As Crônicas de Gelo e Fogo

Sopa de Letrinhas: As Crônicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos

28.08.2014

0
0
0
0
0
0

De tanto bafafá que Game of Thrones gerou, me rendi à curiosidade. E olha que demorou, pois faz meses que comprei o livro numa bancadinha da Americanas. Quando comprei o livro, não tinha muita noção sobre o sucesso do livro. Imagina que era famoso, pois via ele com frequência em destaque nas livrarias. Mas confesso que minha compra foi motivada pelo nome do livro e por esta capa linda ! Sobre a história, absolutamente nada sabia. E embora quisesse muito ler, a grossura do livro me dava tremeliques. Pois agora finalmente encarei e não há arrependimentos.

Pois bem, embora Game of Thrones dê nome à série, a série de livros leva outro nome: As Crônicas de Gelo e Fogo. Escrito por George R. R. Martin (esse senhorzinho simpático ao lado), tanto livros e séries viraram um sucesso mundial. E Guerra dos Tronos é o início da história,  é o Livro Um de As Crônicas de Gelo e Fogo, que foi aliás muito premiado. Então hoje vou falar especificamente deste primeiro volume: A Guerra dos Tronos. Embora extenso o livro é fascinante e por isso a leitura torna-se bastante atrativa e até mesmo fácil de concluir.

Quando crianças, adorávamos as historinhas de princesas e reis, não é mesmo ? Pois A Guerra dos Tronos é uma “historia” dessas, só que pra gente grande. Com direito a reis, rainhas más, príncipes, cavaleiros, espadachins, assassinos cruéis, camponeses …. e mortes, muitas mortes, motivadas pelas disputas entre reinos e em busca de poder. Ou apenas para aplacar a fome. Ou apenas, porque se quis matar.
O livro remonta uma época que jamais existiu, numa terra imaginária. Mas não foi tão óbvio concluir isso. A medida que ia lendo e me dando conta da conformação dos reinados, das guerras, dos costumes, das roupas … a época lembrava muito a Idade Média em algum lugar ao norte do planeta.

No entanto, antes do final da leitura temos as pistas de que não é um lugar que se encaixe em qualquer local do nosso planeta.Você poderia imaginar o Leste Europeu e ao Norte, pensar na Finlândia, Noruega. A conformação das terras do sul se aproxima mais do mapa do Reino Unido. Pensar no Canadá e Groenlândia, já não bate com o posicionamento do sul em relação às terras geladas do livro, bem como faltariam mares nos lugares apropriados. Ou seja, não pense em nenhum lugar do mundo. Imagine como os próprios reinos descritos na história e vá absorvendo o mapa que está presente nos livros pra ilustrar a distribuição dos reinos. Em tempos de Guerra, o posicionamento dos reinos torna-se uma peça chave pra entender a evolução da história.
Apontado o lado geográfico, vamos pensar no tempo onde o livro se passa. Embora pareça ser da era medieval, temos que expandir a mente e imaginar uma época onde há ainda muito mais fantasia além das barbáries já conhecidas. É um livro que retrata muito da nossa sociedade no passado, mas com várias pitadinhas de magia e fantasia. Isso nesse primeiro volume, nos outros, imagino que isso só vai aumentar. Portanto, uma era medieval mas cheia de fantasia.

O que torna a leitura um pouco complicada é pela quantidade grande de personagens. Os nomes dos personagens, alguns estranhos, outros parecidos, tornam tudo um pouco confuso e pede uma atenção especial à leitura. Não foi incomum eu ter que retornar para capítulos anteriores para relembrar quem era aquele personagem. 

Mas no fim do livro me deparei com um adendo bem bacana: uma lista de cada uma das “Casas” (Famílias) que aparecem no livro e quem são os personagens principais daquela casa, seu papel, seus amigos (vassalos na verdade),seus estandartes (abaixo, alguns), etc. Embora esteja no final do livro, esse adendo pode ser consultado a qualquer tempo e é muito útil na leitura. Infelizmente eu só o li quando terminei o livro. Mas notei que ele não tem spoilers, pode ler sem medo. Facilita bastante no entendimento da história, já que o livro é recheado de nomes estranhos e histórias entrelaçadas.

Amei o livro ! Recomendo muitíssimo. Aliás, gostei tanto que já comprei os livros 2 e 3 e também os dvd’s de Game of Thrones, da primeira até a terceira temporada. Terminei a leitura do Livro Um, já assisti a primeira temporada (que coincide com o Livro Um e traz uma que outra informação que virá somente no livro 2, mas sem comprometer a leitura, não chegam a ser informações antecipadas demais não) e agora já estou a mil na leitura do livro Dois. E já antecipo pra vocês que estou amando também !

Recomendo muito a leitura.

Que livro ? As Crônicas de Gelo e Fogo – Livro Um: A Guerra dos Tronos
Quem escreveu ? George R. R. Martin
E sobre o que é ? Trata-se de um livro que mescla a era medieval com a fantasia. Uma era de reis, cavaleiros, “mestres feiticeiros”, mercenários, cavalos de guerra, costumes antigo e recheado de mortes e brigas e guerras na busca pelo poder (no caso, na busca pela coroa). O romance está presente às pitadas. O erotismo está bem mais presente que o amor em si.
Fácil de ler ? Os capítulos são de tamanho mediano, tornando a leitura pouco cansativa. Cada capítulo fala sobre determinado clã, sobre uma região específica, estando centrado portanto em alguns dos personagens apenas. As histórias vão assim se somando, você vai viajando através dos reinos a cada leitura e montando assim uma evolução dos acontecimentos em diferentes regiões dos reinos e com diferentes personagens, mas sendo todos esses acontecimentos e histórias interligadas diretamente. Isso facilita bastante a leitura. No entanto, como as vezes alguns personagens vão levar um tempo para serem mencionados novamente, dificulta no início na memorização de todos. Precisei voltar para releitura algumas vezes por conta disso.
Cansativo ou Entusiasmante? Achei a história super empolgante. Acho bem difícil ler apenas um capítulo por pegada do livro. A parte mais difícil, como já mencionei, é acerca da diversidade grande de personagens e por conta dos nomes difíceis, estranhos ou mesmo parecidos. Volta a lembrar pra procurar fazer uso do adendo final onde há um bom resumo dos clãs/famílias .
E a linguagem ? Linguagem fácil sem ser simplista. Textos medianamente elaborados mas de fácil leitura. Por vezes passagens com vários diálogos.
Recomenda ? Com certeza. Pra quem aprecia livros de fantasia e não se importa com histórias recheadas de assassinatos, corrupção e estupros. Mas enfim, é a lei da época medieval, vale lembrar. Embora se pensarmos bem, nada disso está longe dos nossos tempos também, apenas, não é tão normal e banalizado como naqueles tempos.

E o dvd (série) ?: Adorei também, estou ansiosa pra terminar o segundo livro pra poder seguir assistindo também a série. É muito fiel ao livro (pelo menos a primeira temporada com o livro Um). Aliás, é tão fiel, que acho que vale a pena dar um intervalo entre o livro e o dvd. Isso pra você que é paciente. Como eu não sei, não aguentei e emendei os dois. E vou fazer isso nos próximos também ! rsrs. A única coisa que difere um pouco é que no dvd os personagens não tem suas idades citadas como nos livros e os atores são visivelmente mais velhos do que os personagens dos livros.  

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...