academia

Paraguai 14: Frequencímetro – Onde comprar, qual modelo, quanto ?

10.11.2015

0
0
0
0
0
0
Como contei pra vocês no último post, estou entrando numa nova fase de cuidados com meu corpo. E um acessório fundamental de treino que minha personal exigiu foi o uso de frequencímetro nas aulas. Pois bem, fui eu ao Paraguai a cata de um. 
Eu já sabia mais ou menos em que loja iria, pois a personal já me indicara locais mais em conta e sugestões de modelos. Mas por via das dúvidas, fiz duas coisas antes: dei uma pesquisada na internet e pesquisei o preço em lojas no Brasil pra ter certeza de que ainda compensava comprar no Paraguai e também dei uma olhada em algumas outras lojas por lá. E realmente, o lugar mais em conta fechou com o as dicas que eu havia recebido.
Embora eu estava propensa a olhar outras marcas, foquei em um Polar, que eu sabia que tinha bom desempenho com bom preço. Confesso que fiquei boquiaberta com os preços: aumentaram bastante. Acabei comprando o mais barato que encontrei mas com ótimos recursos: um Polar FT4. 
Cada modelo vem com alguns recursos a mais ou a menos. Eu escolhi baseada nos dois recursos principais : “Mede a frequência cardíaca ?” e “Posso pagar por ele ?” hahaha. Ou seja, escolhi o mais básico pelo preço mesmo. No verso da caixa é possível ver o que alguns outros modelos Polar oferecem:
Mas pra mim ele está sendo ótimo pois tem recursos mais que suficientes pras minhas necessidades. Aliás, no passado já treinei com frequencímetro e nem fiquei sabendo se o meu tinha algum desses recursos adicionais, pois eu nunca usei pelo menos. 
Mas vou mostrar tudinho pra vocês sobre o Polar FT4:
De cara, eu não havia gostado muito do tipo de encaixe pra prender no tórax. Na loja eu não abri pra ver como era a cinta, vi apenas pela caixa mesmo, então havia ficado meio decepcionada. No entanto minha antipatia pelo fecho acabou-se no primeiro dia de uso. Ele é confortável, não machuca e não tive nenhuma insegurança quanto a possibilidade de escapar. 
Outra coisa que estranhei muito foi o fato do sensor ser de encaixar na faixa torácica. Parecia que isso iria ficar muito “saltado” no peito, ou que aqueles ferrinhos poderiam incomodar por dar mais volume ao sensor. De forma alguma ! Tudo tranquilíssimo. Ele realmente é muito confortável ! E o melhor de tudo: a faixa é lavável ! Exatamente porque você pode destacar o sensor cardíaco.
E não se precoupe: ele fica super preso. Não tem risco de cair não.
Mas vamos colocar o frequencímetro em ação:
Configurando o Frequencímetro Polar TF4
Quando você liga o reloginho, ele logo pede pra que você insira algumas configurações que incluem hora, data e também configurações de usuário. É bem intuitivo e fácil para inserir os dados. As configurações de usuário incluem idade (data de nascimento), peso, altura, e qual a faixa de frequência cardíaca você deseja se manter. Pra saber sua faixa de treino é necessário que você faça uma avaliação com um profissional de educação física. 
Acima algumas definições básicas. Abaixo podem ver as definições de faixa cardíaca de treino.
Depois de configurado, basta partir pro uso. Alguns detalhes super bacanas sobre o meu Polar:
  •  Você pode salvar cada um dos seus treinos
  • Quando está treinando, é possível dar um “pause” e assim não registrar aquela pausa que te fez interromper seu treino
  • No final do treino, você fica sabendo sua frequência cardíaca média, frequência máxima atingida e também por quantos minutos você se manteve dentro da sua faixa de treino

Vou mostrar pra vocês aqui como acesso essas informações:

Acesso em Menu : Definições   Dados ➺ Ficheiros de Treinos ➺ Todos os  ficheiros desde (escolher data)  ➺ Data (escolher a data do treino) : vou então saber o tempo que treinei, quantas calorias foram gastas, a FC (frequência cardíaca) média e máxima, e o tempo dentro da zona de treino. 


E assim eu posso acessar diferentes dias e ir visualizando o progresso, vendo se estou treinado mais tempo, queimando mais calorias ou ficando mais tempo na FC programada para o treino.
Muito legal né ?
Onde comprar frequencímetro no Paraguai ?
Como eu disse no início, pesquisei algumas lojas pra definir a compra. Fui para o Paraguai com alguma noção de quanto estavam custando os frequencímetros no Brasil, em especial o Polar, que era o que eu estava mais propensa a comprar.
Meu frequencímetro anterior era da marca Timex e eu havia comprado na loja Americanas no Shopping Americana. Naquela época eu havia pago algo em torno de 120 ou 150,00 reais no máximo, mas isso já fazia mais de 4 anos. Mas por isso mesmo procurei olhar frequencímetros na Americanas também. Outro lugar que pesquisei foi a MCI (quiosque de produtos médico hospitalares no shopping del Este) e por fim na Mega Eletrônicos, que era a loja indicada pela minha personal. E realmente foi na Mega que encontrei os melhores preços. Os valores mais em conta que encontrei nas outras lojas, oscilaram entre 69,00 a 84,00 dólares para modelos bem simples como o meu, sendo alguns até mesmo mais caros. As marcas eram basicamente Polar e Beurer. Na Americanas eu vi alguns de outras duas marcas mas eram valores similares e de marcas totalmente desconhecidas.
Na Mega Eletrônicos você encontra frequencímetros que podem ir de 60 e pouco a até mais de 120 dólares. Pelo menos entre os que tinham disponíveis quando fui.  No FT4 eu paguei em torno de 62 ou 64,00 dólares, o que deu no câmbio do dia exatos 240,00 reais. No entanto o único que custava esse valor era o FT4, todos os outros modelos tinham valores que iam elevando-se pra a partir de 70 e poucos … 80 .. 90 …  100 e até mesmo 120 ou 130 dólares. 
Certo, paguei 240,00 reais, mas e quanto teria pago no Brasil ? Por esse modelo, o mais barato que encontrei foi 379,00 reais. Portanto valeu muito a pena ! E aqueles modelos que custam mais de 80,00 dólares no Paraguai, tem os preços no Brasil com uma diferença ainda muito maior, portanto também compensando a compra pra quem procura modelos com mais recursos. Concluindo: tendo a oportunidade, o negócio é comprar lá no Paraguai mesmo. Por essa diferença de preço, nem parcelar por aqui não compensa. Melhor economizar e comprar a vista lá no Paraguai mesmo.
Quanto a cor: Eu não tive como escolher a cor, porque só tinha 2 cores disponíveis do meu modelo quando estive na loja, que era esse cinza e um outro meio amarelão. Ainda bem que curti o cinza !! hehe.
Bom gente, então era isso. Estou super feliz com minha escolha, pois o frequencímetro é um aliado importante pra ritmar nosso treino. Não desgrudo do meu tanto na academia como nos meus exercícios aeróbios de dever de casa. Recomendo que você procure utilizá-lo pra otimizar seu treinamento, mas não esqueça que é necessária a orientação profissional para que você saiba como usar esse recurso pra alcançar suas metas.
E até a próxima !
Bjkinhas de Pimenta.

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...