decor

Dicas Decor: Como montar uma decoração industrial

12.04.2016

0
0
0
0
0
0
Já ouviram falar em decoração industrial ? Pois devia, pois essa tendência tem feito de muitos ambientes puro amor e lindeza. 
A decor industrial se caracteriza por projetos decorativos com espaços amplos, cores mais frias, muitas vezes mais escuras, onde ferro, cromado, alumínio fazem a festa nas peças. 
Um dos pontos mais explorados nas decorações industriais é a iluminação bem característica: uso de luminárias com suportes alongados, armações sextavadas, ferro ou cromo, luminárias seriadas em spot.

Essas lâmpadas amarelas em estilo bem industrial mesmo podem ser encontradas em diversos modelos. Inclusive podem ser usadas amplamente mescladas.

Os objetos decorativos podem ser bem variados – metálicos, em bronze, alumínio, objetos antigos, caem muito bem no ambiente industrial. Outra peça muito difundida nestes ambientes é o uso de relógios antigos, em pêndulo, ou aqueles em estilo estação férrea. Quanto maior, melhor !
Outro ponto interessante é o visual rústico das paredes é um elemento interessante que pode ser usado abundantemente e inclusive mesclado. Tijolos a mostra, imitação de tijolos, paredes com texturas, paredes concretas, acinzentadas, uso da técnica do cimento queimado – todas são ideias bem vindas.
 
Não lembra muito vocês aquelas decorações que aparecem eventualmente nos filmes hollywoodianos ? Não é a toa … foi lá pelas bandas de Nova York que esse tipo de decoração começou a aparecer. Mas isso já fazem mais de 60 anos ! E agora, a coisa vem cada vez se difundindo mais. 
Mas lá em New York a decor industrial surgiu de forma natural pela própria dinâmica do ramo imobiliários da cidade, onde lofts são muito comuns, bem como o aproveitamento de antigos prédios industriais para moradia. O resultado são decorações com paredes rústicas reaproveitadas, grandes janelões, tetos altos e muitas vezes tubulações a mostra. Obviamente você não precisa de todos esses elementos pra montar uma decoração de inspiração industrial. 
O uso de tubulações a mostra, sejam encanamento a gás, água ou mesmo as extensões elétricas, também é frequente e dá um charme especial nesse tipo de ambiente. Quem diria que você ia querer canos expostos hein ?
Uma combinação de móveis antigos, ferro, paredes com texturas, tubulação exposta e objetos antigos decorativos.
Neste ambiente foi usada uma parede de pedras, que não é incomum de vermos nos projetos arquitetônicos. A diferença é que este tipo de parede costuma ser usada em ambientes externos – aqui foi usado pra cobrir toda uma parede da sala. Viram como uma decoração industrial também pode pender tanto para o lado antigo como para o moderno ?

Eu particularmente adoro os projetos que incluem objetos de arte e puxam para a modernidade mesclado com o antigo. O legal é que não deixa os ambientes tão frios. 
Aliás, se você não curte o visual frio e monocromático deste tipo de decoração, saiba que isto não é regra. É possível inserir elementos de cores, como na foto anterior, ou mesmo dar um toque todo colorido ao ambiente, sem perder a inspiração industrial.
Ah, e o uso de escadas também está em alta. Sejam elas essas escadinhas de serviço ou ainda escadas de ligação entre andares, com corrimões de ferro ou similares. 

E o ambiente pode além de incluir elementos de cor, pode ainda ser bastante acolhedor mesmo que tendendo para a monocromia cinzenta.
Ufa, quantas belezuras, hein ? 
Eu acho incrível esse tipo de decoração. Nunca fui muito fã da monocromia e dos ambientes e cores mais frias para decoração, mas tenho visto projetos arrasadores seguindo essa tendência industrial que estão me fazendo rever meus conceitos. E vocês, curtem esse tipo de projeto ? Me contem !
Bjkinhas de Pimenta.

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...