blogueiras

Amigo Secreto de Natal da Liga Blogesfera 2016

15.12.2016

0
0
0
0
0
0
Das coisas maravilhosas da internet, uma delas é o grupo do facebook Blogesfera, onde contamos com uma rede super bacana de blogueiras e youtubers compartilhando seus saberes. E fiquei super feliz quando lancei a proposta de fazermos um amigo secreto de blogueiros e o pessoal aderiu e botou em prática.
A proposta do amigo oculto da Blogesfera era presentear o blogueiro-amigo secreto com uma postagem sobre seu blog ou redes sociais. E eu tirei uma blogueira que até então eu não conhecia: Tamires de Carvalho. Ela mora lá no Rio e tem um blog dedicado a postagens de cunho literário. Passei pela tarefa de “futricar” o blog dela e vir aqui contar minhas impressões pra vocês. E pra quem acha que esse post é só pra cumprir promessa de presente… vão ter uma surpresa. Tenho tanta coisa legal pra contar pra vocês sobre o blog dela.
Quando tirei a Tamires confesso que inicialmente fiquei preocupada e intimidada. Preocupada porque pensei: “Como vou ler este blog se eu não gosto de ler blogs de resenhas ?”. Achei que seria angustiante. Explico: a grande dificuldade que tenho na leitura de resenhas é porque sempre topo com pessoas que falam demais. Quando digo falam demais, quero dizer: escrevem mais do que deveriam, contando coisas que eu não gostaria de saber. E é por isso que eu não leio quase resenhas e nem críticas sobre filmes. 
Mas eis a minha surpresa quando me deparo com resenhas incríveis da Tamires. Ela é a personificação do que busco nas resenhas: clara, conta a essência apenas do livro, mas de forma muito sutil e sem entrar nos detalhes. É uma pincelada sobre a alma do livro, mas sem ser superficial. Isso é muito difícil de se fazer. E por isso a minha dificuldade em encontrar fontes bacanas de resenhas. Também é muito legal que ela vai mesclando no decorrer dos textos outros recursos visuais ou de leitura, que podem incluir fotos, ilustrações, citações ou ainda vídeos  sobre os livros resenhados ou autores. Achei maravilhoso.
Mas eu dizia, que também fiquei um tiquinho intimidada. Isso porque a Tamires é estudante de letras. Fiquei pensando o quão limitada eu poderia ser nas minhas análises dos textos pra tirar minhas impressões sobre o blog. Mas a Tamires tem uma escrita tão leve e gostosa que me senti a vontade pra desfrutar dos textos e falar sobre eles. 
Outra coisa maravilhosa sobre o blog dela: as resenhas fogem do burburinho … ok, os queridinhos das vendas também estão lá mas ela resenha muitos livros que eu nunca ouvi falar mas que me pareceram bem interessantes. Eu já encontrei vários blogs literários que resenham muito mais além dos best-selleres mas é comum que os livros abordados serem de autores que estão muito fora do meu gosto literário. Diria que livros até mesmo bem elitistas. No blog da Tamires me deparei com muitos livros bacanas que não tem nada disso, pelo contrário: são bem convidativos pra leitura.
Amei por exemplo a resenha sobre o livro da banda Scorpions, pois sou super fã de biografias ou livros que contam a trajetória de personalidades. Outro que me chamou muito a atenção foi o livro sobre Mobilidade Social baseado em dois clássicos (Mobilidade Social, em Orgulho e Preconceito de Jane Austen e Senhora, de José de Alencar).Esse livro é fruto de trabalho de um mestrado defendida na UFAM (Amazonas) e a possibilidade de eu vir a saber sobre a sua existência talvez fosse bem remota. Mas os apontamentos sobre a obra me deixaram bem curiosa.
Também tem contos ou textos pessoais pelo blog, como o “Olívia, um texto descritivo”, de autoria da própria Tamires. Adorei porque o texto é lindo e só pensava no meu sobrinho ao lê-lo. Mas também adorei porque deixou uma ótima dica de um curso a distância pra quem quer aprimorar a escrita.
Eu conheço tão pouco de autores brasileiros mais recentes, que foi bacana me deparar com várias dicas. A Promessa da Rosa é um livro escrito por uma autora daqui e é um romance de época e a descrição que a Tamires dá sobre a história me motivou a conhecer o livro. Também me empolguei pra ler A Casa de Vidro, pois realmente sou super fã de livros ambientados em épocas antigas. 
Outro despertar pra mim foi sobre a resenha dela acerca de “O diário de Mr. Darcy”. Assisti apenas recentemente o filme “Orgulho e Preconceito” e imediatamente me arrependi de não ter lido o livro antes. Ao ler sobre os livros paralelos da história nesta postagem da Tamires, fiquei doida pra ler “Orgulho” pra poder ler “O diário”, justamente por instigar a explorar um outro olhar sobre a história.  Também achei o máximo descobrir que tem um “Orgulho em Preconceito” em HQ … e as imagens são tão lindas !
E uma resenha que achei apaixonante e já quero muito ler: Cartas Extraordinárias. Nossa, é o tipo de livro que se eu topo na livraria eu já trago no impulso só de ver o estilo do livro. Adoro comprar livros desconhecidos, mas como não sou de ler as resenhas, é tudo um golpe de sorte ou azar me deparar com boas obras. Mas os apontamentos da Tamires me deixaram certa de que curtiria essa leitura.
Também foi no blog que descobri que existe o livro “O Grande Gatsby”. Eu simplesmente amei o filme e fiquei muito empolgada pra ler o livro, ainda mais que ela conta no blog que a leitura é curtinha. Ando meio resistente pra leituras muito longas e difíceis devido ao tempo que As Crônicas de Gelo e Fogo já tem me tomado. 
Desculpa não parar de tagarelar, mas eu preciso ainda contar da resenha do “Diálogos Impossíveis”, escrito pelo Luis Fernando Veríssimo, que é outra resenha que se vocês lerem … vão vidrar na vontade de ler.  Enfim, um livro cheio de diálogos que são absurdos ou impossíveis, como entre o Dráculo e Batman já velhinhos num asilo ou o bate-papo entre os bolsos de um defunto. Como eu nunca ouvi falar desse livro ??! Adorei !
Gente .. quanto mais eu exploro as páginas do blog da Tamires, mais e mais quero ler. Isso é um perigo pra mim, que sou uma compulsiva em comprar livros e não consigo ler na velocidade pra dar conta de tanta coisa hahaha.
Curti muito a maneira leve, gostosa, sucinta mas esclarecedora com que a Tamires escreve. Acima de tudo porque ela é eclética e aborda vários tipos de livros. Se vocês conhecerem o blog dela, duvido não ficarem tentados a ler uma penca de livros que ela sugere por lá.
Amei de coração … foi ótimo pra eu perder o preconceito e medo de ler resenhas literárias com medo de saber demais. Pelo contrário, o que consegui foi uma imensa fonte de ótimas dicas pra enriquecer minha biblioteca. Esse foi um amigo-secreto onde ao entregar o presente, ganhei ! Amei demais.
E para vocês saberem tudinho sobre a Tamires, não deixem de visitar o blog dela em: Tamires de Carvalho ou ainda ficar ligadinho nas postagens dela no facebook do blog da Tamires
E se você é blogueiro e quer conhecer outros influenciadores incríveis, ou mesmo para saber sobre os outros posts que foram feitos a partir do nosso Amigo Secreto, basta ingressar no nosso grupo Blogesfera. 

Comentários


Tamires de Carvalho Santos

dezembro 16th, 2016 as 06:58 (#)

Que linda!!!!! Adorei o post e fico muito feliz que você tenha me tirado! <3

Fico feliz que você tenha gostado do meu blog, ele é novinho, vai fazer 1 ano mês que vem, mas tudo o que escrevo é com muito carinho.

Adorei essa ideia da liga, de fazer um amigo oculto de blogs, pois assim a gente pode além de interagir, conhecer gente bacana como você! 😀

Sua postagem fez meu dia mais feliz, muito obrigada!

Um feliz natal e um próspero ano novo para você e toda a sua família! <3


Paty Pimentinha

dezembro 24th, 2016 as 14:31 (#)

Tamires, curti mto mesmo … e nessa semana passada inclusive passei na livraria e encomendei o livro Diálogos Impossíveis, fiquei tão curiosa … já chegou ! Estou ansiosa pra ler … bjs e obrigada pelo seu retorno, fico mto contente que vc gostou. Bjão pra ti e boas festas !!!

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...