decoração

Faça Você Mesmo: Guirlanda de Fotos de Natal em Família

15.12.2014

0
0
0
0
0
0
Olá ! E hoje é dia de Diy ! Animada em deixar a casa bem decorada para o Natal e inspirada com o movimento Do It Yourself decidi confeccionar dois enfeites de Natal: um bonito arranjo de mesa e uma guirlanda para a parede. Hoje vou mostrar como fazer sua própria guirlanda de natal de uma maneira muito especial: recheada de fotos em família.
Vejam primeiro como ficou o visual da guirlanda:
Vejam mais de perto:
Tudo bem, o visual dela não é daquele tradicional de guirlanda, com coroa e tal. Mas era a ideia inicial. Eu só modernizei rsrs. Então vou chamar de Guirlanda igual, embora esteja mais pra um enfeite de parede. E o que é afinal uma guirlanda senão um enfeite de porta ou parede ? Então tá tudo em casa.
O processo de fabricação foi bastante simples. Quer aprender como fazer uma também ? Então siga essa Passo-a-Passo para fazer uma linda guirlanda de natal.
Inicialmente eu pretendia usar uma base de guirlanda de MDF e eu mesma pintar. É uma outra boa opção pra você customizar sua guirlanda. Ou ainda procurar por uma guirlanda simples já pronta e ir adicionando adornos natalinos e as fotos do seu desejo.
Mas quando fui no Paraguai comprar os enfeites de Natal, já tinha em mente a possibilidade de comprar uma guirlanda simples já pronta pra eu adornar da forma que eu quisesse. Quando digo simples, eu quero dizer que não tivesse enfeites tão chamativos pra tirar demais a atenção da parte principal: as fotos. Mas não encontrei guirlandas simples no Paraguai. As poucas que vi eram grandes demais e muito enfeitadas e muito caras.
Mas foi no Plus 668 que eu encontrei os dois principais objetos pra compor minha guirlanda. Lá eu encontrei dois cestos aramados, que de imediato já vi que serviriam como base pra meus enfeites de natal: tanto para meu arranjo de mesa como para fazer minha guirlanda. 
Já mostrei os cestos pra vocês. E foi por acaso que achei esse Papai Noel na Plus 668. Eu não pensava em usar nada assim na minha guirlanda. Seria um cesto cheio de bolinhas. Mas quando estava com o cesto nas mãos e me deparei com esse boneco, e vi como encaixou tão bem nele, não tive dúvidas que eu tinha encontrado boa parte do trabalho encaminhado. 
 Separei esse escuro pra minha guirlanda e deixei o cesto branco para o arranjo de mesa. Mostrarei o arranjo de mesa em outro post.
A ideia principal era prender o Papai Noel, encher de bolinhas e presentinhos de Natal e ficar de alguma forma as fotos nas laterais do enfeite. Mas como prender nas laterais? Como eu não sabia como as coisas iam acontecer, em diferentes lugares vi diferentes materiais e comprei pra ver na hora qual seria a melhor opção: pensei em palitos curtos ou mesmo palitos de picolé pintados com cores de natal; fitinhas aramadas coloridas (encontrei vermelha, dourada e verde); grampos tipo clipes nas cores verde e amarelo ouro (só encontrei nessas 2 cores); e por fim, esses dois fios aramados recobertos com um bonito aplique cintilante nas cores dourado e verde. São algumas ideias pra você montar a sua, caso opte por usar um meio diferente pra prender sua guirlanda.
Acabei optando pelo fio aramado em verde e dourado. Separei então os materiais: os fios aramados, enfeites diversos de natal, lacinho dourado, luva de vinil, o cesto o papai noel, cola quente, tesoura e claro o principal: as fotografias.
Pra fazer as fotografias eu fiz o seguinte: escaneei várias fotos de natais passados que encontrei nos álbuns de família. Procurei mesclar ao máximo com várias épocas. Após escaneadas, usei o Picasa para fazer montagens com as fotos, deixando-as assim mais pequeninas. Formei assim 3 arquivos e levei numa loja de foto para imprimir em tamanho maior. Assim eu tinha em mãos várias pequenas fotinhos para serem recortadas e usadas na minha guirlanda. 
Peguei o cesto e organizei os materiais que eu tinha mais ou menos como pretendia colocá-los pra ter uma ideia do resultado e estruturar melhor a ordem com que ia adicionar cada item ao cesto. Posicionei primeiro os itens que já sabia bem onde ficariam: o Papai Noel, as letras em dourado escrito Merry Christimas (vieram num kit com bolinhas e enfeitinhos que comprei no Paraguai) e os sininhos nos pés do boneco. Depois disso, fui adicionando os enfeites em volta. usei bolinhas, presentinhos, pequenos tambores, pinhas. Para prender todos esses itens usei cola quente.
Por fim, na parte de cima, adicionei vários sininhos que tinha entre os materiais.
Como esses sininhos vem com aquelas fitinhas aramadas pra você prender onde quiser, não foi nem necessário cola pra prender eles. 
Terminado o centro da guirlanda, é hora de prender as fotos. Usei os fios aramados pra enrrolar em volta das laterais do cesto. Procurei não colar nada muito próximo das bordas pra facilitar esse trabalho. O arremate é bem rústico mesmo e achei que ficou bonito assim. 
E o processo foi assim: 
1) Espalhei as fotos em volta já ordenando como ficariam mais ou menos 
2) Prendi o fio aramado no cesto, enrolando sua extremidade na borda aramada do cesto. Como o fio é estruturado, com arame, ele fica suspenso, notem como ele não cai. E ali, posicionei já um pequeno durex do tamanho da foto a ser colada. Usei durex para que as fotos pudessem ser retiradas depois e guardadas ou usadas para outra coisa se assim eu quiser no futuro. 
3, 4) E assim fui colando as fotos em cada fio.  
5) A ideia inicial era aplicar um enfeite de contas verdes lindo que comprei e que serviria para dar um contorno na borda da guirlanda. Mas achei que o resultado já estava tão bom ao final que mantive essa amarração rústica dos fios aramados bem a mostra.
E assim ficou a minha Guirlanda de Fotos em Família de Natal: 

E na  parede ficou assim:
Foco nos detalhes:
Procurei posicionar numa altura que ficasse na altura dos olhos, para que fosse possível olhar as fotinhos. 

E era isso gente. Foi essa a guirlanda que confeccionei para este Natal. Muito mais do que um enfeite, é uma maneira de manter bem a vista os verdadeiros valores que devemos cultivar nessa época: o amor, a família, a união e celebração com aqueles que amamos.
Curtiram ? Eu amei !
Bjkinhas de Pimenta.  

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...