SOPA DE LETRINHAS

Sopa de Letrinhas: Operação Valkíria (Jesús Hernández)

06.10.2019

0
0
0
0
0
0

Hoje vou resenhar no Sopa de Letrinhas o livro Operação Valkíria do autor Jesús Hernández.

Talvez você conheça este livro, talvez não tenha lido mas certamente deve ter ouvido falar do filme, que ficou muito famoso quando foi lançado anos atrás, com o mesmo nome.

Eu particularmente não assisti o filme, o que me deixou imensamente feliz de poder ler o livro sem conhecer a história.

Sim, acredita se puder. Eu não conhecia a história. Mesmo sendo uma colecionadora de livros de guerra e apesar de gostar de leituras em especial sobre a segunda guerra mundial, eu ainda não conhecia a fundo os aspectos relacionados ao atentado que Hitler sofreu por parte de oficiais de seu próprio exército e partido.

 

 

Operação Valkíria e o Atentado contra Hitler

 

Esse aliás é o tema desse livro. Operação Valkíria é o nome que foi designado na época para o atentado contra a vida de Hitler que ocorreu em meados de de julho de 1944. Com certeza o momento mais próximo que se teve para matar Hitler durante a guerra.

“Esse atentado é considerado o maior sucesso e paradoxalmente o maior fracasso do mocimento de resistência ao movimento nazista.”

Não estou contando nenhum spoiler do livro, ao dizer que o atentado não foi bem sucedido, afinal o livro é uma história real e todos nós sabemos que Hitler não morreu em 1944. Mas fiquei especialmente angustiada e tão decepcionada ao me dar conta do quanto eles estiveram perto de efetivamente matar Hitler tanto tempo antes de sua morte. Certamente muitas vidas teriam sido poucas.

Talvez você pense que um ano nem é tanto tempo mas se pensarmos quantas vidas foram dizimadas nesse percurso de tempo e quantas coisas poderiam ter acontecido caso o atentado tivesse sido bem sucedido, percebe-se o quão longo pode ser considerado esse período de tempo.

 

Jesús Hernández inclusive toma algumas considerações no livro sobre que possíveis caminhos a Europa poderia ter tomado caso o atentado tivesse acontecido. Embora sejam só palavras ao vento, e a história já esteja escrita, nos reforça o quanto a Operação Valkíria teria sido valiosa. E mesmo tendo fracassado, é importante conhecermos seus protagonistas e deles lembrarmos.

Nesse Sopa de Letrinhas, não há muito que relatar sobre a história de Operação Valkíria, e não é meu intuito comentar sobre como a história se desenvolve e quem são esses protagonistas. Jesús Hernández já conta muito bem a história e nos mergulha dentro da história de Operação Valkíria , de uma maneira bastante envolvente e que nos faz entender bem o papel de cada um dos personagens e desenrolar das ações.

E não há que se falar em ficar decepcionada ou efetivamente angustiada com o desfecho do livro, digo, com as decisões tomadas por estes personagens como se fossem criações do autor. Porque Tom Cruise estrelou o filme, pode ser que você insista em pensar na história como uma ficção mas convem lembrar que são reescritas da história. Nossa revolta e angústia deve ser com ela portanto. Com a verdade já escrita na história.

 

E o livro é tão envolvente que mesmo quando sabemos que a bomba explode, que Hitler sobrevive, quando vemos os oficiais da resistência tentando dar andamento à Operação Valkíria mesmo com Hitler vivo, fica aquela esperança que de alguma forma as coisas se sucedam bem e não tendo o plano evoluído resta a torcidda para que eles se safem, para que ao menos saiam do país, que escapem de serem descobertos pela ira nazista.

 

 

 

O outro lado da Alemanha

Eu tenho poucos livros na minha coleção que abordam esse lado da Alemanhã contra o nazismo (ou melhor, de parte da Alemanha). Mas sei que tem várias publicações que entram nesse viés de como o povo alemão pode ser tão manipulado e também de como ele se deixou convencer a ser liderado por alguém tão cruel. E também sei de publicações sobre a resistência, embora sejam raras.

Como venho de família alemã, é uma literatura que sempre me interessa. Sempre quereremos crer que nossos ancestrais teriam feito parte desses seletos grupos. Os resistentes. Os obrigados. Os que lutaram contra.

É um processo doloroso que manchou para sempre a história da nação alemã. Entre eles, por vezes é um assunto até mesmo proibido. Não mexa na ferida. A vergonha é algo difícil de se lidar.

Uma coisa interessante do livro Operação Valkíria é que a gente conhece esse lado da resistência mas também conhece um pouco mais de nomes proeminentes que muitas vezes passam batidos ao longo da história para quem não costuma ler o nazismo ou a segunda guerra.

O ódio e a fama ficam concentrados em Hitler, em Josef Mengele, Himmler. Mas haviam muitos grandes nomes igualmente e grandemente cruéis que eram responsáveis por atrocidades sem igual. E eles também devem ser lembrados. Porque é lembrando que conseguimos que as histórias não se repitam. Conhecendo e lembrando.

O livro Operação Valkíria foi meu primeiro contato a fundo com esse atentado e porisso ainda estou formulando minhas primeiras impressões sobre as figuras que estiveram na resistência. Tidos como heróis, mas eu não tenho plena certeza disso.

Heróis usurpadores de poder ?

A impressão que Jesús Hernández me deu no livro foi que a motivação dos conspiradores estava mais relacionada ao fato de eles não estarem muito contentes com a forma com que Hitler estava conduzindo a guerra e achavam que haveriam outros meios de resolver a situação e manterem-se sãos e salvos e ainda com alguma reputação ao final de tudo.

Não parece uma real solidariedade à causa judaica e sim uma necessidade de se livrar das sérias acusações e retaliações que viriam no pós guerra.

Mas como é minha primeira leitura vou tentar conhecer mais antes de maiores conclusões. Até porque essas figuras da resistência, verão que são nomes bem conhecidos, eram figuras de alto escalão militar e comumente são citados em outros livros sobre a segunda guerra mundial. Vou começar a pretar mais atenção neles.

De qualquer forma gostei muito da história, da narrativa, da forma de condução do livro. A leitura é fácil, os capítulos não são longos, a linguagem é acessível, o livro é recheado de fotos histórias. Muitas, mas muitas fotos. Tem tanto ricas fotos tanto de boa parte dos personagens citados como também várias fotos ilustrando vários dos acontecimentos.

 

 

 

 

 

E sabe que eu paguei muito barato no meu livro. Eu comprei num sebo em Balneário Camboriú, há alguns anos atrás. Na época paguei apenas R$ 22,00.  Não sei se nas fotos vai dar pra perceber, mas ele tem várias marquinhas de tempo, justamente porque veio de sebo. Mas até que está bem conservado. Eu sempre comprei muitos livros nas minhas idas pra Camboriú, os sebos lá eram muito bons. Agora faz tempo que não vou, então não sei como estão.

Resenha das Livrarias

Vou deixar aqui aquela resenha clássica estilo “copia e cola” que todas as livrarias usam em todos os sites. Enfim, não sei porque cada livraria não pode fazer sua própria resenha e colocar seu posicionamento. Mas cá está a resenha coletiva das livrarias como saraiva, amazon, submarino, etc:

“No dia 20 de julho de 1944 o coronel Claus Von Stauffenberg colocou uma bomba a menos de um metro de Adolf Hitler, durante a realização de uma conferência no Quartel General do Führer em Rastenburg. O artefato explodiu, mas uma incrível sucessão de casualidades e coincidências fizeram com que o ditador alemão saísse ileso do atentado.

O golpe de Estado que logo depois se realizou em Berlim, também seria vítima da mesma fatalidade, estando condenado ao fracasso. O regime nazista nunca estivera tão perto de ser derrocado, mas, tal como o seu líder, sobreviveu milagrosamente.

Jesús Hernández relata os detalhes do complô, seus personagens, tensões e dramas, conduzindo-nos até um lugar chamado Wolfsschanz(Toca do Lobo), onde vivia Hitler. Ao mesmo tempo, ele traça um preciso retrato de Claus Von Stauffenberg e dos conjurados que se uniram na operação que poderia ter mudado a história do século XX, mas que, pelo contrário, trouxe como seqüela, a mais prejudicial ao futuro dos alemães, o fortalecimento da idéia de que era o destino que guiava Hitler.

Segundo autor, a sobrevivência significou para o ditador um sinal divino. Ele mostrava suas calças rasgadas a todo o mundo, bem como o seu casaco com um enorme buraco nas costas, como se fossem provas palpáveis de que se salvara milagrosamente e que, portanto, era um escolhido.

Operação Valkíria ainda traz fatos históricos importantes que contribuem para contextualização do leitor, como, por exemplo, as manchetes dos principais veículos alemães e europeus no dia seguinte ao atentado, outras histórias de atentados contra o Führer, além do pronunciamento de Hitler após o ataque dos conspiradores.

Trata-se de uma obra fundamental, em que o leitor encontrará uma análise completa das razões que levaram a Operação Valkíria ao fracasso.”

 

Bom, agora que você já leu um pouco do que achei e já sabe um pouco da resenha oficial do livro, me conta. Você já viu o filme ? Ou já conhecia a história ?

Ficou com curiosidade de ler o livro ? Conta mais !

Beijos.

Uma outra dica legal pra você é ler a Resenha do livro Deslocados, que também saiu em um Sopa de Letrinhas recente. Um outro viés pouco comentado sobre a guerra. Muito interessante ver a guerra sob outro ponto de vista.

 

 

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...