SOPA DE LETRINHAS

Filha da Fortuna (Isabel Allende)

07.09.2020

0
0
0
0
0
0

Sopa de Letrinhas: Filha da Fortuna (por Isabel Allende)

 

Finalizei a leitura do meu primeiro livro da escritora chilena Isabel Allende, o Filha da Fortuna. Já ouvira falar tanto no nome dela mas não fazia ideia sequer do tipo de livro que ela escrevia. Ruborizada fiquei ! Ohhh, que ousada ela pra época !

Hahaha, brincadeiras.

Bom, nem tanto. Até que era ousada mesmo ! Na verdade esse livro retrata uma época muito mais antiga que ela viveu mas de qualquer forma ela com certeza também deve ter enfrentado épocas difíceis sendo uma mulher nascida na década de 40.

Mas o livro em si fala de tempos bem mais pra trás. Achei absolutamente magnífico o livro Filha da Fortuna. Especialmente porque eu amo história e ele retrata muito sobre a época da colonização das Américas.

O livro conta a saga de uma jovem, Eliza Sommers, que rompe diversas barreiras sociais, tradicionais e machistas na época em busca da felicidade. Seu grande amor se lançou em busca das minas de ouro recém descobertas nos Estados Unidos, assim como milhares e milhares de outros homens o fizeram.

Eliza se lança em aventuras atravessando oceanos demonstrando uma força e coragem muito raras de se encontrar em mulheres, ainda mais das classes mais favorecidas.

Se antigamente à mulher cabia o papel de obeder o homem e se calar, que dirá ousar ter vontade própria e ousar tomar decisões sobre seu rumo e destino sendo tão jovem, ainda mais a ponto de manchar a reputação de toda sua família. Eliza realmente fizera um grande feito que pode ser lido como heróico por nós mas para sua família foi um grande desastre.

Toda a jornada do livro explora temas muito complexos como a corrida do Ouro na Califórnia, os resquícios da colonização das Américas, os preconceitos raciais, prostituição, uso de drogas, aborto, a desvalorização da mulher dentro do seio familiar, a vinda da medicina tradicional chinesa para as Américas e muitos outros temas polêmicas e também interessantes.

O livro é riquíssimo em cenários de pano de fundo que trazem um constante vigor a toda marcha e trajetória de Eliza ao longo de sua busca pelo amor da sua vida.

Não há como não mergulhar fundo na leitura. É um livro apaixonante.

 

 

 

Para quem quiser ler, vou deixar aqui também a resenha da Amazon.

 

Resenha da Amazon

“Abandonada ainda bebê no Chile do século XIX, Eliza Sommers foi criada por uma prestigiosa família inglesa em Valparaíso, onde se apaixonou por Joaquín Andieta, um dos empregados do tio adotivo. A descoberta de ouro na Califórnia em 1849 mobiliza metade do país, que não hesita em içar velas e correr atrás da fortuna ― inclusive Joaquín, que lhe promete um casamento tão logo volte com os bolsos cheios de ouro. Mas Eliza não está disposta a esperar e parte clandestinamente para a Califórnia em busca de seu amado. Viajando escondida no porão de um veleiro na companhia de homens e mulheres atraídos pela febre do ouro, a jovem conhece Tao Chi’en, um médico chinês que a conduz por uma inesquecível jornada pelos mistérios e contradições da condição humana. Retrato vibrante de uma época marcada pela violência e pela cobiça, Filha da fortuna é um livro sobre a redescoberta do amor, da amizade, da compaixão e da coragem, e é povoado de personagens que ficarão para sempre na memória e no coração dos leitores.”

 

Sobre Isabel Allende

Uma curiosidade sobre Isabel Allende é que embora seja chilena, ela não nasceu no Chile. Ela nasceu no Peru em 02 de agosto de 1942. Mas seu pai, Tomás Allende, era diplomata e estava no Peru à trabalho, portanto sua nacionalidade é chilena.

No Brasil essa mesma legislação se aplica (acredito que seja uma normativa internacional): fique sabendo que se você parir no exterior sendo você ou seu esposo um diplomata e desde que esteja lá no país a trabalho (é importante que esteja viajando a trabalho), é possível escolher a nacionalidade do bebê como brasileira. Mas detalhe: no documento consta o local de nascimento real, mas a nacionalidade como brasileira.

Uma outra curiosidade sobre Isabel Allende: esse sobrenome dela realmente é conhecido por outros fatos também. Ela é sobrinha do ex-presidente chileno Salvador Allende (aquele que foi deposto por Pinochet).

Ela escreveu também “A Casa dos Espíritos”, que ficou muito famoso principalmente porque foi parar nas telonas dos cinemas anos mais tarde.

E pra finalizar as curiosidades sobre Isabel Allende, conto pra você que hoje, ela já idosinha, mora nos Estados Unidos, mais precisamente na Califórnia. Olha que coincidência ! Terá ido ela atrás do ouro californiano ou de algum grande amor ? Acho que teremos que esperar o próximo livro ! hehe

E você, tem lido algo ? Já leu esse ? Se leu, me conta o que achou !

 

 

 

 

Informações Técnicas:

Título: Filha da Fortuna

Autora: Isabel Allende

Editora: Bertrand Brasil

Edição: 3a. Edição

Ano: 1999

Páginas: 472

Meu Resumão Sobre a Leitura:

Leitura fácil para pessoas já habituadas a leitura, fluidez de ritmo na escrita, linguagem fácil a mediana, capítulos de tamanho mediano, raras palavras técnicas, contexto histórico inserido na trama mas não é necessário conhecimento histórico prévio para acompanhar a trama embora seja aconselhável para melhor entendimento do cenário contextual.

Confira também a resenha do livro com a biografia do Abraham Lincoln, escrita por Doris Kearns Goodwin.

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...