festa temática

Tá na Moda: Festa do pijama – Dicas de como montar

29.04.2016

0
0
0
0
0
1

Vi recentemente que uma empresa aqui da minha cidade começou a fazer festinhas do pijama, com cenário de cabaninhas: um show ! Fui pesquisar na internet e descobri que é uma febre … em cidades maiores desde algum tempo já vem bombando e já existem inclusive empresas especializadas em montagem desse tipo de festa apenas. 

Mas como funcionam essas festas ? Basicamente não é tão diferente daquela velha “festa do pijama” da nossa infância .. a diferença é que agora está bem mais glamourosa. O cenário costuma ser lindamente montado e a criança anfitriã oferece mais do que comes e bebes: geralmente mimos costumam ser dados para cada convidado. O legal é que como em geral são festinhas pra poucas pessoas, dá pra investir mais em cada detalhe.

E procure conversar bem com a criança pra decidir bem sobre os convidados. Se fosse pra convidar a sala inteira, não seria uma festa do pijama. Este tipo de festa é pra ser mais íntima mesmo, até pra que todos aproveitem mais e possam ter todos mais interação entre si. Convidados em excesso podem trazer tanta algazarra pro ambiente que tudo vira muito mais bagunça do que a esperada divertida e gostosa noite entre amigos.

Existem empresas que realizam apenas o aluguel das cabaninhas, enquanto outras, além disso, fazem toda a montagem do cenário e cuidam dos mínimos detalhes. Algumas oferecem a opção da compra das cabanas, assim você pode fazer uma festinha toda especial pra uma data festiva mas ficar com as cabaninhas pra montar outras “festas do pijama” mais improvisadas e fora de época.

Se diante de tudo isso você ficou naquela velha festa do pijama, com aquela barraca velha emprestada montada no quinta … você realmente ainda não sabe do que estou falando. Que tal ter uma ideia melhor através das imagens ?

Como podem ver, cada barraquinha é reservada para um amiguinho convidado. De forma geral, a anfitriã costuma oferecer alguns mimos e utensílios para serem usados durante a noite e manhã seguinte. Nas festinha acima, além de toalhinhas, produtinhos de higiene, a anfitriã ainda ofereceu um brinquedo de pelúcia para cada criança, sendo todos iguaizinhos. Reparem também nas almofadinhas com o nome de cada convidada. Uma fofura !

A opção pode ser fazer dentro de casa ou numa área externa. Usualmente vemos boa parte dessas festinhas sendo montadas em ambientes internos, até mesmo pelo fato de serem planejadas com antecedência … fica mais seguro e ninguém é pego por uma chuva que resolve aparecer de última hora. Mas obviamente o quarto da criança não é uma boa pedida … a menos que o quarto seja grande e a festinha bem íntima: pra 2 ou 3 amiguinhos. O ideal é optar por salas, garagens e outras peças mais amplas. Afinal, as crianças não estarão ali só pra dormir … a brincadeira vai tomar conta com certeza !

 Notem que nem só de rosa vive o mundo das festinhas de pijama. Tem opções de várias cores e estampas.

Uma das coisas mais importantes a se pensar numa festa do pijama é que haverão alguns pontos práticos a serem sanados: além da caminha, tem que se pensar nos utensílios de higiene, nas refeições (da noite e do café da manhã) e nas brincadeiras que serão propostas. Claro que você pode simplesmente largar as crianças no meio de suas tendinhas e elas tratarão de fazer a festa com suas brincadeiras ….  mas as empresas tem oferecido outros serviços pra animar: sessão pipoca pra criançada curtir um filmezinho, algum entretenimento visual que pode ser inclusive com mágica ou teatrinho, sessão de spa e beleza, e claro, acima de tudo, brincadeiras divertidas.

Pra facilitar na questão das brincadeiras, existem diversos livros guias cheios de propostas de brincadeiras para as crianças das mais variadas idades. Em geral são propostas que envolvem a criatividade, o trabalho em equipe, o uso de habilidades manuais e a exploração de ambientes internos ou externos ou de objetos do dia-a-dia. Além de divertidas essas brincadeiras são ótimas por favorecem as conexões sociais. Leiturinhas antes de dormir são uma ótima forma de finalizar a noite.

Pra quem tem a possibilidade de investir um pouco mais, contratar alguém pra fazer 1 ou 2 horinhas de recreação não é má ideia. Alguns apostam na alegria da meninada fazendo uma noite da beleza, com direito a contratar alguém pra fazer as unhas das meninas, aplicar creminhos e massagens, brincar de make, etc. Atenção para a escolha dos produtos:  nestes casos opte somente por produtos hipoalergênicos, indicados especificamente para o uso na pele, cabelos, unhas de crianças. Você não quer enfrentar a encrenca de devolver uma criança toda pipocada no outro dia né ?

Na internet você pode encontrar diversos artesãos que estão trabalhando com a área de festinhas do pijama. São várias as propostas de kits lindos para serem fornecidos aos convidados – eles podem conter toalhinhas bordadas com o nome da criança, escovas e pasta de dentes, descanso para os olhos, almofadinhas, sabonetinhos decorados, kit de maquiagem, necessaires, e até mesmo pijamas personalizados para a festa. 

Quando pensar nas comidinhas, suas possibilidades financeiras podem até influenciar nas suas decisões. É claro que é possível montar uma mesa super decorada e colorida, cheia de doces, bolo cheio de frufru, cupcakes estilizados sobre festinha do pijama e muito mais. Mas o ideal é lembrar-se do que é a essência de uma festa do pijama: é a essência dos primeiros desligamentos dos cuidados fraternos pra desfrutar de uma noite na casa do amiguinho, o mais importante são as fofoquinhas no escurinho, as brincadeiras sem fim, o estar junto dos amigos. As comidinhas são importantes para manter as crianças nutridas e satisfeitas, mas não deveriam ser o foco principal desta festa.

Por isso acho super bacana essas empresas que focam em lanchinhos parecidos com aqueles que talvez a criança faria em casa: podem incluir leitinho morno, nescau, frutas, sanduichinhos decorados, cachorro-quente ou pizza, enfim … você escolhe. Talvez uns docinhos simples de sobremesa.  E claro, aquele café da manhã bem tradicional, com cereais, cafezinho com leite ou nescau, bolinho simples, sandubinha, etc.

As empresas que lidam com as festinhas de pijama costumam já cuidar de tudo isso. Algumas já dispõe de lindas bandejas pra servir os cafezinhos individuais pra cada convidado. E olha que divertida pode ser uma sessão de cineminha com os amigos com pipoquinha e refri.

Mais do que montar uma mesa grandiosa, o mais legal é pensar numa decoração bacana pra tornar aquelas comidinhas triviais mais atrativas. Só de você incrementar a maneira de apresentar os lanches, já deixa tudo mais saboroso. E tem aquela velha história: estando entre amigos, eles comem estimulados pelo que os outros amiguinhos também estão compartilhando com eles. As vezes a criança não come certos alimentos em casa mas na escola come ao ver todos os seus coleguinhas comendo aquele mesmo lanche.

Mas um ponto importante é você saber sobre cuidados na alimentação das crianças. Feito e aceito o convite, é importante contato com os pais de cada convidado pra saber sobre medicações de uso contínua, alergias, alimentos proibidos, etc. Fora isso, é tudo festa.

Aliás, e falando em contato com os pais: não esqueça de ter em mãos os dados de contato dos responsáveis de cada criança para caso aconteça algum imprevisto durante a noite. É uma segurança pra você e uma tranquilidade para os pais do convidado.  Também procure deixar claro o horário que inicia e principalmente quando termina no outro dia, pra evitar que você tenha que se virar depois com almoço pra uma criançada que não deveria estar incluída no pacote do seu domingo todo por exemplo rsrs.

Ufa, parece difícil né ? Mas não é tanto assim não … embora essas festinhas estejam glamourizadas agora (e sim, são lindas mesmo !), é possível organizar festas do pijama com poucos recursos também.  Quer saber como ? Se liga nessas dicas:

Você pode improvisar cabaninhas com lençóis ou usar aquela velha tática de espalhar colchões pela sala; mandar uma listinha pros responsáveis pelo convidado de quais os itens ele deve trazer de casa (pijama, escova de dente, pasta, chinelo, toalha, etc), montar um cardápio fácil que pode ser feito em casa mesmo como macarronada, pizzas prontas, cachorro-quente, etc. A decoração pode ser feita apenas com balões, bandeirinhas e afins. A imaginação manda. De uma forma ou de outra, tenho certeza que a criançada vai se divertir demais.

E você, já teve uma festa do pijama ? Encararia fazer uma dessas ? Eu amei essa reciclagem da nossa velha festa do pijama.

E até a próxima, bjkinhas de Pimenta !

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...