido e não derrete tão facilmente.
Comecei fazendo as bandeirinhas sinalizadoras. Já sabia o que cada guloseima iria representar. Então, mãos a obra: comprei papel cartão nas cores preta e laranja, bem como caneta na cor dourada pra poder escrever no preto. Não se esqueça também dos outros utensílios necessários: palitinhos de picolé (ou de espetinho), cola, canetas coloridas diversas. 
Na sequência: 1) Fiz um molde em papel simples. 2) Cortei dois pedaços de papel cartão em que coubessem o desenho do molde. 3) Desenhei o molde no verso de um deles. 4) Coloquei um contra o outro, obrigatoriamente neste modelo que está mostrado na foto, pois assim quando você desvirá-los, suas formas casarão perfeitamente em dupla pra formarem um balão identificar com frente e verso. 5) Recortei com eles assim, juntinhos, pra ficarem bem iguaizinhos.
Seguindo: 1 e 2 ) Assim que a dupla de balões estiver recortada, ao virá-las verso contra verso, elas se encaixam perfeitamente. 3 e 4) Agora é hora de escrever. 5 e 6) E pronto, balõezinhos quase prontos.

Agora é hora de fazer os pezinhos dos balões: 1 e 2) Passei cola no verso de cada dupla de balão. Posicionei o palito de sorvete bem no alto, pra não ficar um pé muito grande. Depois é só colar um verso no outro. 3) E todos os balõezinhos ficaram assim. Você pode usar diferentes formas geométricas ou ainda usar adesivos ou desenhos impressos de monstrinhos ou similares pra deixar suas plaquinhas ainda mais divertidas.
Mas como fazer com que as plaquinhas fiquem de pé ? Bom, você pode usar diferentes tipos de materiais e colocar por fora da bandeja, como argila, massinha de modelar, etc. Mas como a bandeja pode ficar indo de um lado pra outro da mesa, você não quer que as plaquinhas fiquem perdidas, certo ? Então o ideal é deixar elas presas a cada bandejinha. Então o melhor é você usar na bordinha da petisqueira mesmo, desde que essa base não entre em contato com a comida, posicionando a massinha por fora, bem na beiradinha. 
Mas eu preferi usar algo comestível, assim eu poderia deixar a base dentro de cada compartimento. E aí, vale a imaginação, qualquer base que fique firme e onde você possa inserir o palito pode ser usada. Prefira alimentos com boa durabilidade e que não vão afetar a textura ou gosto das guloseimas. Eu optei por queijo provolone, que é bem denso, bem gostosinho, e é mais firme, não amolece tão fácil como outros queijos.
Essa sequência que deixei acima é interessante pra você não “picotar” seu queijo. Assim você consegue perfeitamente as bases que precisa, sem deixar ele todo desajeitado e assim promove também um melhor aproveitamento dos alimentos ;).
Agora é só encaixar os palitinhos em cada base de queijo e posicionar na petisqueira.

E praticamente terminou, pois essa é uma das partes mais trabalhosas. Agora começamos as montagens dos snacks e doces. 
Pra montar os ovos de dragão, usei Sticks pra fazer o ninho e fui aleatoriamente posicionando os ovos de amendoim em cima.
Pode fazer um ninho generoso, que fica mais vistoso. Depois é só encher de ovinhos !
Para os outros doces, basta ir espalhando dentro de cada compartimento.
Use a criatividade pra bolar o nome de cada guloseima.

A textura do amendoim cri-cri encaixou perfeitamente no “doce assombroso”, não acham ? hahaha.

No caso das minhocas, eu coloquei esse adendo na plaquinha “e outras surpresas” pois sabia que haviam sobrado gelatinas de dentadura (das gelatinas assombrosas, lembram que mostrei neste outro post ?), então, nada de desperdício !
Agora é a hora de fazer as asas de morcego, usando a bananada. Dei uma pesquisada rápida no google pra mie inspirar na hora de fazer as asinhas.
Aqui todas as asas. E nada de dizer que não ficou parecido. Se não sabe brincar, não desce no play !! hahaha
E claro que não joguei fora essas sobrinhas que fui cortando. Você pode usar todos esses pedacinhos como base pra colocar as asas em cima. No meu caso, somente as que fiz já foram em quantidade suficiente e sobrou, portanto não coube todos os pedacinhos na base.
Então foi assim: 1 e 2) Como podem ver, cada bananada era bem grossinha. Seria exagero servir assim. 3) Então cortei elas no meio, cada uma rendeu 2 asinhas. 4) Guardei todas as sobrinhas pra colocar na base. 5) Mas não coloquei muitas, pois eu tinha muitas asinhas prontas. 6) E ficou assim.
Agora vamos ver o resultado final ? Olhando de cima !

Vai dizer, que pratinho mais simpático né ? Assustadoramente simpático !
Quer variar ? Fique a vontade. Percorra as gôndolas e olhe atentamente as guloseimas. Liberte sua imaginação e verá que poderá encontrar uma imensa quantidade de melecas de criaturinhas pra serem criadas. É muito divertido !
E como podem ver, não leva praticamente nada de tempo. É uma ótima opção pra quem quer fazer com as crianças (nada de fogão !), precisa agilizar algo e não tem muito tempo, não está disposto a gastar muito, ou mesmo quer apenas “brincar com a mesa” ! As motivações podem ser muitas, o resultado ? Incrível !
Eu amei e o pessoal aqui de casa também. Espero que tenham curtido também. Se gostaram, me contem !
Bjkinhas de Pimenta !

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...