blogueiras

Sopa de Letrinhas: Dia de Beauté (Victoria Ceridono)

01.04.2016

0
0
0
0
0
0
Minha última leitura: leve, fluida, encantadora. Assim como ela ! Vic Ceridono é tão maravilhosa que pra mim seria difícil ignorar esse livro. E como tudo que ela faz na vida, é de se “abestalhar” com tamanha lindeza do trabalho final: o livro parece algodão doce – dá vontade de comer de tão lindo !

Haha, mas é sério gente. Que apresentação incrível. E confesso que essa apresentação impecável me motivou muito na compra do livro. Ainda que ele não tivesse tantas informações relevantes, sabia que só folhear suas páginas e “degustar” o conteúdo já seria uma delícia. E realmente, só pelo visual já vale a pena.

Olha que linda a capa, capa dura, alta qualidade, em alto relevo.

Primeiro vamos falar de quem é a autora desse livro: Vic Ceridono, blogueira, youtuber, editora de beleza da Vogue. Ela faz vídeos incríveis no youtube contando segredinhos de maquiagens – amo os vídeos dela pois são muito instrutivos. E Vic fala com muita propriedade: ela conhece de moda, ela conhece dos produtos, ela conhece das marcas, conhece de tendência e conhece de técnica. Ou seja, ela é completa pra falar desse assunto (oras bolas, e como poderíamos esperar algo diferente de alguém que é responsável pelo editorial de beleza na vogue ?!!). E adoro os seus vídeos porque ela fala mesmo todos os prós e contras de cada marca, de cada produto em específico e principalmente por conta dos segredinhos e truques de make.

Por vezes uma blogueira fala bem de um produto pelo simples fato que isso vai ser bem visto pela marca. Vic tem relação próxima com várias marcas claro … mas ela não deixa de fazer suas críticas quando necessário. Aponta sobre produtos que podem até ser bons mas somente pra “tal e tal” pele, ou então pra determinado clima, ou então sobre os defeitinhos daquele produto mas como aproveitar melhor sua potencialidade usando de outra forma ou mesmo em conjunto com outros produtinhos. Ela tem conhecimento de causa e isso é o máximo.
O fato dela conhecer e ter a oportunidade de usar uma diversidade muito grande de produtos (ate´mesmo porque na Vogue eles recebem muita coisa !), dá pra ela essa vantagem de poder explorar bem a diversidade de produtos e nos apontar o que há de melhor no mercado.

Bom, eu resumi até agora quem é Vic, pra caso você não conheça. E se não conhece e curte assuntos de maquiagem sugiro que você corra no canal e no blog (Dia de Beauté) pra estar por dentro de tudo. Mas agora vamos falar do livro: então era isso, pra mim um livro escrito por alguém com tanto bom gosto, com tamanha credibilidade, não poderia dar errado. Mas o livro é claro é bem mais superficial. Ele fala mais sobre maquiagens pra quem sabe pouco ou medianamente apenas. Se você já acompanha direto o canal dela, é possível que reconheça nele o conteúdo que ela já abordou nos vídeos. Portanto é um livro destinado pra quem está ainda aprendendo sobre auto-maquiagem. E o melhor, é um livro maravilhoso pra quem está tentando entrar nesse mundo de cores, bases, e bocas coloridas, e olhos muito marcantes .. enfim, todas aquelas maravilhas que o make faz pela gente.

E acho que mesmo pra quem já conhece o conteúdo dela, e não é nenhum iniciante em maquiagem, vai curtir o livro pois a leitura ajuda muito a fixar melhor as ideias. Embora a maior parte do conteúdo seja meio básica, tem muitas informações que pra mim foram novas, até porque embora seja sua fã até hoje nunca consegui assistir nem metade dos seus vídeos. Eu gostei de capítulos em especial onde ela fala por exemplo sobre os tipos de aplicador pra rímel e como conseguir cada efeito nos cílios.

Outra dica que amei foi uma pra mim inédita: ela contou sobre a forma mais fácil de fazer o delineado perfeito. E pra mim foi totalmente a maneira que ela explicou pra fazer (de trás pra frente, em relação a como eu usualmente faço) e em etapas. Muito diferente de qualquer técnica que já vi e curti muito. Ainda mais pra mim que tenho muita dificuldade no delineado (minha pálpebra caída só me atrapalha e não é nada incomum eu bagunçar totalmente o delineado). Adorei a dica.

Aliás, o livro é super recheado de dicas. E isso é ótimo, pois as dicas rápidas ou mesmo esqueminha só de dicas pra determinada situações, dão uma boa quebrada na leitura pra que ela não se torne monótona. Fotos lindas, fotos de passo a passo, diagramas, notas rápidas, tudo auxilia a tornar a leitura mais agradável. Ele é escrito de maneira dinâmica e fluida. E outra coisa bacana: você não precisa ler necessariamente na ordem e sim ir lendo os itens que te interessam mais ou como preferir.

O livro é super bem elaborado em termos de conteúdo: ele começa com uma introdução geral sobre o rosto, sobre os tipos de pincéis ou mesmo outros utensílios que usamos na maquiagem, lavagem dos pincéis e esponjinhas, e depois vai passando para pele, acabamento, blush, batons, sombras, sobrancelha, cílios postiços … enfim, cada detalhe da maquiagem (mas tudo de uma forma super descoladinha, são textos fáceis, rápidos, objetivos e acompanhados de muitas ilustrações).

Cheio de “passo-a-passo” !

Outra super dica para os iniciantes ou meio perdidos em make, ela dá dicas sobre como montar kits iniciais de maquiagem … pra você não bancara ” A Louca do Make” e sair comprando um monte de coisas sem necessidade imediata. Amei a lista básica que ela montou e aí ela deu dica de uma outra lista de complementação, que são os itens que você pode ir comprando então aos pouquinhos, de acordo com a necessidade e com a disponibilidade da grana.

Também é bacana que ela aborda dicas de pós make, o tipo de tema que nem sempre é abordado nesses guias de maquiagem. Realmente o livro dela ficou impecável, engloba vários aspectos da maquiagem.

Ahhh e tem uma dica de ouro ! Gente, lá mais pro final ela deu umas dicas muito bacanas sobre segredinhos e truques pra usar em algumas situações que volta e meia nos rondam e parecem um desastre sem solução: coisas como resfriado, espinhas, ressaca, cansaço ou mesmo ressecamento da pele. Essa parte é MARA !

E como se ainda não bastasse, outro diferencial bárbaro que tem no livro é um CHECK LIST pra viagem. Muito prático ! Muito bacana … e serve direitinho pra fazermos de guia pra gente. Lá ela lista uma penca de produtinhos que podem se fazer necessários: do corpo aos cabelos, make e cuidados com o rosto, cuidados com o sol … enfim, pra vários cuidados mesmo. E claro, é apenas um modelo que você pode adaptar de acordo com suas necessidades ou realidade e também de acordo com os objetivos da sua viagem. Mas achei bárbaro !!!

Mas eu curti mesmo o livro, tanto pelo resultado impecável, pelas fotos incríveis, o conteúdo gostoso de ler. Um livro pra ser comido ! Literalmente … não, literalmente não ! hahaha … mas dá vontade. Mas como eu comentei, pra quem já tem um bom embasamento sobre auto-maquiagem ou já acompanha ela ou mesmo outras blogueiras de bom conteúdo, acredito que em termos de informações novas será rarefeito. Mas minha admiração por ela e por um livro bonitão, me deixou contente com a compra.

E vamos combinar, essa lindeza é pra deixar uma estante ou bancada puro amorzinho, né não ?

Fica a dica, espero que tenham curtido e Bjkinhas de Pimenta !

Até a próxima. 

Que livro ? Dia de Beauté – Um guia de maquiagem para a vida real
 
Quem escreveu ? Victoria Ceridono
 
De que ano é? 2015 

E a editora ? Paralela
  
Qual o assunto do livro ? Recheado de dicas de maquiagem dadas pela blogueira e youtuber Victoria Ceridono, também conhecida como Vic Ceridono. Vic é editora de beleza da revista Vogue e super antenada em moda e make. 
E um livro profissional ?  Não, é um livro voltado pro leigo ou com conhecimentos mais limitados sobre maquiagem. E claro, também para todos os fãs da Victoria.
E que tal a leitura  ? Fácil, fluida, objetiva, convidativa e elucidativa e recheada de muitas dicas. Exatamente aos moldes de como Vic trabalha no seu canal Dia de Beauté . 
Mas tem utilidade prática ? Vou poder usar aqueles conhecimentos ?  Com certeza ! São dicas para o cotidiano da mulher comum, da make mais simples, dos truques básicos, preparação mais elaborada de pele, propicia conhecer as diferenças das apresentações dos produtos de beleza para melhores escolhas, etc. 
Mais pra dinâmico ou cansativo ?  É bem dinâmico, li em poucos dias. Eu li ele de cabo a rabo mas o legal é que ele não tem uma ordem correta pra ser lido. Se você quiser antecipar conhecimento sobre determinados assuntos, pode ir direto ao ponto, sem perder nada que possa prejudicar seu entendimento depois. 
Recomenda ?  Depende do seu perfil. Eu tenho vários motivos pra recomendar: porque sou fã da Vic, porque sei que ela é a “rainha das dicas” e tem várias delas no livro e porque o livro é uma obra de arte. Mas se você é maquiadora profissional, tem conhecimento mais aprofundado, esse livro talvez não seja pra você. Embora ele fique encantador até mesmo como obra decorativa até mesmo num atelier de maquiagem.  Mas pra quem está aprendendo, é ótimo. Mas não dispensa acompanhar o canal dela, pois seu poço de truques de maquiagem é infinito. E se você já acompanha bastante o canal dela ou de outras maquiadoras de gabarito, talvez não veja nenhuma novidade no livro – mas se é fã dela, vai resistir ?

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...