blogueiras

Sopa de Letrinhas: Man Repeller (Leandra Medine)

16.10.2015

0
0
0
0
0
0

Semanas atrás acabei a leitura do livro “Man Repeller – a divertida moda que espanta os homens”, da blogueira Leandra Medine. Quer saber do que se trata e se é bacana ? Se joga nessa dica !

Pra começar, vou confessar: nunca tinha ouvido falar no livro nem na blogueira. Leandra Medine é blogueira de moda, comanda o blog de mesmo nome do livro (Man Reppeler) e está há anos no mercado, sendo reconhecida como um dos nomes mais importantes na área da blogagem.

Quando comprei o livro, me atentei a duas coisas na capa pra me decidir pela compra:

1. “A divertida moda que espanta os homens” – Já me identifiquei de cara pois bem sei o quanto amo uma peruagem, e a gente sabe que no fundo os homens não curtem muito essas coisas de muita maquiagem e muita coisa brilhante pendurada nas nossas orelhas, pulsos e etc.

2. “Um dos 25 melhores blogs do mundo” – São os dizeres da Time, citados na capa.

E de quebra ainda tem prefácio da (amadíssima) Vic Ceridono. Bahh, como resistir ? Claro que comprei, mesmo não fazendo a menor ideia de quem era a autora e se eu me identificava realmente com ela.

Mas qual o significado mesmo do título do livro (e do blog) ? Tudo começa numa fase ainda muito nova em que Leandra está com dificuldades de se relacionar e sua amiga lhe aponta o fato de que os homens acabam se afastando dela por conta das suas escolhas do guarda-roupa. Ou seja, ela  usa roupas que não agradam o público masculino: algumas até mesmo estranhas, no mínimo extravagantes, muitas vanguardistas … mas nada sexy com certeza.

O livro é totalmente auto-biográfico e começa contando sobre a infância de Leandra. De início você pensa que ela está simplesmente contando sobre algumas coisas engraçadas da sua infância, sua relação com seu corpo e sobre suas trapalhadas no campo do romance. E você se dá conta que pra contar cada coisa ela descreve detalhadamente sua roupa na época. Parece uma coisa estranha no início até você perceber que o livro INTEIRO conta fato da sua vida que de alguma forma são norteados ou influenciados pela moda. Desde os acontecimentos mais estranhos, dramáticos, engraçados … tudo está envolto em algum momento com uma pitada de moda (ou a falta de senso pra ela hahaha).

No momento que você entende em que ponto ela quer chegar com isso tudo, o livro passa a ser ainda mais hilário e interessante. Oras, ela é uma garota super comum e conta no livro acontecimentos super cotidianos. Nada de salvamentos heróicos, fugas hollywoodianas, amores de filme … são histórias cotidianas sobre a vida de uma garota. Mas uma garota que desde pequenina curte moda. E Leandra sabe como florear tudo e encher as histórias de humor. Amei a leitura !

Dos amores platônicos na infância, da adolescência conturbada pelo peso, dos namoros relâmpagos, da maneira tempestuosa como perde a virgindade, passando pelo relacionamento arrastado e indefinido que a prende ao passado … são algumas das muitas histórias contadas por Leandra. E ela é “faca na bota”: sem papas na língua, ousada e irreverente. Todas as histórias são recheadas de um humor que pode ir do pastelão ao humor inteligente.

Originalmente o livro se chama: “Man Repeller: seeking love. Finding overalls.” (Man Repeller: procurando o amor. Encontrando macacões). Na versão original ela está usando um macacão jeans com boca de sino .. maravilhoso mas .. bom, provavelmente a gente acha isso mas os homens não, rsrs.  Ah outra coisa legal que tem no livro, inclusive na nossa versão em português, é uma pincelada de fotos do arquivo pessoal dela ao longo das páginas. É maravilhoso poder visualizar melhor suas historias através do look em cada foto.

A leitura é bem gostosa. Achei ela bem mais interessante do meio para o final, acho que porque foi quando me dei conta da real proposta do livro. Tornou a leitura muito mais incrível entender porque ela detalha tanto suas vestes em cada capítulo e como o look tem muito mais a ver com a historia contada do que parece.

Eu recomendo a leitura, achei o livro super divertido, mesmo pra quem nunca ouviu falar na blogueira. Claro que curtir moda é minimamente necessário, seja pra considerá-lo interessante ou até mesmo pra você captar e entender a intenção dela no livro. De qualquer forma as histórias são divertidas e o livro bem gostoso de ler.

Que livro ? Man Repeller – A Divertida moda que espanta os homens
Quem escreveu ? Leandra Medine
E a editora ? Novas Ideias

Do que se trata? Leandra Medine faz relatos divertidos sobre sua vida amorosa, começando com os relatos do primeiro amor de infância até seus relacionamentos da vida adulta; Ela conta detalhes da sua vida íntima, confessa suas “atrapalhadas” amorosas e esmiuça sua vida afetiva, tudo com um olhar no amor e outro na ótica da moda. Leandra é sarcástica, inteligente e bem-humorada: requisitos imprescindíveis e fundamentais pra tornar suas historias cotidianas simplesmente apaixonantes. 

E que tal ? É um livro ameno, gostoso de ler, divertido e cativante. Ideal para um lazer descontraído.
Não conheço a blogueira, será que leio ? Também não conheci, li o livro inteiro sem saber nada sobre ela ou o blog dela. Ela é naturalmente envolvente e basta ler o livro pra simpatizar com sua figura e ter uma leitura agradável e motivante.
Meu interesse por moda é muito baixo e não gosto de ler sobre isso. Descarto o livro ? O livro não é sobre moda. O livro é acima de tudo sobre relacionamentos e como nossas escolhas do vestir influenciam a imagem que os homens podem ter sobre nós. Mas fala muito mais sobre as suas histórias amorosas. Não é uma ditadura, não é preciso conhecer tendências.  Mas sem dúvidas, um mínimo interesse pelo assunto vai tornar o livro bem mais interessante. Na verdade, eu particularmente achei bem mais interessante o livro quando consegui relacionar melhor a importância que cada look tinha na historia sendo contada. 

E o que mais ? Achei bárbaro que no livro tem algumas fotos dela, ilustrando algumas das suas historias. Torna tudo ainda mais real e engraçado.   
 
Fácil de ler ? A leitura é bem fluida e gostosa. Super fácil leitura. 
Recomenda ? Sim, é uma opção adorável para uma leitura descompromissada e focada no simples prazer de ler algo leve e divertido. 

E essa foi a dica de hoje. Curti mesmo o livro e li em pouco tempo ! Recomendo mesmo.

Bjkinhas de Pimenta !

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...